GP da Rússia F1: Notas AutoSport

Por a 28 Setembro 2021 16:45

Por Fábio Mendes e Pedro Mendes

Derradeira análise ao GP da Rússia com as notas aos pilotos e equipas:

 Mercedes – Sobressaiu a experiência

Foram sempre os carros mais rápidos em Sochi até chegar à sessão de qualificação. Mesmo assim, em condições normais também o deveriam ser. Uma conjugação de fatores levou a que nem Lewis Hamilton nem Valtteri Bottas, que se tinha mostrado mais rápido que o colega de equipa, conquistassem os lugares da frente. A pista que começou a secar, o erro de Hamilton ao entrar para as boxes e o tempo que a equipa perdeu para tirar o carro do britânico da frente de Bottas, originou que não conseguissem colocar os pneus à temperatura ideal, perdendo a oportunidade de conquistarem mais uma pole position.

Ficamos todos sem perceber muito bem a troca de unidade motriz no carro de Bottas, que o obrigou a sair de posições do fundo do pelotão. A partir daí, foi uma corrida de recuperação e tentar obter o maior número de pontos possíveis em relação aos adversários diretos. Bottas ficou mal na ultrapassagem de Verstappen, Hamilton podia ficar ainda pior se tivesse levado a sua decisão de manter os pneus slicks avante. A equipa tem uma forte cultura vencedora, muita experiência, também comete erros, mas desta vez, venceram uma equipa que ainda tem que crescer mais nesse aspecto. Mesmo com alguns erros no fim de semana, Hamilton pela 100ª vez, venceu.

Mercedes – nota 8

Lewis Hamilton – nota 8

Valtteri Bottas – nota 6

Red Bull – Melhor que a encomenda

Num fim de semana em que a Mercedes corrida numa das pistas que mais a favorece e com penalizações pelo incidente em Monza e por troca de unidade motriz, um bom resultado não é uma clara possibilidade. E a corrida mostrou que Max Verstappen teria muita dificuldade em conseguir mais que um top5, mas a chuva baralhou as contas todas e permitiu ao neerlandês conseguir um resultado melhor que o previsto, Verstappen fez uma boa corrida, mas viu o seu progresso ser interrompido depois de ter entrado no top 10. O rumo da corrida parecia encaminhado para a minimização de estragos mas o segundo lugar é claramente um excelente resultado, fruto da qualidade de Verstappen e da boa jogada estratégica da equipa. Já Sergio Pérez voltou a não convencer. Ainda chegou a liderar a corrida mas nunca pareceu verdadeiro candidato à vitória, isto depois de mais uma fraca prestação na qualificação. Pode ser apenas uma coincidência mas nas últimas cinco corridas Pérez marcou tantos pontos quanto George Russell, o que mostra as dificuldades do mexicano nesta fase.

Red Bull – Nota 9

Max Verstappen – Nota 8

Sergio Pérez – Nota 6

Ferrari – Sainz OK, Leclerc KO

A Ferrari já tinha avisado que iria disponibilizar uma atualização da sua unidade motriz aos pilotos, mas para a Rússia apenas Charles Leclerc teve direito à referida atualização. Começou bem nos treinos, mas Carlos Sainz conseguiu ter um fim de semana sem cometer erros e com isso foi o piloto da Scuderia em destaque na corrida. Teve a vantagem de não sair do fundo da grelha, mas conseguiu um lugar na primeira linha e roubou a liderança a Lando Norris ainda nas primeiras curvas da corrida. Com a questão da degradação dos pneus dianteiros de novo a fazer-se notar no carro italiano, Sainz perdeu a posição e depois da paragem, que não correu bem à equipa (como tem acontecido em várias equipas nas últimas corridas), perdeu posições em pista. Chegou ao pódio por causa da chuva e porque a equipa tomou a opção correta de o chamar, algo que não fez com Leclerc. Enquanto isso, o monegasco andava na pista como se estivesse no gelo. Foi pena, porque poderia dar para roubar pontos à McLaren.

Ferrari – nota 7

Carlos Sainz – nota 8

Charles Leclerc – nota 6

McLaren – Tão perto e tão longe

Depois de uma dobradinha em Monza, vencer em Sochi, desta vez com Lando Norris, foi um sonho que pareceu muito real, graças à qualidade do trabalho da equipa durante o fim de semana e ao talento de Norris. O #4 fez uma corrida tremenda, não perdeu a compostura quando foi passado por Sainz, passou o espanhol e liderou a prova como se de um veterano se tratasse. Fez tudo bem até chegar a chuva e aí… também fez bem. Seguiu o seu instinto e decidiu com as informações que tinha. Foi aí que a McLaren falhou. A decisão de fazer entrar Norris primeiro era uma lotaria e aceita-se o assumir o risco, mas Norris deveria ter entrado na volta seguinte e assegurar os pontos. A McLaren sonhou com nova vitória e levou o sonho demasiado longe, olhando para as contas do campeonato. Mas foi bom ter acontecido pois a equipa estará muito mais preparada no futuro. As dores de crescimento têm de ser sentidas agora e não mais tarde quando for nas lutas a doer, onde a McLaren deverá estar a curto prazo. Norris foi brilhante e Daniel Ricciardo foi muito bom. Não vimos o mesmo nível de Monza mas já vimos uma ultrapassagem “à la Ricciardo” e um ritmo positivo. A equipa continua a crescer bem e é bom ver a McLaren de volta ao topo.

McLaren – Nota 8

Lando Norris – Nota 9

Daniel Ricciardo – Nota 8

Alpine – Alonso melhor que Ocon

Fernando Alonso afirmou após a corrida que o carro estava fantástico. O espanhol teve nova largada soberba e chegou às primeira posições e foi ultrapassado porque estava numa estratégia diferente de Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton. Mas manteve-se sempre pelo meio do pelotão e nas últimas voltas esteve em terceiro, após alguns adversários à sua frente pararem para trocar de pneus. Se tivesse parado nessa mesma volta, talvez tivesse terminado mais acima que o sexto posto. Ainda assim, ficamos com a ideia que em corrida o carro do espanhol estava um nível de desempenho acima que em qualificação.

Esteban Ocon não pontuou, com a equipa a decidir-se tardiamente por trocar de pneus no carro do francês. Mesmo assim, esteve um passo atrás do colega de equipa.

Alpine – nota 7

Fernando Alonso – nota 7

Esteban Ocon – nota 6

Alfa Romeo – Quem sabe não esquece

Kimi Raikkonen voltou da pausa forçada e teve um bom fim de semana. Na qualificação não conseguiu um bom resultado, mas beneficiou das muitas penalizações para subir do 16º para o 13º na grelha de partida e a boa corrida que fez, em condições difíceis, permitiu-lhe conquistar pontos, o que não acontecia desde a Hungria. Já não tem a velocidade de outros tempos mas a sua qualidade e experiência ainda valem pontos. Já Antonio Giovinazzi teve um mau fim de semana. Tem a atenuante de ter feito a corrida toda sem comunicação rádio, o que na F1 moderna torna tudo muito mais difícil. Mas a sua prestação na qualificação e nos treinos já evidenciava um nível abaixo do desejável e longe do que fez em Monza. Numa altura em que o seu futuro se decide, o italiano não mostra argumentos para manter o lugar.

Allfa Romeo – Nota 6

Kimi Raikkonen – Nota 6

Antonio Giovinazzi – Nota 4

Williams – De novo nos pontos

São 4 corridas a pontuar nas últimas cinco provas. E nota-se que Nicholas Latifi está melhor, mesmo não tendo pontuado devido à desistência na parte final da corrida. Em qualificação o canadiano chegou à Q2 e depois, por uma questão estratégica, não saiu para marcar tempo, no entanto nota-se um crescimento no piloto, que dá boas indicações para 2022. Precisa de se fazer notar mais cedo na temporada.

George Russell qualificou-se em terceiro, aproveitando as falhas dos outros pilotos, nomeadamente de Hamilton e Bottas. Em piso seco conseguiu manter uma posição bem dentro do top 10, mas a estratégia da equipa na paragem não correu bem. Parou uma volta mais tarde que Lance Stroll e perdeu posição em pista para o adversário, mas respondendo com a sua paragem uma volta depois, foi cedo para o resto da corrida. Andou pelo 14º lugar, conseguiu subir até ao 9º antes da chuva começar a cair. Depois foi a roleta russa… terminou em 10º. Podia ter sido um pouco mais, mas não mais acima do 9º lugar. Chegou para pontuar e continuar o crescimento sustentado da equipa.

Williams – nota 8

George Russell – nota 8

Nicholas Latifi – nota 8

Aston Martin – Um fim de semana ao lado

Foi um mau fim de semana para a Aston Martin. Na qualificação, Sebastian Vettel ficou de fora na Q2 por uma nesga o que o impediu de lutar por melhores posições, Lance Stroll esteve melhor mas borrou a pintura na corrida, esquecendo-se de olhar para os espelhos, embatendo contra Vettel, num incidente que apenas por sorte não deu mais dissabores e não conseguiu segurar o carro em condições difíceis, deitando por terra a possibilidade de marcar pontos. Também Vettel não teve argumentos para tentar instalar-se de forma sólida no top 10. Stroll esteve ligeiramente melhor que Vettel mas no geral foi uma oportunidade desperdiçada para a Aston Martin que continua sem se encontrar com as boas exibições

Aston Martin – Nota 5

Sebastian Vettel – Nota 5

Lance Stroll – Nota 5

Alpha Tauri – Críticas de Gasly à equipa

Pierre Gasly tem sido um dos pilotos mais rápidos do segundo pelotão, mas a equipa parece não estar a acompanhar o francês. Esteve em destaque nos treinos, mas na qualificação ficou-se pela Q2, porque a equipa não quis trocar de pneus, quando o piloto estava a pedir isso mesmo. Na corrida, aguentou-se em posições perto do 10º lugar, mas uma nova falha da equipa quando começou a chover, fez com que nem pontos conquistasse.

Yuki Tsunoda está numa fase da época estranha. Conseguiu passar à Q2, mas em corrida não andou muito longe do 15º lugar. Terminou em 17º, atrás de Giovinazzi.

Alpha Tauri – nota 5

Pierre Gasly – nota 7

Yuki Tsunoda – nota 5

Haas – Mick Schumacher mostrou bons pormenores

No fim de semana em que ambos os pilotos foram confirmados para 2022, Mick Schumacher e Nikita Mazepin estiveram ao nível que nos têm habituado. Schumacher não teve um arranque particularmente feliz mas conseguiu recuperar e estava bem lançado para um bom resultado, não fosse ser obrigado a desistir com problemas no seu carro. Já Mazepin fez um bom arranque mas foi perdendo gás e voltou a arranjar problemas na pista com uma defesa de posição demasiado agressiva (mais uma) com Yuki Tsunoda, o que lhe valeu uma bandeira preta e branca. Se Schumacher dá sinais de evolução, já Mazepin continua a cair nos mesmo erros.

Haas – Nota 4

Mick Schumacher – Nota 5

NIkita Mazepin – Nota 3

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7 Comentários
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NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

O Yuki veio dizer no fim da qualificação que ficou extremamente surpreendido por passar à Q2, pois o seu ritmo era muito mau, o que se veio a confirmar na corrida. A honestidade do piloto japonês deve causar alguns arrepios aos responsáveis da RB, já que ele parece completamente desajustado em relação às exigências necessárias para se pilotar na F1, desde logo do ponto de vista mental. Não vou tão longe como o Coulthard, não quero ver o Yuki a fazer as malas e ir-se embora, gostava mais de o ver a dar a volta por cima e demonstrar alguma… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by NOTEAM1 NOTEAM1
Cágado1
2 anos atrás

Eu passo-me com as notas dada em função resultados, em vez de em função da exibição. Das únicas notas de publicações que vi que conseguiram fugir um bocado a isso foram as da Sky Sports. O Verstappen fez uma boa 1ª parte da corrida, com belas ultrapassagens e fez uma boa recuperação. No 2º stint não fez nada, teve a sorte (ou ciência) de pôr os intermédios cedo. Tem um 8. O Pérez fez uma 1ª parte de corrida ‘à Pérez’ seguindo com duros coladinho ao Hamilton com médios. No 2º stint fez o que o Verstappen não conseguiu fazer:… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Esse Pérez é um gajo algo antipático e excede-se por vezes. Mas não é razão para o que se vê dos jornalistas portugueses em relação a ele: Nojo. Que tolda os seus juízos. É confrangedor ver a falta de uma análise séria, prova após prova. Nos treinos enquanto os Sainz Landos e Norris beneficiaram de um “muro”, de um “engenheiro” empenhado, atento e reactivo para saltarem para a pista na pequeníssima janela de oportunidade para fazerem 1 volta com os pneus à temperatura ideal, o Pérez foi atirado para a pista tardiamente por um eng absolutamente inexperiente e medroso ,sem… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

O Alonso inclusive passou o Verstappen e foi embora.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

A nota e descrição sobre o Norris é pura fantasia… o sr. Jornalista que vá ouvir as comunicações rádio do Norris com a equipa (está no canal oficial da F1 no Youtube)… a culpa é toda do Norris, e, ainda manda calar o engº de corrida com um “SHUT UP” bem gargaludo… o rapaz teve o que mereceu…
PS – Até simpatizava bastante com o Norris. O comportamento à frente das câmaras é enganador… mas na rectaguarda… ele teve um comportamento muito arrogante com a box… foi uma decepção…

garantia4
garantia4
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Pela milionésima vez: Vejam as ligações do Zack Brown ao universo autosport.com e vejam só os títulos dos artigos dos “autosports” .
E depois , “À mulher de César…”…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Li na diagonal e assim que cheguei a alfa romeo parei. Só disparates. Então o kimi que fez uma corridaça só leva 6? Giovinazzi num carro podre e sem rádio é que é mau piloto? (sei bem que não é bom, mas se numa corrida destas não tem desculpa quando é que tem? Já para não falar da nota do Norris que só foi devido a ele que a mclaren perdeu a corrida. Eu adoro o Norris mas nesta corrida e apesar da pilotagem enorme que fez basta ouvir a rádio para ficarmos de pé atrás… Tanta arrogância para se… Ler mais »

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