WRC: Thierry Neuville lidera Rali de Ypres/Bélgica, mas Ott Tanak está a 2.5s

Por a 19 Agosto 2022 17:58

Thierry Neuville lidera o Rali de Ypres/Bélgica, 2.5s na frente de Ott Tanak, com Elfyn Evans a 13.7s, fruto duma penalização a ‘fechar’ o dia. Kalle Rovanpera despistou-se na PE2 quando já liderava o rali…

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) terminaram o dia com 0.6s de avanço para Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) com Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) em terceiro a 13.7s depois de terem sido penalizados em 10 segundos devido a terem chegado atrasados a um controlo.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) são quartos a 37.7s com Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) já a 56.1s da frente, no quinto lugar.

Seguem-se Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1), Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) e Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1)

com Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) a cair várias posições devido a um problema durante a manhã com a caixa de velocidade e Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) a ficar de fora quando liderava o rali após uma violenta saída de estrada depois de um erro decorrente duma nota muito ‘otimista’.

Depois duma manhã em que terminaram a 8.8s da frente, depois de terem começado o rali em sexto após uma ligeira saída em que perderam 10.6s, logo na PE1, fizeram uma boa recuperação e estiveram brilhantes esta tarde.

Na PE2 venceram e começaram logo a recuperação, no troço seguinte, falharam um cruzamento, mas o belga reagiu a tempo e o tempo que perdeu foi mínimo.

No final da manhã Neuville disse que “é tudo tão diferente face ao ano passado, e eu estou a ‘lutar’ para encontrar confiança no carro. Vamos agora trabalhar um pouco na afinação e ver o que podemos fazer para a tarde, mas de momento não me sinto bem no carro”. Se bem o disse melhor o fez e de tarde começou logo a vencer, empatado com Ott Tänak e aproximaram-se de Elfyn Evans com Neuville a ficar a 7.6s da frente.

Na PE6 venceram mais uma vez e ficaram apenas a 4.3s da frente. Na PE7 voltaram a vencer e de uma assentada passaram dois concorrentes, Elfyn Evans e Ott Tänak: “Foi uma tarde totalmente diferente em termos de manuseamento com o carro. Estou muito mais feliz agora. Sinto-me como se tivesse visto algumas áreas onde podemos melhorar e obter um pouco mais de velocidade, mas com esta tarde podemos estar muito felizes. A nossa equipa meteorológica fez um trabalho espantoso com algumas informações muito precisas e eu senti-me confiante nas suas previsões. Isso é muito importante num dia como este”.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) terminaram o dia a 2.5s da frente. Começaram cedo a queixar-se do carro, na PE2 foram terceiros apesar de um furo lento, venceram a PE3 e ficaram a 0.6s da liderança de Elfyn Evans. Na primeira especial da tarde, empataram com Thierry Neuville e aproximaram-se de Elfyn Evans ficando a 1.1s mas no último troço do dia não conseguiram suster Thierry Neuville, ficando a 2.5s de Neuville na geral: “O dia foi muito melhor do que esperávamos. Ontem não tivemos realmente uma sensação de poder estar na luta, mas mesmo tendo vindo da forma mais difícil, estamos numa posição surpreendentemente boa. Tivemos a sorte de o tempo ter sido bastante consistente”.

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) terminaram o dia mais longe do que esperavam, mas estão na luta. Foram segundos a 2.5s, na PE1, com Evans a queixar-se da estrada suja, na PE2 foram para a frente do rali com 1.2s de avanço para Ott Tänak, mantiveram-se aí até ao final da manhã depois de vencer o último troço antes da passagem pela assistência, e com isso aumentaram a margem para os segundos classificados, Ott Tänak para 2.3s.

De tarde, na PE5 permitiu a Tänak e ficar a 1.1s e Neuville também mais perto, na PE6 voltou a perder tempo para ambos, com Neuville a apenas a 4.3s da frente, com Tanak a 2.3s. Na PE7 caíram para o terceiro lugar mas apenas a 0.7s da frente, depois de um furo lento, mas o pior estava para vir na PE8 com uma penalização: “não foi uma grande tarde. Tivemos um furo lento após o segundo troço, pelo que tivemos de usar um pneu de chuva neste último troço, o que não foi o ideal”.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) são quartos a 37.3s e passaram o dia a perder tempo para os três da frente. na PE2 já estavam a 14.1s, caíram para o quinto lugar, revelando não sentir confiança no carro nas curvas, rápidas, mas na especial seguinte aproveitaram um erro de Breen e recuperaram o quarto lugar, mas não estavam contentes “precisava dos limpa pára-brisas em modo flat-out, mas não tive o que não dá muita confiança”.

Na PE5 e depois de arriscar nas afinações, esperavam que o ‘São Pedro’ lá do sítio ajudasse, mas isso não sucedeu. Esperavam que chovesse todo o dia e choveu apenas durante 20 minutos.

O mesmo se passou com Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) que foram acumulando atraso ao longo do dia. Logo de manhã na PE1 fizeram um pião de 360º e cederam 14.2s para a frente. Na PE2 cederam mais 7.8s, eram sextos a 19.2s, depois de terem tido problemas com o limpa pára brisas, ainda que tenha chovido muito pouco. Cedo ficaram fora da luta. No fim da manhã estavam a 25.4s dos líderes.

à tarde, perderam o contacto com Lappi. Tal como Esapekka Lappi esperavam que chovesse muito, apostaram nisso para recuperar tempo aos seus adversários, mas isso não sucedeu.

Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1), terminaram o dia em sexto a 1m34.5s da frente. Muita da diferença perderam na PE4, quando eles e Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) entraram no troço quando a chuva começou a cair bem mais forte. De tarde, mais do mesmo, foram cedendo tempo e estão agora em ‘terra de ninguém’

Depois do que lhes sucedeu na Finlândia, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) tudo têm feito para manter o carro na estrada, por isso foram acumulando tempo perdido e já lá vão mais de dois minutos. Também porque tiveram um pequeno problema na caixa de velocidades.

Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) foram muito azarados. Estavam a andar bem, mas apanharam muito chuva e caíram quatro posições duma assentada, de quarto para oitavo. Começaram o dia em em quinto a 16.2s da frente, passaram Lappi na PE3 para o quarto lugar, mas tudo se complicou na PE4: depois de chegarem à quarta posição geral, caíram para a oitava posição num só troço: “é sempre a mesma coisa! Agora, foi a chuva. Não podia fazer nada, a estrada estava cheia de água e perdemos todo o trabalho que fizemos esta manhã. É o que é…”. De tarde, desmotivaram e não conseguiram sequer passar Solberg.

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), terminaram o dia muito atrasados devido a problemas com a caixa de velocidades do Yaris e perderam 1m23.4s. Por sorte foi perto do fim do troço e puderam levar o carro até ao fim em modo elétrico mas na PE4 continuaram a perder tempo com o mesmo problema, com a caixa ‘encravada’ em terceira velocidade, o que a equipa resolveu na assistência: “Tivemos um problema na caixa, e não conseguimos resolvê-lo, mas pelo menos estamos aqui e conseguimos passar pelos troços com apenas uma ou duas mudanças”.

Pior que todos, Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) foram os primeiros líderes do Rali de Ypres/Bélgica, mas na PE2 capotaram várias vezes a meio do troço e ficaram fora de prova, O piloto alargou um pouco a trajetória, o carro foi à berma e não mais o ‘apanhou’. Já não são campeões nesta prova, onde a Hyundai está a mostrar o que sempre se soube: tem um bom carro, mas o tempo que perderam no trabalho pré-época, tramou-os. Estão a recuperar a pouco e pouco e carro tem mais 30 Kg do que devia, perdem tempo com isso, mas pelo menos está agora mais fiável e com isto ‘arriscam-se a vencer a segunda prova consecutiva. Quem diria há dois meses atrás?

No WRC2 Open lidera Stéphane Lefebvre (Citroën C3 Rally2) 13.6s na frente de Andreas Mikkelsen (Škoda Fabia Rally2 evo) com Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) em terceiro a 19.6s.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado