WRC, Rali do Japão: Três Toyota na frente e um Skoda no 4º lugar…

Por a 17 Novembro 2023 11:49

Uma penalização devido a um atraso de seis minutos num controlo, levou a que Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) passassem de 50 para 1m49.9s de atraso para Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) no final do primeiro dia de prova do Rali do Japão, marcado por condições muito difíceis de pisos, devido não só à muita chuva como a agulhas de pinheiro e outra vegetação caída das árvores na estrada, que tornou os troços, basicamente, um pista de…esqui!

Num dia em que ninguém tinha uma grande ideia do que ia ter pela frente, devido ao facto das coisas estarem sempre a mudar muito depressa, o feeling dos batedores foi muito importante e provavelmente Gwindaf Evans, pai do líder do rali, fez um trabalho melhor do que a concorrência.

O trabalho principal foi feito pelo piloto, mas se repararmos, foi dos poucos que andou bem, e fê-lo sem contratempos que muitos outros tiveram.

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) terminaram o dia a 2m06,6s da frente eles que tiveram muitas dificuldades pelo facto de abrirem a estrada e serem eles a limpar a maioria do que estava caído na estrada.

Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksson (Škoda Fabia RS Rally2) são uns surpreendentes quartos classificados a 3m00.2s da frente, líderes do WRC2, mas apenas com 4.8s de avanço para Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Fiesta Rally2) com Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) 24.6s mais atrás.

Ogier penalizou um minuto de modo a reparar o carro decorrente do seu toque na PE6, em que quase lá ficava, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) são sétimos, têm sido muito cuidadosos, vários aquaplaning, desceu muito o ritmo para garantir que fica na estrada, mas como o próprio disse, é embaraçoso pois está atrás de três Rally2.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) são oitavos depois de terem tido vários problemas. começou com a visibilidade, mais tarde revelou que estava enjoado, e ainda teve problemas elétricos, por fim terminou a dizer que o carro estava: “a cagar-se todo…”

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) são nonos a mais de cinco minutos da frente depois dos problemas que tiveram logo na PE2, quando bateram no mesmo sítio onde saíram de estrada Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), e Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), perdendo só aí 2m30s. Depois foi perdendo tempo com a forma como o carro ficou, ainda venceu três troços logo a seguir à assistência, mostrando que sem o seu poderia ter aqui um grande resultado. Talvez ainda dê para recuperar dois minutos ao melhor dos RC2, falta dia e meio de prova.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) perseguiam os líderes , já por 15.9s após a PE2, já estavam a 26.0s após a PE2, embora tenham subido ao segundo lugar da geral, na PE5 ficaram apenas a 10.5s da frente, mas no início da PE6 despistaram logo após 100m. Pelo menos, tentaram…

No sábado, as equipas vão disputar oito troços, num total de 84,68 km, sem serviço a meio do dia. A Floresta de Nukata (SS9/13, 20,32 km) e o Lago Mikawako (SS10/14, 14,78 km) abrirão o dia de sábado, seguidos da super-especial de Okazaki City (SS11/12, 2,84 km). Após uma zona de montagem de pneus e uma repetição das especiais da manhã, Shinshiro City (SS15, 6,70km) e uma última passagem pelo Estádio Toyota (SS16, 2,10km) encerram o segundo dia.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado