Dakar, Etapa 9: Falta pouco para a consagração

Por a 17 Janeiro 2019 09:55

Falta pouco para consagração final dos concorrentes. Nas motos, Toby Price (KTM), Pablo Quintanilla (Husqvarna) e Matthias Walkner (KTM) vão arrancar para a derradeira etapa do Dakar separados por 6m35s, o que deixa antever muita luta no último dia, sendo que qualquer um deles pode vencer LEIA MAIS AQUI

Muito menos emoção haverá nos autos, pois espera-se a terceira vitória de Nasser Al-Attiyah. Impecável no controlo da prova com grande sangue frio desde o início, o piloto do Qatar foi claramente o mais regular e o que menos erros cometeu (também foi quem teve menos azares), e hoje só tem que completar seu trabalho em Lima, depois de ter evitado mais uma vez todos os obstáculos.

Um sangue frio a que Nicolas Cavigliasso também não é estranho, e que o coloca, nos Quads, em linha para vencer. Tem uma boa ‘almofada’, que quase lhe garante o triunfo: 1h49 à frente de Gonzalez Ferioli.

Nos SXS, Chaleco Lopez também garantiu uma posição ideal antes da última etapa com o terceiro lugar na etapa de ontem, 11 minutos atrás de Reinaldo Varela, que não tinha vencido desde o primeiro dia. Eduard Nikolaev recuperou a liderança dos camiões, à custa do seu companheiro de equipa na Kamaz Dmitry Sotnikov.

Estava escrito que o Dakar de 2019 não seria para Stéphane Peterhansel. Quarto lugar na geral na manhã de ontem, depois de muitos erros desde o início da prova. Apesar das duas vitórias em duas etapas, o piloto Mini ainda podia esperar terminar no pódio, mas ficou numa duna em Ica, depois duma lesão nas costas de seu co-piloto, David Castera, contraída ao pousar de um salto.

Sébastien Loeb também sofreu muito depois de ter partido dois cardans de transmissão no seu Peugeot, quando estava a caminho da quinta vitória neste Dakar. Parado mais de uma hora, o alsaciano já não pode esperar muito mais do que um terceiro lugar em Lima, abaixo das suas ambições iniciais.

Mas o ponto alto do dia será mesmo o minuto que separa Toby Price, líder da classificação geral das motos, de Pablo Quintanilla. Um registo incrivelmente equilibrado após 5182 km de prova, que vai permitir um épico duelo final na 10ª etapa entre Pisco e Lima. A situação é muito diferente nas outras categorias onde os líderes conseguiram forjar lacunas significativas em relação aos seus perseguidores ao longo destas 9 etapas.

Com uma vantagem de 51 minutos sobre Nani Roma, Nasser Al-Attiyah pode, por exemplo, dar-se ao luxo de gerir os carros, enquanto em SxS Chaleco Lopez tem uma margem de quase uma hora sobre Gerard Farres. Finalmente, Nicolas Cavigliasso poderá aproveitar sua vantagem de 1h40 no seu Quad!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado