Mação marcou regresso do camião racing a Portugal

Por a 24 Abril 2012 10:04

Sob a batuta do Clube Automóvel de Mação foram 40 os pilotos que participaram, divididos pelo Troféu Energia Racing Crosscar e campeonato da modalidade, e, no offroad pelas divisões 1, 2, 5 e 6, para além dos camiões de corrida que compunham uma única divisão.

Troféu Energia Racing Crosscar

Hélio Matias e José Pinheiro dividiram as vitórias, nas corridas de qualificação deste troféu que utiliza Crosscars da marca Smog. Na primeira corrida Hélio Matias teve a companhia de Miguel Prazeres e Jorge Francisco no pódio, e na segunda foi a vez de José Pinheiro vencer deixando atras de si Hélio Matias e Jorge Francisco. Na terceira corrida de qualificação, José Pinheiro repete a vitória com Hélio Matias a repetir também o segundo lugar, o terceiro foi Miguel Prazeres.

Na grande final e beneficiando das penalizações impostas a José Pinheiro e Hélio Matias, Jorge Francisco estava no sitio certo para arrecadar a vitória nesta categoria sendo secundado no pódio por Alcides Calçada e Rui Nunes.

Campeonato Portugal Crosscar

Na prova reservada ao campeonato, e no que toca às corridas de classificação os grandes dominadores foram Pedro Rosário, Samuel Isabel e Luís Ascenso respetivamente, para que na final tudo mudasse e apenas Pedro Rosário repete um lugar no pódio como vencedor tendo Hélder Fernandes ficado na segunda posição e Marco Gameiro em terceiro.

Divisão 1

Na categoria dos 4×4, e numa jornada algo atípica, Nuno Ralha em Mitsubishi foi o vencedor da primeira corrida tendo como parceiros no pódio Carlos Silva e José Pereira em Mitsubishi e Subaru respetivamente. Na segunda prova foi a vez de Pedro Matos puxar os galões de campeão e com um Mitsubishi vencer tendo a seu lado José Pereira e Carlos Silva. Na 3ª corrida Matos repete a vitória mas desta feita Carlos silva é segundo enquanto que Pereira termina em terceiro.

Na final, o veterano Carlos Silva aproveita da melhor forma os problemas sentidos nos carros de Pedro Matos e Nuno Ralha para alcançar a vitória.

Divisão 2

Nesta categoria, o grande dominador foi Paulo Reis que aos comandos de um Renault Clio venceu as três corridas de qualificação, sendo secundado nas duas primeiras pelo jovem Pedro Ribeiro em Opel Kadet e José Sousa em Peugeot 205. Filipa Sanguedo em Peugeot 206 foi terceira classificada na 3ª corrida, tendo à sua frente José Sousa e Paulo Reis.

Na final, e quando todos esperavam mais um ataque de Paulo Reis, o Clio não colaborou, e obrigou o piloto a regressar mais cedo para boxe. Quem aproveitou este azar de Reis foi José Sousa que assim levou o 205 à vitória, tendo o estreante João Oliveira ficado em segundo (Opel Astra) e Filipa Sanguedo em terceiro.

Divisão 5

Aqui pouco há para contar, uma vez que só dois participantes aderiram à chamada do C. A. de Mação. Hélder Silva em Opel Corsa ainda teve a companhia de José Polónio na primeira corrida, mas o Citroën ZX deu problemas, não voltando ao circuito ao longo de toda a jornada. Assim sendo foi uma vitória tranquila do piloto nortenho.

Divisão 6

Na categoria dos mais jovens, emoção e competitividade foi coisa que não faltou, com os pilotos a mostrarem grande garra e sede de vitórias. Na primeira corrida Hugo Lopes em Peugeot 106 é o vencedor, seguido de Bernardo Maia em Toyota Starlet. O terceiro classificado é Pedro Alves em carro idêntico.

Na 2ª corrida de qualificação Rafael Lobato em Toyota Corolla é o vencedor e tem como companhia nos três mais Pedro Alves e Ivo Martins em Opel Corsa. A finalizar as provas de qualificação Hugo Lopes conquista mais uma vitória sendo seguido de Lobato e Alves. Na final o jovem de Viseu Hugo Lopes impõe o carro francês a nova vitória sendo acompanhado no pódio por Bernardo Maia e Rafael Lobato.

Camião Racing

Após vários anos afastado do panorama motorizado nacional, o Campeonato de Portugal de Camião Racing marcou o seu regresso à competição no Circuito de Mação. José Rodrigues, Eduardo Rodrigues, Bruno Neto, Avelino Reis e Hugo Moura foram os participantes nesta prova e proporcionaram ao muito público presente um grande espetáculo.

Nas corridas de qualificação as vitórias foram repartidas pelo clã Rodrigues, José e Eduardo em MAN com Bruno Neto em Mercedes a ser terceiro.

Na final, a luta estava uma vez mais dividida entre pai e filho, mas à entrada para a ultima volta o camião de Eduardo Rodrigues tem um problema de transmissão que o levou a ficar parado na pista. José Rodrigues assume então o comando e vence a primeira jornada. Na segunda posição classificou-se Bruno Neto, e Avelino Reis que ao longo de toda a prova se viu com problemas na caixa de velocidades da sua Scania termina na terceira posição.         

Troféu Ernesto Gonçalves

O dia desportivo encerrou com as três corridas do Troféu Ernesto Gonçalves prova que junta em pista os mais rápidos das várias categorias, numa espécie de super-final que pretende ampliar o espetáculo dado ao público. Bernardo Maia subiu ao 1º lugar do pódio na categoria de formação, a Divisão 6; Pedro Matos levou o Mitsubishi Lancer à vitória na corrida que reuniu as Divisões 1, 2 e 5 e por fim, a vitória nos Crosscar foi para Pedro Rosário. A próxima prova do Campeonato de Portugal de Crosscar e Offroad acontece já no próximo mês de maio, na segunda visita à pista de Chorente esta temporada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado