Dakar: Joan Barreda vence 4º etapa e assume a liderança, Gonçalves 2º, Faria 3º

Por a 6 Janeiro 2016 15:08

Joan Barreda foi o mais forte nos 429 km cronometrados da quarta jornada do Dakar, que teve partida e chegada a San Salvador de Jujuy. Depois de ontem ter perdido a vitória na tirada e a liderança devido a uma penalização, o piloto da Honda esteve ao ataque durante o dia, tendo sido claramente o mais forte a partir da segunda metade da especial. Com este resultado Barreda regressa provisoriamente ao comando do Dakar.

Num etapa em que a Honda voltou a fazer uma dobradinha, Paulo Gonçalves foi o segundo mais rápido, tendo estado em grande plano durante a jornada. Na primeira parte da especial o piloto luso lutou com Joan Barreda, no entanto, teve de se contentar com o segundo posto na tirada a 1m49s do seu companheiro de equipa. Na classificação geral o piloto de Esposende subiu duas posições, sendo agora o segundo a 2m30s do comando.

Depois de ontem se ter debatido com problemas de combustível, Ruben Faria foi um dos heróis do dia. O piloto da Husqvarna foi sempre dos mais rápidos na estrada, tendo concluído a etapa no terceiro lugar a 4m24s do melhor registo. Na geral o piloto luso subiu dois lugares, ocupando agora a sexta posição.

Faria foi secundado pelo local Kevin Benavides, que continua a dar que falar. O piloto argentino ficou apenas a 2s do veterano piloto algarvio e na classificação geral desceu para a terceira posição.

Toby Price foi o melhor representante da KTM ao assinalar o quinto melhor tempo. O piloto australiano cedeu mais de 5m50s para Joan Barreda. Antoine Méo continua a ser uma das revelação da prova. O piloto francês foi o sexto mais rápido e já entrou no top 10, sendo agora o nono classificado. Já o anterior líder da prova, Stefa Svitko teve uma etapa para esquecer. O piloto eslovaco perdeu 8m05s, tendo caído para o quarto lugar da geral.

Hélder Rodrigues não foi além do 14º posto. O piloto da Yamaha, que está a contas com uma gripe, perdeu 16m48s para Joan Barreda. Em termos de classificação, Rodrigues mantém a 14ª posição.

Quanto a Mário Patrão foi o 31º mais rápido na etapa, o que permitiu ao piloto de Seia subir ao 29º lugar na classificação geral. Já Pedro Bianchi Prata assinou o 50º tempo, o que fez o piloto luso ganhar 10 lugares. Bianchi Prata é agora o 55º.

Recorde-se que como esta é uma etapa maratana, não é permitida a assistência às motos no regresso ao bivouac, pelo que aí chegadas ficam imediatamente em Parque Fechado.

Em atualização…

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel
Miguel
8 anos atrás

O tempo do Helder Rodrigues no Dakar já passou… confesso que estava com esperanças que ele neste dakar fizesse um pódio mas claramente está muitos furos abaixo da concorrência. Agora já não tem a desculpa da falta de comunicação com a Honda! Vale pelo Paulo Gonçalves e pelo Ruben! (Bom Dakar do Mario Patrao até agora!)

estrela38
estrela38
8 anos atrás

Não entendo como é que o Gonçalves perde quase 2 minutos para o Barreda entre as CP de abastecimento, fico a aguardar informações .

Bruno
Bruno
8 anos atrás

O Barreda foi penalizado com 5 minutos… Vitoria para o Paulo Gonçalves

Bruno
Bruno
8 anos atrás

Barreda penalizado em 5 minutos, vitoria para Paulo Gonçalves

ttclass
ttclass
8 anos atrás

Paulo Gonçalves em 1º e Ruben Faria em 2º. Portugueses em grande!!!

Marco 234
Marco 234
8 anos atrás

Grande inicio de prova do Speedy e do Faria a demonstrar a vontade deles de lutar pela vitoria. Já o Helder nem por isso. E ja la vão 4 ou 5 ediçoes seguidas a andar como uma tartaruga. As lebres dificilmente serão alcançadas sem problemas mecanicos. Tem de atacar senão nem top10 chega no fim.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado