Rali de Marrocos: Nasser Al Attiyah vence e recupera, Lategan comprometeu sonho do título

Por a 14 Outubro 2025 15:07

Nasser Al-Attiyah / Fabian Lurquin (Dacia Sandrider) vingaram-se das dificuldades sentidas na Etapa 1 do Rali de Marrocos. No segundo dia de prova, a dupla da Dacia venceu por curta margem, numa etapa diabólica. Nani Roma / Álex Haro (Ford Raptor T1+), com uma excelente prestação, ficaram a apenas 18 segundos do registo de Al Attiyah, que rubricou uma recuperação notável.

Lucas Moraes / Armand Monleón (Toyota GR DKR Hilux EVO) completaram o top 3 do dia, viram Henk Lategan / Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux EVO) fora da rota do título. João Ferreira / Filipe Palmeiro (Toyota Hilux IMT Evo) terminara em quarto lugar e estão agora no terceiro posto da geral.

O filme do dia

A segunda etapa do Rallye du Maroc 2025 começou com domínio claro da Toyota Gazoo Racing, que colocou quatro Hilux entre os mais rápidos nos primeiros quilómetros.

Aos 34 km, Henk Lategan chegou a estar no comando da prova, seguido de João Ferreira (+8s) e Lucas Moraes (+10s). Pouco depois, Seth Quintero / Andrew Short (Toyota GR DKR Hilux EVO) assumiu o comando, consolidando a superioridade da marca japonesa.

Quintero manteve-se na frente durante mais algum tempo, sendo destronado por Lucas Moraes ao Km 115. No entanto, Quintero respondeu e regresso ao topo ao km 151, tendo nessa altura registado o mesmo tempo de João Ferreira, que estava também ao ataque.

As dunas de Erg Chebbi baralham o pelotão

A prova entrou numa fase decisiva ao atravessar o temido Erg Chebbi, onde as dunas separaram os mais experientes dos que se perderam na areia.

Antes desse setor, João Ferreira chegou a liderar aos 182 km, tornando-se o terceiro piloto a ocupar o topo da classificação, à frente de Nani Roma (+4s) e Seth Quintero (+20s). Mas nas dunas, tudo mudou.

Seth Quintero ficou parado aos 200 km, com problemas mecânicos, enquanto Nani Roma aproveitou para acelerar e assumir o comando.

O renascimento de Nasser Al Attiyah

Após um início discreto, Nasser Al Attiyah protagonizou uma recuperação notável. O piloto catari recuperou de um atraso de 1m13s para apenas 25 segundos, e subindo várias posições. Ao sair do Erg Chebbi, Al Attiyah registou o terceiro melhor tempo, apenas 10 segundos atrás de Lucas Moraes e 54 de Nani Roma.

Enquanto isso, Henk Lategan perdeu-se nas dunas, chegando ao km 220 com quase 49 minutos de atraso, comprometendo a sua luta no campeonato. Este erro abriu espaço para que Lucas Moraes se consolidasse como principal rival de Al Attiyah na corrida ao título mundial.

Final eletrizante e vitória inesperada

Nos últimos quilómetros, a tensão foi máxima. Nani Roma chegou ao km 265 na frente, 54 segundos à frente de Lucas Moraes, mas Al Attiyah continuava a recuperar terreno a um ritmo impressionante e estava a apenas três segundos do piloto Ford.

Quando o Dacia do catari cruzou a meta, a surpresa confirmou-se: Nasser Al Attiyah venceu a etapa, superando Nani Roma por apenas 18 segundos. O brasileiro Lucas Moraes completou o pódio (+1m20s), seguido de João Ferreira (+2m15s).

Mathieu Serradori / Loïc Minaudier (Century CR7) fechou o top 5, à frente de Mattias Ekström / Emil Bergkvist (Ford Raptor T1+), Juan Cruz Yacopini / Daniel Oliveras (Toyota Hilux IMT Evo) e Sébastien Loeb / Édouard Boulanger (Dacia Sandrider).

Depois de um contratempo mecânico na véspera, o triunfo devolve Al Attiyah à luta pelo título e reforça o estatuto do piloto como um dos mestres absolutos do deserto. É a terceira vitória da Dacia nesta prova (contando com o prólogo).

As contas da geral

No final do segundo e movimentado dia, Nani Roma segue na liderança, com Lucas Moraes em segundo, a 47 segundos da liderança. João Ferreira encerra o top 3 provisório a 3:02 da frente. Ekström é quarto, a 3:42 da referência e Loeb completa os cinco primeiros já a quatro minutos da frente, com uma queda acentuada na classificação, mas ainda recuperável.

Nasser Al Attiyah operou uma grande recuperação e está agora a 11:38 da frente, enquanto Lategan terá dito adeus ao sonho do título e está a mais de 1hora e 9 minutos do primeiro lugar.

Resultados AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado