CNTT, Raid Ferraria: SGS Car com Pedro Carvalho no pódio de Ferraria

Por a 30 Abril 2019 08:21

Com o excelente 3º lugar alcançado pela dupla Pedro Carvalho/André Guerreiro a SGS Car subiu ao pódio no Raid TT Ferraria. Pedro Carvalho que foi um dos protagonistas desta jornada do CNTT colocou ainda o seu Can-Am Maverick na segunda posição da Classe Open do Troféu Can-Am. A jornada disputada em pistas do Ribatejo e Alto Alentejo contou ainda com a estreia da equipa na competição moto onde Nelson Rodrigues a competir pela primeira vez no CNTT não só triunfou na Classe Promoção como terminou ainda num magnífico 7º lugar absoluto, 3º da Classe TT3.

A chuva que caiu durante a semana tornou o piso bastante duro pelo que, após o primeiro troço cronometrado de 42,5 quilómetros, a equipa teve de fazer alguns ajustes nos pneus e suspensões do SSV de Pedro Carvalho para melhor poder atacar a dupla passagem pelo troço de 83 quilómetros que se disputou no domingo. A primeira destas passagens acabou por se revelar traiçoeira para esta equipa reconhecidamente muito rápida, acabando por deixar sem transmissão à frente o SSV nº 304 que por isso teve alguns problemas de tração.

No final da corrida Pedro Carvalho mostrou estar bastante satisfeito com o resultado alcançado, mas afirma que o foco era ganhar: “A competição está ao rubro. São os pequenos pormenores que fazem a diferença. O resultado conquistado ajuda à pontuação do Campeonato, mas não é o que ambicionamos. Sábado a corrida não nos estava a correr como desejado, pelo que tivemos de adaptar o carro às condições do piso para atacar no dia de Domingo. No primeiro troço queríamos ter ido ao ataque, mas partimos a transmissão da frente a meio da etapa, ao quilómetro 40 sensivelmente, ou seja, fizemos mais 40 quilómetros só com tração a três rodas, o que nos atrasou um pouco. Já o último setor foi prego a fundo. Quando saímos para a última especial o primeiro e segundo lugares estavam um pouco longe do nosso alcance, mas havia ali seis ou sete pilotos que podiam ascender a essa posição. Acabámos por ser nós a conseguir conquistá-la. Vamos tentar continuar a fazer o melhor possível e é esse o nosso foco. Queríamos chegar à vitória, mas não tem sido fácil”, salientou Pedro Carvalho.

A SGS Car esteve também em destaque nas duas rodas onde Nelson Rodrigues aos comandos de uma KTM 300 EXC embora sem experiência na modalidade, estreou-se de forma muito positiva no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Preparador físico de alguns nomes de referência da modalidade gostou da experiência e
deixou a promessa de “embarcar” mais vezes nestas aventuras: “Desta prova só posso mesmo fazer um balanço muito positivo. O pó foi inimigo, mas também as marcações. Como não estou habituado às provas travava cedo demais, algumas vezes sem necessidade, até me habituar a ler o terreno”. Comecei com cautela e terminei bem. Ganhei a promoção. Tenho que agradecer ao Filipe Serra porque ele é o grande impulsionador destas minhas aventuras e também à SGS Car pela oportunidade, o que me motivou a estar na Ferraria. Tenho de participar mais vezes nestas corridas”, afirmou Nelson Rodrigues no final da corrida. (vídeo com declarações do piloto aqui).

Menção feita às vitórias e aos pódios da equipa, regressemos aos SSV: a sorte não esteve com João Dias forçado a abandonar a corrida devido a um problema mecânico no seu SSV quando tinha acabado de realizar o terceiro tempo em SS2 e tinha o pódio ao seu alcance.

“Na primeira especial saltou uma roda do carro sem razão aparente. Ainda não conseguimos identificar o motivo. Depois, estava a rolar bem, tinha feito o terceiro tempo no primeiro setor de domingo, mas no segundo e último troço do dia, fizemos cinco ou seis quilómetros e ouvimos um estalo. Percebemos que o carro ficou sem potência. Estamos ainda a tentar perceber o que se passou. Obviamente que estou triste. Penso que ainda poderá ficar em aberto o resultado por equipas, mas neste momento, as minhas ambições de ganhar o Campeonato caiem por terra”, revelou João Dias.

A SGS Car mantém a segunda posição no Campeonato por equipas, agora em igualdade de pontos com a Can-Am Off Road Portugal, a apenas 10 pontos da liderança.

A equipa regressa às competições de 24 a 26 de maio, altura em que se disputa a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas CNTT SSV
últimas Autosport