Carlos Sousa: “Enfim, vamos ter que iniciar nova recuperação já a partir de amanhã”

Por a 7 Janeiro 2013 21:55

Após uma segunda jornada francamente positiva, com a subida ao 9º lugar da classificação geral, Carlos Sousa e Miguel Ramalho tiveram hoje um dia verdadeiramente infeliz na dura etapa que ligou Pisco a Nasca, num total de 243 km cronometrados.

Logo ao km 23, a dupla portuguesa evitou a custo um concorrente parado à saída de uma duna, acabando por desviar-se para uma zona de areia mais fina, perdendo quase meia hora para regressar à corrida. Mais à frente, nova paragem de 10m para retirar a proteção dianteira do Great Wall, que tinha ficado solta após o incidente anterior. Contas feitas, um atraso de 52m47s para o mais rápido do dia e uma descida ao 17º lugar da geral. Amanhã, começa nova recuperação…

Como prometido pela Organização, as dificuldades não param de aumentar a cada dia, de tal forma que os desafios da véspera não foram mais do que um aperitivo para o que esperava os concorrentes nesta terceira jornada do Dakar, disputada entre Pisco e Nazca, num total de 243 km cronometrados. Sem tempo para apreciarem a paisagem, uns curtos 4 km separavam o acampamento da partida para a especial cronometrada, cuja parte inicial era também a mais seletiva de toda a tirada, especialmente à passagem do km 23, onde estava assinalada uma sequência de dunas de muito difícil transposição.

Infelizmente para Carlos Sousa e Miguel Ramalho, a história desta terceira etapa começou a ser escrita precisamente aí: “Começamos muito bem a especial e tínhamos já passado as primeiras dunas. Mas quando o pior já parecia ter passado, tivemos que nos desviar bruscamente de um carro, ficando presos numa zona de areia bastante complicada”, recorda Carlos Sousa, que perderia quase meia hora para conseguir regressar à corrida. Mas esta não seria a única dor de cabeça para a dupla nacional no difícil percurso até Nasca, já que poucos quilómetros depois “a proteção dianteira do carro começou a soltar-se e a bater no chão, obrigando-nos a nova e prolongada paragem para a retirar”.

Daí até final, “foi sempre a apanhar pó dos muitos carros e camiões que nos passaram… Ainda arriscamos algumas ultrapassagens, mas a dada altura achei que era melhor não correr mais riscos, até porque estava já muito desgastado fisicamente”, admitiu o piloto da Great Wall, que perderia um total de 52m47s para o mais rápido, Nasser Al-Attiyah, baixando ao 17º lugar da geral, a pouco mais de 24m de um lugar no Top-10

“Enfim, vamos ter que iniciar nova recuperação já a partir de amanhã, numa etapa que se antevê muito complicada, tal como aconteceu no ano passado. É verdade que a esta altura o atraso já parece significativo, mas estamos ainda no terceiro dia do Dakar e a corrida ainda é longa até final”, concluiu o experiente português. Amanhã, a competição sobe uma vez mais de nível, de tal forma que esta quarta etapa, entre Nazca e Arequipa, num total de 429 km, é considerada pela organização como a mais difícil desta primeira semana.

Após a dolorosa descoberta no ano passado, a experiência promete ser ainda pior em 2013, com os intermináveis campos de areia fina a esperam os concorrentes logo ao começo da especial, num martírio que se prolongará por 288 km, sempre junto à costa do Pacífico, até à vertiginosa descida final, capaz de causar calafrios até aos mais destemidos.

CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 3

Cl. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1º Al-Attiyah/Cruz Buggy 2h30m14s

2º Gordon/Walch Hummer a 1m18s

3º Peterhansel/Cottret MINI a 3m52s

4º Alvarez/Graue Toyota a 9m36s

5º Roma/Périn MINI a 12m20s

(…)

18º ZHOU/MAIMON GREAT WALL a 33m31s

27º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 14m33s

GERAL APÓS ETAPA 3

Cl. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1º Peterhansel/Cottret MINI 5h34m26s

2º Al-Attiyah/Cruz Buggy a 6m33s

3º Alvarez/Graue Toyota a 18m11

4º Novitsiy/Zhiltsov MINI a 21m10s

5º Sainz/Gottschalk Buggy a 21m16s

(…)

17º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 1h04m43s

19º ZHOU/MAIMON GREAT WALL a 1h12m07s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado