Dakar: Os principais favoritos… ao top 10

Por a 4 Janeiro 2019 11:18

Como sempre o Dakar pode ser uma caixinha de surpresas, e o top 10 ser bem diferente do que se espera, mas a verdade é que no que toca a vencedores, com maior ou menor dificuldade o resultado final não foge aos oficiais. Seria preciso recuar a 1999 e 2000 para vermos um privado, Jean-Louis Schlesser bater as equipas oficiais e embora essa situação não seja nunca de descurar numa prova como o Dakar, é quase impossível que seja assim. A não ser que consideremos Sébastien Loeb como privado…

Independentemente de haver mais ou menos equipas oficiais, todos os grandes nomes querem ir ao Dakar e este ano isso não é exceção. Por isso, nenhum deles fica de fora, embora tenham existido muitas trocas. A X-Raid chamou a si Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Cyril Després, que vão pilotar os mais evoluídos MINI John Cooper Works Buggy, pelo que se mantêm neste tipo de carros, o mesmo sucedendo a Sébastien Loeb, que corre com um Peugeot 3008 DKR da PH Sport.

De qualquer forma, o buggy da X-Raid é ainda uma incógnita em termos de pres-tações. De modo a assegurar ter um piloto de ponta nos 4X4, caso o terreno seja mais adequado a esse tipo de carros, Nani Roma corre num dos MINI John Coo-per Works Rally 4X4.

Quanto à Toyota, para além das mais evoluídas Toyota Hilux, terá no seu plantel Giniel de Villiers, Nasser Al-Attiyah e o holandês Bernhard ten Brinke. Quem por-fia sempre alcança e a cada edição que passa a Toyota surge mais forte. A ver vamos se é desta!

Sendo certo que o triunfo se vai jogar entre os Mini e a Toyota, com Loeb à espreita, há um bom conjunto de outsiders que podem conseguir boas classificações, embora um triunfo seja uma lança no deserto… peruano.

Robby Gordon está de regresso, mas deixou o imponente Hummer e vai alinhar com uma versão modificada do UTV Textron XX. Para além dos três buggy, a X-Raid terá ainda mais quatro Mini All4 Racing 4X4, sendo que entre os privados existem mais alguns bons carros, como por exemplo a mais evoluída Ford Ford F-150 Raptor 4×4 de Martin Prokop. Vladimir Vasilyev com a sua Toyota Hilux é também um piloto a ter em conta.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado