Em 2019, Yazeed Al Rajhi, piloto da Arábia Saudita, terminou o Dakar em sétimo lugar. Em 2020, e a correr em ‘casa’, conseguirá o piloto tirar o maior proveito do conhecimento das areias do seu país para talvez chegar ao pódio? Ou até, vencer?
Al Rajhi vai estar a bordo de uma Toyota Hilux e após um início de temporada lento, venceu dois ralis na Arábia Saudita, o Rali Qassim e o Rali Al Alu-Neom. Mas, em termos de Dakar, Al Rajhi estreou-se em 2015, vencendo uma especial, mas não conseguiu terminar a prova. Em 2016 e 2017 terminou fora dos dez primeiros, a bordo de um Mini, e em 2018 voltou a não terminar. O seu melhor resultado veio em 2019, com um sétimo lugar.
Rajhi, para além de trocar o Mini pelo Toyota, terá um navegador diferente, o russo Konstantin Zhiltsov.
“Desde criança que tenho interesse em todas as formas de desporto motorizado, mas o Dakar sempre foi especial para mim, por ter este aspeto de aventura. Sempre sonhei disputá-lo. Fazer parte disto significa lutar contra os melhores pilotos, mas também contra os elementos e contra nós próprios. Fiquei bastante satisfeito por ter terminado entre os dez primeiros em 2019.”
“É uma emoção ver o Dakar no meu país. Acho que será um dos melhores da história. Vai ser muito difícil, pois atravessa quase todo o Reino e abrange uma variedade tremenda. Estou entre os favoritos porque já corri aqui. O objetivo é claro: a vitória.”











