Carlos Sousa: “Tivemos algum problema na suspensão logo no início e tive que diminuir o ritmo”

Por a 8 Janeiro 2015 22:20

A especial entre as cidades de Copiapó e Antofagasta não trouxe sorte a Carlos Sousa e Paulo Fiúza, já que um problema com a suspensão do Mitsubishi ASX Racing, levou-os a terminar apenas na 19ª posição , caindo dessa forma para o 11º lugar da classificação geral:

“Era um percurso muito duro e exigente que, infelizmente, se transformou num autêntico martírio logo a partir do km 60”, desabou Carlos Sousa à chegada. “Ontem já tínhamos tido um primeiro aviso na parte final da etapa, quando ficámos sem suspensão dianteira na zona das dunas. Hoje, porém, tudo foi bem pior, já que após ficarmos sem suspensão traseira ao km 60, ficámos também sem eficácia na suspensão dianteira uns quilómetros mais à frente. O carro simplesmente deixou de absorver qualquer irregularidade no terreno, pelo que foi um verdadeiro sofrimento conseguir trazê-lo até ao final. Pelo meio, cerca do km 100, ainda tivemos um furo, só que esse foi mesmo o menor dos nossos problemas hoje… Foi realmente um dia de verdadeiro sofrimento”, sublinhou o piloto português. Gastando mais cerca de 28 minutos que o vencedor da tirada – “pensei até que teria perdido mais tempo” –, Carlos Sousa cruzou a meta em Antofagasta com o 19º tempo da especial, caindo do 7º para o 11º lugar da geral. “Sofremos muito para chegar ao fim porque o demos o máximo para minimizar as perdas em termos de classificação. Vamos agora ver se conseguimos resolver em definitivo este problema na assistência, até porque será impossível prosseguir assim”, concluiu.

Já para Paulo Fiúza, amanhã é outro dia: “A navegação foi muito complicada, pois havia muitas referências de perigo. Tivemos o azar de ter um furo de pneu no km 40 e fomos ultrapassados por três carros. Tínhamos o mesmo ritmo deles e ficamos na sua poeira. Num dia como hoje, o corpo sofre bastante. Mas bola para a frente”, afirma o navegador.

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad estão a fazer uma prova de recuperação após os problemas na terceira etapa. Largando em 21º, terminaram o dia na 18ª posição. “Foi uma especial longa, dura e com muita pedra. Tivemos que fazer mais da metade da prova mais lenta por causa de outro competidor que não nos deixou passar. Mas os nossos dois carros chegaram e é esse o objetivo”, comentou Guiga Spinelli. “Daqui para a frente só teremos especial de deserto e estou satisfeito, pois estamos cada vez melhores nesse tipo de piso. Ainda temos muito a aprender, mas estamos confiantes. A cada especial conseguimos andar melhor”, concluiu o piloto.

Youssef explica que a especial de hoje tinham muitas referências próximas, fato incomum no Dakar. “E isso nos favorece, mas pegamos muita poeira. O fato das largadas serem a cada 30 segundos faz com que fiquemos muito próximos dos outros competidores”, explicou o navegador. “É impressionante a exatidão das referências. Temos que parabenizar a organização pelo road book impecável no dia de hoje”, completa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado