João Rato vence Desafio Total/Mazda no Ervideira

Por a 23 Abril 2012 15:14

Numa prova repleta de adversidades, foi o vencedor do Desafio de 2011 quem melhor as soube gerir, num terreno que provocou diversos atrasos entre o pelotão das seis robustas pick-ups japonesas. Nem mesmo o problema de bateria que o afetou na secção matinal o demoveu da tentativa – entretanto conseguida – de retoma do lugar mais alto do pódio.

“Foi um prova muito muito dura, em que tivemos uma série de problemas no carro”, começou por referir João Rato, vencedor da primeira prova do Desafio Total/Mazda 2012, naturalmente satisfeito com a sua prestação. “Recuperar o tempo perdido de manhã foi espetacular e levou-nos à vitória. De qualquer modo, chegámos ao final só com tração atrás e desde o km 10 da tarde que rodámos com o para brisas partido, dado que o capot se soltou em andamento”.

Já Pedro Barroco, depois de ter liderado a partir do início da secção da tarde, ultrapassando Miguel Paião, viu o seu esforço cair por terra, ficando a 5,5 segundos da vitória final. “Não tive qualquer problema no carro e limitámo-nos a gerir o avanço durante a segunda volta”, referiu.

O 3º classificado viria a ser Durval Costa, comentando que “correu tudo bem à excepção do pneu cujo piso descolou na secção da manhã, fazendo-nos perder muito tempo. A partir daí foi andar a fundo para alcançar o melhor resultado possível, agora materializado neste último lugar do pódio”, beneficiando também do facto de Miguel Paião ter sofrido uma penalização de 23 minutos e, com isso, caído para último entre as Mazda BT-50.

Resta mencionar a 4ª posição de Carlos Pinto e o 5º posto de Etelvino Carvalho, à frente do azarado Paião, ele que liderou a prova no final da manhã, mas que fechou o grupo nesta primeira prova.

Uma manhã de sobressaltos (SS1)…

Apostado em recuperar o terreno perdido na véspera, Durval Costa entrava a fundo na prova e era mesmo o mais rápido no final dos cerca de 60 km de CP1. Já na secção seguinte assistiu à destruição de um pneu, cujo piso descolou, e teve problemas com o macaco hidráulico, que também não quis funcionar. Também João Rato teve problemas com este equipamento, sendo que um dos cabos do mesmo fez massa com a viatura e descarregou-lhe a bateria, perdendo a liderança entre os pilotos do Desafio que havia reconquistado. Já Pedro Barroco, o 3º mais rápido após CP2, perdia muito tempo com uma fuga ao nível dos travões traseiros, enquanto o estreante Etelvino Carvalho se atrasava com problemas nos injectores e na transmissão. Apenas Miguel Paião e Carlos Pinto pareciam passar incólumes às adversidades.

No final da volta matinal e após 155 km de prova, Paião surgia à cabeça do pelotão das Mazda BT-50 (sendo 11º à geral absoluta da prova), com um minuto de vantagem sobre Barroco e quase cinco sobre Carvalho. Surgiam depois na classificação Rato, a menos de um minuto do pódio mas já a 5m43s de uma liderança que já fora sua, Pinto a 6m41s e Costa a mais de oito minutos e meio do topo da classificação.

… e uma tarde muito quente (SS2)

Após um ligeiro retemperar de forças, as seis duplas das Mazda BT-50 regressaram à estrada para repetir o traçado de 145 km. O primeiro a brilhar foi Pedro Barroco, o mais rápido em CP3, ultrapassando o anterior líder, Miguel Paião, enquanto Durval Costa recuperava dois lugares. Rato foi o mais rápido entre CP3 e CP4, reduzindo o prejuízo para 37 segundos face a Barroco, que continuava líder, 23 segundos à frente Paião.

Mas seriam os quilómetros finais da prova a definir o resultado desta jornada inaugural do Desafio Total/Mazda 2012: João Rato garantia o melhor ‘crono’ no cômputo da SS2, com quatro minutos de vantagem sobre Durval Costa, enquanto Barroco e Paião viam esfumar-se todo o avanço que haviam conseguido até aí, caindo na geral final da prova. Rato vencia, Barroco assegurava o 2º posto e Costa garantia a 3ª posição final, à frente de Carlos Pinto, de Etelvino Carvalho e do entretanto penalizado Miguel Paião (excesso de velocidade numa zona controlada).

Desafio total/Mazda – Ervideira Rali TT 2012

Classificação Geral:

1º João Rato/Paulo Torres 4h46m07,7s

2º Pedro Barroco/Luís Ferreira a 5,5s

3º Durval Costa/José Motaco a 5m55,2s

4º Carlos Pinto/Jorge Amaral a 17m46,1s

5º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves a 22m07,0s

6º Miguel Paião/Gil Brito a 24m08,9s

Desafio Total/Mazda 2012

Pontuações 2012 (Pilotos/Navegadores):

1º João Rato/Paulo Torres 25 pts

2º Pedro Barroco/Luís Ferreira 18 pts

3º Durval Costa/José Motaco 15 pts

4º Carlos Pinto/Jorge Amaral 12 pts

5º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves 10 pts

6º Miguel Paião/Gil Brito 8 pts

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado