Resumo da manhã na Baja Portalegre 500

Por a 3 Novembro 2012 11:41

Numa manhã com muita chuva e as condições da pista extremamente difíceis, Boris Gadasin, em G-Force Proto, foi o mais eficaz no sector seletivo da manhã, com 145,19 quilómetros, e realizou o melhor tempo com uma vantagem de 6m17,00s sobre o segundo mais rápido, Rui Sousa, em Isuzu D-Max.

A água que caiu durante toda a noite e se manteve pela manhã, criou muitas dificuldades e foram bastantes as equipas a passarem por problemas. Perante este cenário, Vladimir Vasilyev, que se estreia em competição com um Mini All4Racing, nem está a conseguir conhecer melhor o carro, mas mesmo assim chegou à assistência com o terceiro tempo. Na geral, os três pilotos ocupam as mesmas posições com que terminaram o sector seletivo da manhã, mas o segundo e o terceiro estão separados por apenas 26 segundos.

“Correu tudo bem. Os pneus que escolhemos, para lama, funcionaram praticamente na perfeição”, disse Gadasin. Rui Sousa, por sua vez, brincou quando disse que “foi um bom passeio de TT”, mas não dava para arriscar com as condições difíceis no percurso. “Fomos com calma e mesmo assim ainda batemos num sobreiro. Está a ser um Portalegre à antiga, a exigir muita condução e habilidade. Isto é todo-o-terreno na sua filosofia original.”

Miguel Barbosa chegou a Portalegre com o título assegurado mas não está a fazer a festa como tanto desejava. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer teve de parar na especial para trocar a centralina pois o carro estava a falhar. Para além disso, teve de cumprir os últimos 50 quilómetros sem direção assistida. “Se não conseguir resolver o problema, não dá para continuar”, lamentava à chegada à assistência. Felizmente para Barbosa, os técnicos conseguiram resolver o problema, mas a equipa penalizou mais 12 minutos por entrada tardia no reagrupamento e caiu para o 11º lugar da classificação

O campeão português não foi o único a passar dificuldades. Nuno Matos, que tinha o melhor tempo no controlo intermédio, acabou por perder mais de 35 minutos para o vencedor do sector. Problemas elétricos no Opel Astra Proto atrasaram o portalegrense. “No final ainda tivemos de ser rebocados pelo Marcos Moraes porque o carro voltou a ir abaixo na chegada e o motor de arranque deixou de funcionar”, disse o piloto que ocupa o 20º posto.

Ricardo Porém, que está a lutar com Nuno Matos pelo vice-campeonato também perdeu muito tempo com problemas na bomba de travão de mão do seu carro. A única forma de prosseguir em prova foi fechar o circuito de travagem traseiro e usar só os travões da frente. Mas este não foi o único incidente com o atual segundo classificado no campeonato. O jovem piloto teve de abrandar o ritmo porque o turbo estava a fazer pressão em demasia e corria o risco de partir o motor. Neste momento ocupa a 22ª posição da classificação.

Na categoria T2, o vencedor do sector foi o brasileiro Marcos Moraes que, assim, lidera a prova com mais de três minutos de vantagem sobre Edgar Condenso. Durval Costa, sétimo da geral, é o melhor dos concorrentes inscritos no Desafio Mazda.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado