Ricardo Porém – o regresso à competição e as intenções adiadas do Dakar

Por a 12 Setembro 2015 10:01

Atual campeão nacional de Todo-o-terreno, Ricardo Porém regressou este fim de semana à competição, na Baja TT de Idanha-a-Nova, após um ausência de dez meses.

A última prova realizada pelo piloto de Leiria havia sido a Baja Portalegre 500 de 2014, evento em que selou o seu primeiro título nacional da modalidade.

Aproveitando a sua presença na baja beirã, o AutoSport esteve à conversa com o piloto sobre este seu regresso e também os motivos que estiveram na origem deste hiato competitivo, assim como a sua opinião sobre a máquina que agora tem em mãos, uma Toyota Hilux, habitualmente utilizada por Paulo Rui Ferreira.

“Depois da Baja Portalegre 500 do ano passado entramos em conversações com o Sven Quandt e estivemos perto de ingressar na equipa dele, a X-Raid, para tentar fazer o Dakar, mas não o conseguimos concretizar”, explicou.

Segundo o piloto, “queríamos montar um projeto a nível internacional que englobava a participação no Dakar, tínhamos delineado as coisas de uma forma que acabaram por não acontecer”, o que “agora me permite estar a correr no campeonato nacional, em que gosto muito provas, portanto não há qualquer tipo de problema e mais oportunidades surgirão certamente”.

“É uma oportunidade que fica adiada, mas não esquecida, o objetivo vai ser sempre estar lá. A entrada do Mikko Hirvonen para a X-Raid e a sua presença no Dakar é ótimo para a modalidade, apesar de me ter dificultado as coisas, mas não sinto qualquer rancor. Já se fala também no Petter Solberg e o Sebastien Loeb, o que só prova que a modalidade está em expansão. Mas senão foi agora a minha hora, ela há-de chegar”, frisou.

Já sobre a sua estreia ao volante da Toyota Hilux, com a qual rodou cerca de 100 km antes da prova de Idanha-a-Nova, e numa comparação com o MINI ALL4 Racing com que venceu em Portalegre no último ano, Ricardo Porém afirma que “a principal diferença está no preço. Segundo dizem, o MINI custa cerca de um milhão de euros, enquanto a Toyota está nos 400/450 mil euros, são precisas quase três Toyota para um MINI e isso reflete-se dentro do carro. Mas a Toyota surpreendeu-me bastante, é um carro muito fiável, com um motor também ele fiável e um binário fantástico. Nota também para a forma como disponibiliza a tração. Esta carrinha tem é eixo rigído e estou mais habituado à suspensão independente, terei de me habituar”.

Neste seu regresso, o piloto salienta o facto de ter “vindo principalmente para me divertir. Vou dar o meu melhor, quando vou para uma corrida é sempre isso que faço, tenho receio de ter falta de ritmo ou de não estar adaptado ao estilo de condução da Toyota, mas, como digo, vim para me divertir, dar o meu melhor e espero lutar pelos lugares da frente, em especial pelo primeiro, é sempre isso que tento, mas vamos ver o que vai dar”, finalizou.

Para já, ‘deu’ um terceira tempo na geral, no cômputo das duas passagens pelo Prólogo, posição de que irá partir daqui a pouco, para o primeiro Setor Seletivo, e que é do seu agrado.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado