Dakar: Quem é o favorito?

Por a 30 Dezembro 2020 14:30

Tendo em conta o que se viu o ano passado, a corrida via ser equilibrada entre a Mini e a Toyota, com qualquer dos lados da barricada a ter boas hipóteses de vencer. Tudo vai depender muito dos contratempos mecânicos, que todos vão ter, dos erros de navegação, que também sempre existem, e neste particular, depende da ‘gravidade’ de casa um, o mesmo se aplicando aos contratempos mecânicos. O equilíbrio é sempre a chave, mas o problema é que enquanto um piloto procura esse equilíbrio, nunca sabe se o tempo que está a perder por não andar mais depressa lhe vai fazer falta. É assim mesmo o Dakar.

Quanto BMX à Prodrive, é uma verdadeira incógnita, porque ainda não competiu face à Toyota e Mini, mas tendo em conta a experiência de Loeb e Roma, provavelmente já vão ter um bom andamento. Tudo vai depender depois da fiabilidade, o que no primeiro ano é sempre uma verdadeira incógnita.

Na Mini, a mesma receita do ano passado, o MINI JCW Buggy e Carlos Sainz/Lucas Cruz e Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger. Apesar da pandemia e das limitadas oportunidades para testar, os engenheiros da X-raid ainda conseguiram introduzir melhorias substanciais no Buggy. Entre outras coisas, foi reduzido o peso global do carro, alterada a geometria da suspensão, que também foi otimizada. Entre as duas duplas, estão 13 vitórias no Dakar.

Na Toyota, Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel, Giniel de Villiers/Alex Haro, o rookie Henk Lategan/Brett Cummings e Shameer Variawa/Dennis Murphy. A equipa, que compete no Dakar desde 20212, mistura este ano a experiência e a juventude. Há que começar a pensar no futuro. Al Attiyah e de villiers dispensam apresentações, os sul africanos Henk e Brett, venceram recentemente o campeonato sul africano de TT e agora vão aprender na sua primeira visita ao Dakar. Shameer e Dennis, também sul africanos, completam a equipa, também eles vão aprender o Dakar, ‘montados’ num dos melhores carros do plantel, a última versão da Toyota Hilux, com mais evoluções, desta feita na suspensão e motor V8 naturalmente aspirado. A mais percetível alteração está no desenho exterior, que agora reflete a última versão da produção da Toyota Hilux. Aqui, têm logicamente que ser referidos, Yazeed al Rajhi e Dirk von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive), quartos classificados o ano passado, sétimos há dois anos, são candidatos claros ao pódio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar