Depois de três semanas de férias, a Fórmula 1 está de regresso com o Grande Prémio da Bélgica de F1, que se realiza no próximo fim de semana de 25 a 27 de agosto. Com a luta pelo título ao rubro, o GP da Bélgica marca o recomeço da segunda metade do campeonato, e logo com dois fins de semana seguidos com a corrida de Spa e Monza.
Sebastian Vettel venceu na Hungria e aumentou para 14 pontos a diferença para Lewis Hamilton, números que estão longe de ser decisivos, pois estão ainda em jogo 225 pontos. O campeonato até podia não estar muito animado – mas está – e só o facto da corrida ser em Spa seria digno de grande registo, mas a este ano acresce o facto da luta pelo título não se restringir à mesma equipa, a Mercedes, alargando-se também à Ferrari.
Num traçado histórico, acresce o facto de ser habitualmente palco de grandes corridas, e de locais perfeitamente míticos, quer falemos de Eau Rouge/Raidillion, Kemmel, Stavelot, Malmedy, Blanchimont, Les Combes, num traçado que é também o mais longo do campeonato.
Estando catorze pontos atrás é a vez de Lewis Hamilton tentar recuperar, mas o momento de forma da Ferrari não lhe vai facilitar a vida, sendo que Valtteri Bottas também terá uma forte palavra a dizer neste corrida, ou mesmo Kkmi Raikkonen, com a motivação adicional de lhe ter sido renovado o contrato por mais um ano.
A Ferrari vem de um dobradinha na Hungria, depois de ter sido claramente batida em Silverstone, pelo que se não houver grandes surpresas, a Mercedes deverá estar melhor em Spa pois a Ferrari dá-se melhor em pistas de média e baixa velocidade, ainda que o aspeto aerodinâmico possa dar uma ajuda à Ferrari em Spa. Em resumo, muito equilíbrio é o que se espera.
A Red Bull dificilmente andará perto da Ferrari e da Mercedes, mas o melhor é mesmo esperar pelo arranque das sessões para se perceber melhor a quem as férias ‘fizeram bem’. A Force India que se está a destacar fortemente da o pelotão do meio, alavancada pela luta dos seus dois pilotos, tem aqui uma boa pista para mais um brilharete. A Williams só deverá contar com Felipe Massa para um resultado mais sonante, sendo que Lance Stroll não tem ainda a experiência que precisa para andar muito à frente no traçado belga.
A McLaren também está a melhorar os resultados e esse será um aspeto interessante a ver em Spa, pois se o motor Honda ‘andar bem’, é sinal que os japoneses estão mesmo a melhorar. De resto, dos homens da Toro Rosso espera-ase uma boa corrida sem grandes fogachos, o mesmo se pode dizer dos Haas, enquanto a Renault continua muito irregular. Não falando em Jolyon Palmer, Nico Hulkenberg foram mais as vezes que não pontuou do que as que pontua.

Horários
Sexta, 25 de Agosto
Treinos Livres 1 09h00
Treinos Livres 2 13h00
Sábado, 26 de Agosto
Treinos Livres 3 10h00
Qualificação 13h00
Domingo, 27 de Agosto
Corrida 13h00
Horário de Portugal Continental










Parece uma pista mais ao estilo da Mercedes, com longas rectas, mas na parte sinuosa pode ser apanhada pela Ferrari e quem sabe, até pela RB…
Passam hoje 30 anos sobre a morte de Didier Pironi e nem uma palavrinha no Autosport. Acho que merecia um artigo de recordação, como fizeram com outros que, felizmente, ainda estão vivos.