/todooterreno/dakar/prodrive-desenvolve-combustivel-sustentavel-para-os-desportos-motorizados/
Prodrive desenvolve combustível sustentável para os desportos motorizados | AutoSport

Prodrive desenvolve combustível sustentável para os desportos motorizados

Por a 13 Outubro 2021 17:29

Depois da Prodrive ter ‘desenvolvido’ muita adrenalina aos adeptos dos desportos motorizados, o preparador britânico será uma das primeiras grandes equipas do mundo a competir com uma nova geração de combustíveis sustentáveis avançados num campeonato da FIA, o que irá fazer no Dakar.
A Prodrive/Bahrain Raid Xtreme (BRX) utilizará este combustível no Rali Dakar de forma a demonstrar que tais combustíveis sustentáveis podem ser utilizados como um substituto directo dos combustíveis fósseis em veículos de produção. E esta é uma solução intermédia muito significativa, pois as emissões de C02 com estes combustíveis podem ‘cair’ até 80%.

A Prodrive tem vindo a desenvolver combustível sustentável ao longo dos últimos oito meses em conjunto com Coryton Advanced Fuels, empresa com sede no Reino Unido. Denominado Prodrive ECOpower, foi especificamente desenvolvido para demonstrar os benefícios ambientais da mais recente tecnologia de combustível sustentável.
Os principais componentes são o biocombustível da geração 2, fabricado a partir de resíduos agrícolas, e os combustíveis criados através da captura de carbono da atmosfera. Como resultado, o combustível reduz as emissões de gases com efeito de estufa em 80% em comparação com a gasolina equivalente.

O presidente da Prodrive, David Richards, afirmou: “Sou um grande defensor dos desportos motorizados, e por isso estamos a assumir a liderança no desenvolvimento, prova e promoção de novas tecnologias que podem ajudar a enfrentar as alterações climáticas. Cobrindo milhares de quilómetros através dos terrenos mais difíceis, no Dakar e noutras provas de todo o terreno, esse é o ambiente perfeito para mostrar os benefícios da próxima geração de combustíveis sustentáveis e demonstrar que podem ser utilizados em veículos rodoviários para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que continuam a oferecer o mesmo desempenho e alcance”.

O combustível foi desenvolvido nas instalações da Prodrive Powertrain na sua sede em Banbury, no Reino Unido, e foi já utilizado no Prodrive Hunter T1+ da equipa BRX, no mesmo motor, não modificado, que anteriormente funcionava com gasolina. Embora o Prodrive ECOpower tenha sido desenvolvido para utilização em desportos motorizados, este combustível sustentável pode ser utilizado como um substituto direto da gasolina sem chumbo em quase todos os veículos e a empresa planeia utilizar um combustível quase idêntico em vários dos seus veículos rodoviários para provar ainda mais a tecnologia.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar