Realiza-se no próximo fim de semana a Baja TT Oeste, penúltima prova do CPTT 2021, um evento que é novidade no panorama do Todo-o-Terreno nacional. Organizada pela Escuderia Castelo Branco, a prova é pontuável para os campeonatos nacionais de carros e motos e, ainda, para a FIM Bajas World Cup e para o Baja European Championship. Com o apoio dos municípios de Alenquer, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, a Escuderia Castelo Branco deixou, desta vez, as zonas da Sertã, Proença a Nova e Idanha.
A organização procurou as pistas mais características desta zona do território. Pilotos e co-pilotos vão encontrar traçados rápidos, mas técnicos e, em algumas zonas, bastante montanhosos. O equilíbrio do itinerário será uma das principais marcas desta ronda que se realiza de 15 a 17 de outubro.
O formato competitivo também terá novidades no que às provas de TT organizadas pela Escuderia Castelo Branco diz respeito. No primeiro dia, a caravana das motos, dos quads e dos SSV vai disputar o prólogo. Para sábado e domingo, dias 16 e 17 de outubro, estão reservados o prólogo dos carros e os sectores seletivos com o grosso da quilometragem cronometrada. No total, os concorrentes da Baja Oeste de Portugal vão disputar sete sectores contra o cronómetro que perfazem cerca de 300 quilómetros.
Em termos desportivos, fruto de dois triunfos em três provas, Tiago Reis tem agora um avanço de 28 pontos face a André Amaral, sendo que está a poucos pontos da conquista do título nacional. Um terceiro lugar será suficiente para que o piloto do Team Transfradelos recupere o título nacional alcançado em 2019, e que perdeu para Miguel Barbosa em 2020. Há, como se percebe pela tabela abaixo, outros pilotos com hipóteses matemáticas, mas os concorrentes que mais hipóteses têm de bater o pé a Tiago Reis, pois guiam boas máquinas, estão já muito atrasados em termos de campeonato. Por exemplo Alejandro Martins (Mini) é sexto, João Ramos (Toyota), pelo que resta ver o que consegue fazer André Amaral, que tem um bom carro, o Ford Ranger.















