Dakar 2025, portugueses com balanço positivo: dois pódios, dois top 5 e seis top 10

Gonçalo Guerreiro/Cadu Sachs (Taurus T3 Max) da Red Bull Jr Team obtiveram a melhor classificação de um português este ano no Dakar, o segundo lugar entre os Challenger, posição que o jovem luso deteve a maior parte do tempo na prova, só a perdendo na 4ª etapa.
Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (BRP Can-Am Maverick XRS Turbo RR) da Old Friends Rally Team terminaram em 3º depois de terem caído para o quarto lugar entre a 6ª e a 10ª etapa nos SSV.
Também nos SSV, Enrico Gaspari e Fausto Mota (Polaris RZR Pro R) terminaram em 5º, posição a que chegaram nos dois últimos dias e Vaidotas Zala/Max Van Grol/Paulo Fiúza (Iveco Powerstar) da Skuba Team De Rooy chegaram a andar no 2º lugar e no terceiro, durante várias etapas, mas depois tiveram problemas na 5ª e 6ª, caíram para o nono lugar, recuperando depois até ao quinto posto dos Camiões.
Nos SSV, João Monteiro/Nuno Morais (BRP Can-Am Maverick R) da South Racing Can-Am tiveram problemas na etapa maratona e caíram para fora do top 10, recuperaram até ao 7º lugar, nos Ultimate, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0d) foram os melhores da equipa X-Raid com o oitavo lugar da classificação geral.
Nos Challenger, Mário Franco/Rui Franco (X-Raid YXZ 1000R) assistido pela Franco Sport foram 15º depois de uma grande recuperação, pois começaram a prova nos últimos lugares depois de terem tido problemas logo no prólogo.
Na sua estreia no Dakar, Maria Gameiro/José Marques (X-Raid X-Raid 1000R Turbo) da X-Raid Team foram 26º dos Challenger, e a sua vitória foi ter terminado uma prova tão difícil, logo na estreia.
Todas as restantes equipas, abandonaram a prova
Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães (X-Raid YXZ 1000R) da Franco Sport já muito perto do fim quando eram 34º dos Challenger, João Dias/Gonçalo Reis BRP Can-Am Maverick XRS Turbo RR) da Santag Racing começaram bem mas tiveram problemas na etapa maratona e no resto da prova ainda fizeram uns top 5 nas etapas.
Ricardo Porem/Nuno Sousa (MMP Rally Raid MMP), Luis Portela Morais/David Megre (Grallyteam OT3) da G Rally Team e Rui Carneiro/Ola Floene (Grallyteam OT3) G Rally Team , desistiram, mas tiveram muito boas prestações em vários momentos das suas provas, cada um no seu contexto.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI