WRC: Rumores colocam Ogier na ‘mira’ da Toyota

Por a 1 Novembro 2019 08:05

Segundo rumores oriundos da Finlândia, Sebastien Ogier pode testar o Toyota Yaris WRC na próxima semana. Esses mesmos rumores referem que depois de ter perdido Ott Tanak para a Hyundai, Tommi Mäkinen está a tentar atrair Sebastien Ogier para sua equipa, apesar do francês ter contrato com a Citroën no próximo ano. A informação refere ainda que se Ogier decidir rumar à Toyota, a mudança pode significar a retirada da Citroën Racing do WRC.

As informações que temos são diferentes. Sébastien Ogier pode terminar já (depois do Rali da Austrália) a sua ligação à Citroën, mas para se ‘reformar’, pois tem uma cláusula no contrato que o impede de sair e ir para outra equipa.

O cansaço do hexacampeão do Mundo de Ralis é grande, e a vontade de ir para casa também, mas tem um contrato de um ano para cumprir e sabe que a sua decisão pode significar a saída da equipa do WRC. E isso pode pesar.

Quanto a ir para a Toyota, pode sempre haver a possibilidade da Toyota ‘bater’ a rescisão (penalização monetária que certamente existe no contrato de Ogier com a Citroën) e se assim for, pouco há a fazer para os franceses, mas muito sinceramente, a não ser que se estivesse a falar de muito dinheiro, parece difícil que nesta fase da sua carreira Ogier mude de ideias.

Afinal, a Toyota deixou sair Tanak porque quis sair do ‘leilão’ em que estava metida, mais por uma questão de orgulho do que falta de dinheiro. Portanto, se for dinheiro a decidir, pode conseguir Ogier, mas resta saber qual é a vontade deste. Até pode acabar por decidir cumprir o contrato com a Citroën e tentar bater o Dream Team da Hyundai em 2020.

Para juntar mais um dado a toda esta história, convém não esquecer que a ligação emocional de Ogier à Citroën não é tão forte quanto podia ser, pois o que se passou na equipa em 2011, quando os franceses optaram por dar primazia a Loeb ao invés de apostarem em si, fê-lo rumar à Volkswagen. Desde esse momento, entre 2013 e 2018 ganhou todos os títulos de pilotos. Só perdeu o deste ano… quando voltou à Citroën.

8
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Billy Bob
Membro
Billy Bob

Testar o Toyota…. Poder significar a retirada da Citroen do WRC… Antecipar a reforma…. Muito se diz porque as perspectivas poderão ser negras para a Citroën e logo para Ogier mas há também argumento a favor da Citroën e de Ogier…Por exemplo, o facto de só o Tanak conseguir ganhar de Yaris WRC, nem Latvala nem Meeke andaram se quer perto disso este ano…Ou seja, eventualmente os Toyotas para o ano estarão bastante mais superáveis…. E penso que o C3 WRC não ficará a dever muito ao i20 Coupe WRC, logo, com mais uns desenvolvimentos a Citroën pode bater-se de… Ler mais »

z
Membro
z

Eu acho que a luta de galos até será motivadora para Ogier. Enquanto eles vão dividindo pontos (que não acredito que um vá dominar o outro) ou vão tendo contratempos devido a excessos na luta interna, Ogier com a sua consistência e com a equipa mais focada em terem o carro mais a seu gosto e fiável poderão ter uma boa surpresa no final do ano.

Billy Bob
Membro
Billy Bob

Pode ter razão com alguma divisão de pontos entre eles, agora guerrilha interna com o Andrea Adamo…Não me parece .Pode é estar a construir-se no WRC uma Nova Ordem Mundial. Tem de longe o melhor line up como abaixo afirma o colega ecs «adversários, tanto pilotos como equipas, terão sérios motivos para ficarem preocupados.»

Kankkunenfan
Membro

Essa é boa, Meeke e Latvala não andaram perto de Tanak. O 1º, conhecido por se espetar em 2 épocas (motivo pelo qual foi mesmo despedido e ficou sem lugar) talvez esteja a abordar este ano como um piloto, que saberia finalizar ralis, não? Mesmo assim, basta ir ver as vezes que Meeke esteve na liderança este ano. Vá rever as vezes que quando um deles tinha problemas, o outro teve de baixar ritmo para os construtores. Não sei se reparou nestes últimos 3 anos, mas com Hyundai, Toyota e M Sport, os 2ª e 3º pilotos têm um trabalho… Ler mais »

ecs
Membro
ecs

A concretizar-se, os adversários, tanto pilotos como equipas, terão sérios motivos para ficarem preocupados.

RogerM
Membro
RogerM

O Tänak saiu da Toyota para a Hyundai? Ainda por cima com o Neuville por lá? Poderá ter sido um autêntico tiro no pé por parte do estónio. Ainda por cima numa equipa vencedora, e com a possibilidade de uma retirada do WRC do Ogier, diminuindo a concorrência. Quem agradece a deixa é o próprio Ogier, que se com carros inferiores (teoricamente) fazia o que fazia…que fará agora num Toyota.

Billy Bob
Membro
Billy Bob

o que fará agora num Toyota. Mas…Eventualmente, ainda não há nada além do rumor.

Kankkunenfan
Membro

“As informações que temos são diferentes. Sébastien Ogier pode terminar já (depois do Rali da Austrália) a sua ligação à Citroën, mas para se ‘reformar’, pois tem uma cláusula no contrato que o impede de sair e ir para outra equipa. O cansaço do hexacampeão do Mundo de Ralis é grande, e a vontade de ir para casa também, mas tem um contrato de um ano para cumprir e sabe que a sua decisão pode significar a saída da equipa do WRC. E isso pode pesar.” Que belas informações o AS.pt encontra. Ou seja, por Tanak ter saído para a… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport