Primeira semana do Dakar confirma supremacia da VW

Por a 8 Janeiro 2011 15:08

Ao cabo de seis especiais, os pilotos da Volkswagen demonstraram a competitividade do Race Touareg nos terrenos da prova sul-americana, com Carlos Sainz a cotar-se como o mais veloz até ao momento, embora a sua vantagem sobre Al-Attiyah seja pouco significativa. O espanhol obteve quatro triunfos em seis especiais e tem de ser encarado como um dos maiores favoritos, não só pela sua experiência, como pela combinação de rapidez e consistência que tem vindo a evidenciar.

“Estamos todos muito próximos na classificação. E chegamos ao dia de descanso com uma vantagem  muito pequena. Não é nada”, afirmou Sainz no final da etapa de ontem, relembrando a evidência de que numa prova como o Dakar uma vantagem em redor de três minutos é pouco significativa e pode ser facilmente revertida. Logo atrás, Al-Attiyah tem demonstrado a grande rapidez nas pistas sul-americanas, demonstrando o seu empenho em dar luta a Sainz. O piloto do Qatar conseguiu apenas uma vitória em especiais, mas tem conseguido ficar sempre perto do seu colega de equipa espanhol, pelo que se mantém como outro dos potenciais candidatos ao triunfo final.

Em terceiro lugar aparece Stéphane Peterhansel. O piloto gaulês encontra-se a 14m51s de Sainz mas já demonstrou que consegue ser bastante rápido e fiável, além de contar com uma vasta experiência na prova, sendo essa uma das suas maiores vantagens. Com quase um quarto de hora de desvantagem, a tarefa de Peterhansel não será fácil, mas o Dakar é pródigo em surpresas e da mesma forma que ontem (na sexta etapa) quatro furos o fizeram perder mais de 12 minutos, o piloto da X-Raid sabe que o mesmo poderá suceder a qualquer dos seus adversários na Geral. Recorde-se que até ao momento do seu primeiro furo, já a mais de meio da etapa, Peterhansel vinha a liderar a tirada.

Atrás deste, as distâncias começam a ficar ainda mais espaçadas: o quarto é Giniel de Villiers, mas já a mais de meia hora e a sua luta passará mais por tentar chegar a um lugar do pódio do que lutar pelo triunfo, até porque na luta interna da Volkswagen parece não estar ao mesmo nível de Sainz e Al-Attiyah. Krzysztof Holowczyk é o quinto classificado e o segundo melhor representante da BMW, conseguindo efetuar uma prova bastante consistente apesar de já ter perdido mais de uma hora para Sainz. Atrás de si surge o norte-americano Mark Miller (VW) e outro BMW, tripulado por Orlando Terranova, no qual também figura Filipe Palmeiro como navegador.

O brasileiro Guilherme Spinelli está a realizar um bom esforço ao colocar o seu Mitsubishi no oitavo lugar, logo na frente do MINI Countryman de Guérlain Chichérit, bastante afetado por alguns problemas de juventude no seu carro, mas firme no top 10, o qual é composto ainda por Christian Lavieille (da Nissan), que compensa assim os problemas sofridos por Nani Roma, atualmente em 19º.

À porta dos dez primeiros e não muito longe de Lavieille surgem Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza, aos comandos do BMW X3 da X-Raid. Pela primeira vez incluído numa formação oficial, Leal dos Santos tem conseguido realizar uma prova bastante consistente, tal como já é seu apanágio e ronda agora uma posição no top 10, mesmo sendo a sua função primordial a de suporte a Peterhansel.

Primeira semana do Dakar confirma supremacia da VW

“Não querendo fazer disso o centro das nossas preocupações, de facto estamos perto do Top 10 que é uma das nossas metas para o final da prova. Temos andado depressa mas com uma certa calma, o que nos permitiu não furar pneus hoje numa etapa altamente propícia a tal”, afirmou Leal dos Santos no final da etapa de ontem, enfatizando o seu objetivo declarado de chegar aos dez melhores.

Nota, ainda, para a boa prestação de Francisco Inocêncio e Pedro Velosa, que no início da prova chegaram mesmo a fazer o 17º tempo na especial inaugural . Contudo, a dupla do Red Line Off Road Team viu-se forçada a abandonar o Dakar em virtude de problemas mecânicos no Nissan Navara. A desistência teve origem no acidente que sofreu durante a segunda etapa da prova. 

Fotos Red Bull, Oficiais e DPPI (Dakar.com)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado