WRC: também já soaram (fortemente) os alarmes na FIA
A FIA vai agir nos ralis! Foi preciso a imprensa, curiosamente no, e a partir do Rali de Portugal ter falado imenso do assunto, pois é claro há muito que os ralis estão a perder rapidamente peso no seio da comunidade motorizada e dos adeptos em geral, não tanto por causa da tecnologia dos carros, isso interessa apenas e só às marcas que lá investem, mas muito mais para, muito fraca, promoção da disciplina, à luz do que fazem outras competições motorizadas, e especialmente, outros desportos.
Agora, na sessão de estratégia do Conselho Mundial do Desporto Automóvel na Semana da Assembleia Geral Anual em Baku, foi acordada a formação de um grupo de trabalho para avaliar e recomendar a futura direção dos ralis.
O Grupo de Trabalho será liderado pelo Vice-Presidente da FIA para o Desporto, Robert Reid, e pelo membro do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, David Richards.
Serão analisados os aspetos técnicos, desportivos e promocionais do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA. O grupo debruçar-se-á igualmente sobre a via a seguir para o desenvolvimento dos ralis a partir das bases.
Um primeiro documento de trabalho será apresentado para apreciação do WMSC e da Comissão do WRC no prazo de duas semanas.
Só é pena que a FIA tenha apenas ‘acordado’ agora, cria mais um Grupo de trabalho, que vai depois ao Conselho Mundial e à Comissão do WRC, enfim, a burocracia do costume, esperemos é que, desta feita, não seja com os resultados do costume.
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O que mais me entristece é ver a FIA nesta situação que não fazem a mínima ideia do que fazer com o WRC, um campeonato que se bem explorado, tem capacidade para ficar bem perto da F1 em termos de popularidade.
Ainda por cima a solução está tão à vista com uns Rally2+ que façam cair os custos para menos de metade e venham os privados correr junto com as equipas oficiais. São mesmo muito poucos os privados que podem suportar os custos dos Rally1.
Um “Rally2+” também traria mais equipas oficiais!
Exatamente, também penso que essa é uma das questões chave, nos tempos dos grupo 4, B, A e até no WRC 2.0 os mesmos carros disputavam o mundial o europeu e campeonatos nacionais e locais e Portugal é um bom exemplo disso, na minha opinião esta situação traria mais visibilidade aos construtores pois poderiam mostrar os seus produtos em muito mais lugares do que apenas 12 vezes por ano.
Os Rally1 são um problema mas foram as equipas que pressionaram a FIA e não o contrário. Agora há que dar o passo atrás mas o mal já está feito. De qualquer forma, mesmo sem os Rally1 o WRC teria perdido notoriedade e está a anos luz da F1, que atrai gente nova enquanto o WRC não atrai. O WRC segue as pisadas do WTCC.
Os carros que hoje correm no WRC, e que são fabulosamente rápidos e eficazes, são tambem pouco apelativos no sentido espectacular/visual do termo. Basta ver a emoção de ver um Porsche (apesar de provávelmente ser bastante mais lento) para ter um termo de comparação. Se nos lembramo-nos do passado com Stratos, Ferrari, Porsche, etc. percebe-se o quanto se normalizou e banalizou o design, para acabarmos a ver carroçarias de utilitários (porque o resto é de elevadíssima engenharia) a disputar a categoria rainha do Mundial de ralis. Penso que o futuro, que vai obrigar mais tarde ou mais cedo á utilização… Ler mais »
Concordo, esse é o ponto, não dá grande pica ir ver utilitários, por mais tecnologia e rapidez que tenham, perdem em espectacularidade para os antigos carros, os lancias, os celicas, ateos subarus e para já não falar nos antigos serie B, e os mais antigos Audi quatro, o Stratos, eram carros que rivalizavam com os F1 da altura, desde que meteram os polos, yaris, etc, perdeu interesse…