Dakar: Novamente a Kamaz?
Nas nove edições até aqui realizadas na América do Sul a Kamaz venceu sete. As outras duas foram ganhas pela Iveco e só isto era suficiente para colocar novamente a Kamaz no topo da lista de favoritos. Este ano estão inscritos 44 camiões e os russos da Kamaz, Eduard Nikolaev, Airat Mardeev e Dmitry Sotnikov, vão à procura da sua 15ª vitória. Já os homens da Iveco são os que mais perto andam dos Kamaz, mas há outros a poderem imiscuir-se na luta, como por exemplo os dois homens da Tatra. Não terão tarefa fácil, já que desde a primeira vitória de Vladimir Chagin em 2000, a sequência de triunfos dos Kamaz só foi interrompida em três ocasiões. Nem depois do reinado de Chagin e Kabirov os russos perderam o embalo, pois os jovens que os substituíram continuaram a dar conta do recado.
Os camiões Iveco do Team De Rooy foram os únicos que interromperam a supremacia russa. Federico Villagra (3º/2016, 4º/2017) quer subir degraus. Ales Loprais e Martin Kolomy, com os Tatra privados, são dois outsiders com algumas possibilidades. De resto, Martin Van den Brink (Renault, 2 vitórias em etapas em 2017) e o bielorusso Aleksandr Vasilevski (Maz-SportAuto, 6º em 2017) podem fazer alguns brilharetes.
Destaque ainda para a presença portuguesa nos Camiões. No #520, pilotado por Michel Boucou, temos novamente o português radicado em França, Armando Loureiro (DAF) e no #530, pilotado pelo alemão Mathias Behringer (MAN SE ) vai como mecânico, Marco Moreiras, que regressa ao Dakar depois de sete anos, ele que está agora South Racing, como chefe de oficina, depois de ter estado na Volkswagen Motorsport no WRC.
No. | Piloto | País | CoPiloto | País | CoPiloto | País | Marca |
500 | Eduard Nikolaev | Rússia | Evgeny Yakovlev | Rússia | Vladimir Rybakov | Rússia | Kamaz |
501 | Federico Villagra | Argentina | Ricardo Torlaschi | Argentina | Adrian Yacopini | Argentina | Iveco |
502 | Dmitry Sotnikov | Rússia | Ruslan Akhamadeev | Rússia | Ilnur Mustafin | Rússia | Kamaz |
503 | Aleksandr Vasilevski | Bielorrússia | Dzmitry Vikhrenka | Bielorrússia | Anton Zaparoshchanka | Bielorrússia | MAZ |
504 | Aleš Loprais | República Checa | Lukas Janda | República Checa | Ferran Alcayna | Espanha | Tatra |
505 | Martin Kolomy | República Checa | Jiří Stross | República Checa | Rostislav Plný | República Checa | Tatra |
506 | Martín Van den Brink | Holanda | Wouter Rosegaar | Holanda | Daniel Kozlowsky | República Checa | Renault |
507 | Ayrat Mardeev | Rússia | Aydar Belyaev | Rússia | Dmitriy Svistunov | Rússia | Kamaz |
508 | Artur Ardavichus | Cazaquistão | Michel Huisman | Holanda | Serge Bruynkens | Bélgica | Iveco |
509 | Ton Van Genugten | Holanda | Bernard Der Kinderen | Holanda | Peter Willemsen | Bélgica | Iveco |
510 | Martin Macik | República Checa | Frantisek Tomasek | República Checa | Michal Mrkva | República Checa | LIAZ |
511 | Teruhito Sugawara | Japão | Mitsugu Takahashi | Japão | Hino | ||
512 | Siarhei Viazovich | Bielorrússia | Pavel Haranin | Bielorrússia | Andrei Zhyhulin | Bielorrússia | MAZ |
514 | Steven Rotsaert | Bélgica | Charly Gotlib | Bélgica | Jan Van der Vaet | Bélgica | MAN SE |
515 | Anton Shibalov | Rússia | Dmitriy Nikitin | Rússia | Ivan Romanov | Rússia | Kamaz |
516 | Marik Van den Heuvel | Holanda | Wilko Van Oort | Holanda | Martijn van Rooij | Holanda | Scania |
517 | Gert Huzink | Holanda | Rob Buursen | Holanda | Martin Roesink | Holanda | Renault |
518 | Aliaksei Vishneuski | Bielorrússia | Maksim Novikau | Bielorrússia | Aliaksei Neviarovich | Bielorrússia | MAZ |
519 | Jordi Juvanteny | Espanha | José Luis Criado | Espanha | Francisco Tamayo Calvo | Espanha | MAN SE |
520 | Michel Boucou | França | Jean-Jacques Martinez | França | Armando Loureiro | Portugal | DAF |
521 | Yoshimasa Sugawara | Japão | Katsumi Hamura | Japão | Hino | ||
522 | Rafael Tibau Maynou | Espanha | Pep Sabaté | Espanha | Rafael Tibau Roura | Espanha | Mercedes-Benz |
523 | Dave Ingels | Bélgica | Michał Wrzos | Polónia | Kurt Keysers | Bélgica | MAN SE |
524 | Gerrit Zuurmond | Holanda | Jasper Riezebos | Holanda | Klaas Kwakkel | Holanda | MAN SE |
525 | Richard de Groot | Holanda | Gerardus Beelen | Holanda | Johannes Hulsebosch | Holanda | DAF |
526 | Ed Wigman | Holanda | Elisabert Hendrik | Holanda | Joel Ebbers | Holanda | GINAF |
527 | Marc Leeuw | Holanda | Maurice Geraards | Holanda | Lambertus Gloudemans | Holanda | DAF |
528 | Aviv Kadshai | Israel | Izhar Armony | EUA | Maoz Vilder | Israel | DAF |
529 | Richard Gonzalez | França | Jean-Pierre Courivaud | França | Jean-Philippe Salviat | França | DAF |
530 | Mathias Behringer | Alemanha | Stefan Henken | Alemanha | Marco Moreiras | Portugal | MAN SE |
531 | Adrianus van Kasteren | Holanda | Wouter de Graaff | Holanda | Rijk Mouw | Holanda | Renault |
532 | Martin Šoltys | República Checa | Josef Kalina | República Checa | Tomáš Šikola | República Checa | Tatra |
533 | Antonio Cabini | Itália | Raffaella Cabini | Itália | Giulio Verzeletti | Itália | Mercedes-Benz |
534 | Paolo Calabria | Itália | Giuseppe Fortuna | Itália | Mercedes-Benz | ||
535 | Nicola Montecchio | Itália | Loris Calubini | Itália | Carlo Cabini | Itália | Mercedes-Benz |
536 | Michel Saumet | França | Xavier Tancogne | França | MAN SE | ||
537 | Sylvain Besnard | França | Sylvain Laliche | França | Dave Berghmans | Bélgica | Mercedes-Benz |
539 | Ramzi Osmani | Omán | Samir Benbekhti | Omán | Ahmed Benbekhti | Omán | MAN SE |
540 | Robert Randýsek | República Checa | Petr Pokora | República Checa | David Schovánek | República Checa | MAN SE |
541 | Pavel Vrňák | República Checa | Petr Lesák | República Checa | Filip Škrobánek | República Checa | Tatra |
542 | John Cockburn | Grã-Bretanha | Pierre Calmon | França | Fabien Catherine | França | MAN SE |
543 | Serge Lacourt | França | Pascal Bonnaire | França | Thierry Pacquelet | França | MAN SE |
544 | Georges Ginesta | Andorra | Christophe Allot | França | Marc Dardaillon | França | MAN SE |
545 | Alberto Herrero | Espanha | Philipp Beier | Alemanha | Jordi Celma Obiols | Espanha | Mercedes-Benz |
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI