Dakar: Ajustes no regulamento agradam…

Por a 4 Janeiro 2019 11:05

A FIA e a ASO decidiram manter as diferenças entre 4×4 e os buggies, o que deixou MINI e Toyota satisfeitas. Agradar a gregos e troianos nunca foi fácil no Dakar e mesmo para esta edição houve forte pressão de marcas oficiais, já que a a FIA e a ASO pretendiam ir mais longe nos ajustes que pretendiam fazer.

Desta forma, a FIA decidiu reduzir os restritores dos 38 mm do último Dakar para 37 mm, eliminando a escala em função da altitude, com os diesel biturbo (tanto 4×4 como os buggy da MINI e Peugeot) a manterem-se nos 38 mm.

A FIA queria ser mais radical, mas a Toyota fez um papel que todas as grandes marcas já fizeram no Dakar: pressão. Se a FIA tivesse decidido reduzir os restritores para 36 mm, poderia haver problemas, pois isso iria penalizar imenso a potência e com isso a ‘força’ para ultrapassar as muitas dunas que se anteveem existir no percurso.

Os buggies de duas rodas motrizes continuam a ter um peso mínimo de 1.400 kg e os 4×4, de 2.050 Kg. O sistema de encher/vazar pneus dos buggies a partir do cockpit passa a ser limitado para os pilotos FIA, mas só na Taça do Mundo já que a ASO, organizadora do Dakar, preferiu não fazer esta distinção na sua prova.

Sendo verdade que a saída da Peugeot a nível oficial terminou com alguns problemas no Dakar, há muitas incógnitas que podem fazer pender a balança para um lado ou para outro no ténue equilíbrio entre os buggy e os 4X4, sendo este ano mais ou menos aceite que os buggy vão beneficiar mais devido à tipologia que se espera do percurso, muita areia.

Ao que tudo indica, sem a Peugeot mas com os 3008 DKR ex-oficiais nas mãos de equipas privadas, um deles para Sébastien Loeb, haverá a possibilidade de verdadeira competição entre os buggy da MINI e Peugeot, e os Toyota.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado