‘Big brother’ no Dakar

Por a 2 Janeiro 2020 10:41

Os organizadores do Dakar vão impedir que as equipas do top 25 possam fazer batota ao instalar câmaras nos carros, de forma a monitorizar tudo o que se passa nos cockpits dos carros.

No passado, com a ajuda do ‘Google Earth’ e com o road book na mão, com bastante antecedência, as equipas com mais meios tinham equipas que analisavam o percurso à lupa, tentando encontrar formas de ‘otimizar’ os percursos para os seus pilotos. Estes já arrancavam com muita informação adicional mas neste Dakar 2020 isso não vai ser possível, pois as regras sofreram algumas alterações.

O road book será a cores, evitando que os navegadores percam horas a prepará-lo, mas a mudança mais importante tem a ver com o facto de em seis etapas as equipas só receberem o road book de manhã, pouco antes de partirem para a especial, não havendo desta feita lugar a equipas de ‘Google Maps’ à procura das melhores alternativas de percurso.

David Castera decidiu cortar o mal pela raiz e mandou instalar duas câmaras nos carros. Os concorrentes não podem utilizar dispositivos eletrónicos, ou outros meios que permitam facilitar o desafio da navegação, não há ‘walkie-talkies’, links de satélite, sistemas de transmissão de dados, a não ser que tenham sido fornecidos pela organização.

Para além disso, as equipas do Top 10 têm que entregar os seus telefones móveis, que serão colocados numa caixa, que será selada por um Comissário na partida de cada especial e só pode ser aberta no final da etapa. Caso necessário, claro que em questões de segurança, poderão abrir a caixa. Desta forma, deixa de haver desconfianças sobre quem tem o quê nos carros. Desta forma a corrida será mais ‘igual’ para todos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado