Este Dakar não é para velhos

Por a 6 Janeiro 2017 17:00

Originalmente o filme chama-se ‘No Country for Old Men’, mas no Brasil o título é mais adequado ‘Onde os Fracos não têm vez’ e tem tudo a ver com este Dakar. Quando em novembro, na apresentação do evento, Marc Coma advertia para o que seria este Dakar, ninguém tinha ideia do que realmente estava para vir e a verdade é que depois das inevitáveis duas especiais rolantes, não demorou muito a que o ‘verdadeiro’ Dakar se mostrasse em todo o seu esplendor. Não é por acaso que o seu criador, Thierry Sabine imaginou esta prova, precisamente quando estava quase às portas da morte. Em 1977, quando disputava, com uma moto, o Abidjan-Nice, este francês de espírito aventureiro e um humanista inato, perdeu-se em pleno deserto líbio. Quase a morrer, foi encontrado por nómadas locais deitado nas areias escaldantes, prestes a entrar em coma irreversível. Trataram-no e, depois de voar para França, maturou uma ideia, que lhe veio à cabeça enquanto (quase) morria: porque não criar uma espécie de epopeia heróica, onde os homens pudessem partilhar a coragem e o gosto pela aventura mais pura e dura e, ao mesmo tempo, partilharem também a magnificência dos grandes espaços desérticos, o fascínio pelo desafio e pelo desconhecido? Foi exatamente isso que sucedeu, e África, durante muitos anos tratou de exponenciar isso mesmo.

Contudo, e com a necessária mudança para a América do Sul em 2009, o Dakar passou a ser muito diferente. Nos primeiros anos não foi mais do que uma corrida sprint de duas semanas, dura, claro, mas nada demais. Comparando o percurso com África, não tinha nada a ver. E ainda não tem!  Ciente disso a ASO quis mudar um pouco esse paradigma, e na apresentação da prova, o seu diretor desportivo, Marc Coma, disse ao que vinha: “Será o Dakar mais duro que alguma vez teve lugar na América do Sul. É esse o ADN do Dakar, tem que ser uma corrida dura, onde a navegação é importante, a gestão da corrida crucial e tem de ter etapas com muita quilometragem”.

Ainda falta muito, mas Bruno Famin e Glyn Hall, responsáveis máximos da Peugeot e Toyota, respetivamente, têm opiniões semelhantes: “Sabemos bem que esta corrida ainda nos reserva ainda muitas surpresas, como as que irão surgir amanhã. Os problemas encontrados pelo Carlos, Stéphane e Sébastien, que ocupavam na altura as três primeiras posições da geral, estão aí para nos lembrar disso. No Dakar, nunca nada está conquistado” disse Famin, algo que Hall ‘confirma’: “Este Dakar já nos mostrou que vai morder muito mais do que nos anos anteriores. Acho que o Marc Coma se dedicou a elevar o Dakar À sua reputação da corrida mais difícil do planeta”, disse.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Não é para velhos ? Para novos é que não é de certeza. Basta ver-se a media de idades dos que ganharam a prova e dos que tradicionalmente disputam a vitória ao longo dos anos…para de concluir que é para velhos, entenda-se mais de 40 anos e retirados de outras disciplinas do desporto automóvel. É uma mera constatação de factos.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado