Quem vence a Baja de Idanha-a-Nova?

Por a 20 Setembro 2011 14:19

Tendo em conta que Rui Sousa não está inscrito no campeonato, e Pedro Grancha dista 38 pontos, será apenas um mero ‘pro forma’. Portanto, campeonato à parte, os adeptos têm é de apreciar o que de bom o TT tem, e a luta pela vitória na prova, que como se viu em Oleiros, os favoritos não vencem por decreto.

A Baja TT Idanha-a-Nova é a segunda prova do ano organizada pela Escuderia Castelo Branco, e é lá que deverão ficar decididos os títulos nacionais e europeus nas categorias Auto, Moto, Quad, UTV e Buggy. Melhor cenário do que as pistas e paisagens raianas, não se poderia escolher para a consagração dos campeões. Pelo segundo ano consecutivo, a Baja Idanha a Nova, recebe a caravana do Europeu de Motos e Quads, uma competição que nos mostra a nata dos pilotos europeus nestas categorias, agora “invadida” pelos portugueses, que com toda a sua classe, estão bem colocados na disputa dos títulos das respetivas categorias.

Motos, Quads, UTV e Buggy

Na lista de inscritos, as presenças dos principais opositores europeus, é bem evidente; Nas motos por exemplo, Rui Costa comanda, mas na corrida de Idanha vai ter que se defender de Alberto Basso que está apenas a um ponto do português. Nesta categoria, de salientar ainda a corrida solitária de Liliana Calado, que tem a Taça Feminina no bolso, mas talvez o mais importante na discussão pela vitória, seja a presença de pilotos como Mário Patrão, António Maio, Ruben Faria ou Paulo Gonçalves, cuja competitividade pode atrapalhar as contas do Europeu, já que lutam pelo título nacional, para o qual Patrão é o natural favorito.

No que respeita aos Quads, verifica-se a mesma situação; Laskawiek comanda o Europeu com 10 pontos de vantagem sobre André Mendes, mas João Lopes, Humberto Pinho e Roberto Borrego, lá estarão para tentar vencer, talvez facilitando a vida ao André, que ainda tem esperanças em vencer o Europeu. Quanto aos sempre competitivos UTVs, Sérgio Silva parte para esta quarta prova do ano como o piloto com mais vitórias, mas está apenas no terceiro posto do campeonato, com 19 pontos de atraso para Serpa, tendo este uma vantagem de 11 pontos para o sempre perigoso Agonia, que nas pistas mais rápidas de Idanha-a-Nova pode mesmo aproveitar a maior potência do seu Rage para conseguir mesmo a sua primeira vitória do ano.

Especial atenção terá que ser dedicada igualmente a Marco Melo, o primeiro líder em Proença-a-Nova depois de vencer o Prólogo, que abandonou no dia seguinte, tal como Jorge Monteiro, o campeão em título, que abandonou igualmente no segundo dia de corrida. A prova anterior marcou a estreia no campeonato do novo Polaris RzR 900 XP, que venceu pelas mãos de Sérgio Silva, com muitos dos pilotos que o escolheram a terem agora a oportunidade de se mostrarem mais habituados ao novo modelo, como será o caso de Marco Melo e Jorge Monteiro. Destaque ainda para a estreia em Proença-a-Nova do ‘caseiro’ Can-Am de António Estêvão, que não chegou ao final mas deverá agora mostrar-se mais competitivo depois de se ressentir de naturais problemas de juventude inerentes a qualquer novo projeto.

Autos: Consagração de Miguel Barbosa?

Apesar de ter perdido em Proença-Oleiros, a dupla Miguel Barbosa / Miguel Ramalho, garantiu a pontuação máxima, pois os vencedores Rui Sousa / Carlos Silva, não estavam inscritos no CPTT. Esta prestação de Barbosa coloca-o apenas a 13 pontos de mais um título, que deverá acontecer já em Idanha-a-Nova, mesmo não ganhando também esta prova.

A vitória de Rui Sousa – pronto para a repetir em Idanha…- deu também esperanças renovadas a outros pilotos, como Nuno Matos, Ricardo Porém e mesmo o azarado Pedro Grancha,que nem aqueceu em Oleiros, mas as presenças de Francisco Inocêncio, Lino Carapeta, José Dinis Lucas e André Amaral, fazem antever uma luta acirrada pelas principais posições do pódio, que empolgará o muito público que se espera irá acompanhar a prova.

Como notas importantes de referir a presença do Roberto Caporale, que adquiriu o Mitsubishi Pajero ex-Ricardo Leal dos Santos, a disputa pelo título de T2, mais animada que nunca, entre Carlos Almeida e Mário Dinis Lucas, a possível consagração de Paulo Sousa, como campeão T8 e ainda o regresso do Desafio Elf Mazda, que vai na sua segunda prova e é comandado por João Rato.

Uma prova europeia

Para a festa ser completa, a Escuderia Castelo Branco apostou na conservação do figurino de 2010, com um Setor Seletivo de cerca de 300 Km, constituído por uma dupla passagem sem paragem obrigatória por um mesmo percurso de 150 Km para os carros e um percurso total de 318 km, divididos por quatro Setores Seletivos, para as motos, quads, UTV e buggies. O Prólogo / Super Especial, é completamente novo, disputado numa zona mais aberta, mais longo que em 2010 (8,5 Km) com final coincidente com o final do SS, ou seja a terminar junto á ermida da Sra. do Almortão, onde foi montada uma interessante zona espetáculo. A Baja TT Idanha-a-Nova, é uma organização da Escuderia Castelo Branco, só possível com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o apoio de todos os parceiros que de novo garantiram um conjunto de facilidades que permitiu manter e mesmo incrementar o nível da prova. O convite está feito; Venha ver uma grande prova!

HORÁRIO

Sexta-feira, 23 de setembro

Partida 1ª etapa (Idanha-a-Nova) 16h55

1ª passagem Super Especial (4,1 km) 17h15

2ª passagem Super Especial  18h15

Chegada 1ª etapa   19h30

Sábado, 24 de setembro

Partida 2ª etapa (Idanha-a-Nova) 12h35

Setor Seletivo (307,4 km)  13h00

Chegada 2ª etapa   18h00

CLIQUE AQUI PARA DESCARREGAR HORÁRIOS E INSCRITOS

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado