WRC, Rali da Turquia: Kris Meeke foi o mais rápido no Shakedown

Por a 12 Setembro 2019 11:34

Kris Meeke foi o mais rápido no Shakedown do Rali da Turquia, um ‘treino’ em que a Toyota liderou. A Hyundai colocou dois carros no segundo e terceiro lugares, antes do segundo melhor Toyota. O melhor Ford surge apenas em quinto na frente do primeiro Citroën. Como sempre, o shakedown dá apenas sinais, e nunca aponta favoritos.

Kris Meeke (Toyota Yaris WRC), que curiosamente faz a sua primeira aparição no evento em Marmaris, foi o mais rápido através do rochoso troço de Asparan, com 4,70 km, batendo por um segundo, Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 WRC). O companheiro de equipa do norueguês, Thierry Neuville, ficou 0,2s mais atrás, depois que todos os principais pilotos completaram as três passagens obrigatórias num dia com temperaturas ligeiramente abaixo de 30°C.

“Sabíamos que este troço se degradava bastante e por isso foi muito difícil no final. Só fizemos três passagens porque queríamos tentar preservar o carro o mais possível. É difícil, e sabemos que vai ser assim no rali,” disse Meeke: “Espero que o pó não seja um problema no início do dia de manhã, e que possamos fazer um rali limpo, e pelo menos queremos ver as grandes rochas que nos esperam. Vai ser o desafio mais difícil do ano para o carro e para as equipas, também, com estas temperaturas”.

Teemu Suninen optou pelos pneus Michelin no seu Ford Fiesta e marcou o ritmo na primeira passagem. Meeke definiu o tempo de referência na sua segunda passagem, retirando cerca de quatro segundos ao tempo anterior, e igualou-o na sua última tentativa.

O líder do Campeonato Ott Tänak foi quarto noutro Yaris, 1,4s atrás do seu companheiro de equipa, com o tempo original de Suninen suficientemente bom para ser quinto. O campeão do mundo Sébastien Ogier completou a lista dos seis primeiros no seu Citroën C3 WRC.

Esapekka Lappi furou um pneu traseiro no seu C3 WRC na sua primeira passagem, enquanto Pontus Tidemand regressou ao parque de assistência para permitir à sua equipa, a M-Sport Ford, verificar um problema de intercomunicadores no seu Fiesta WRC.

Melhores tempos

  1. Kris Meeke Toyota Yaris 3min 25.3s
  2. Andreas Mikkelsen Hyundai i20 +1.0s
  3. Thierry Neuville Hyundai i20 +1.2s
  4. Ott Tänak Toyota Yaris +1.4s
  5. Teemu Suninen Ford Fiesta +2.2s
  6. Sébastien Ogier Citroën C3 +3.0s
  7. Jari-Matti Latvala Toyota Yaris +3.2s
  8. Esapekka Lappi Citroën C3 +3.5s
  9. Dani Sordo Hyundai i20 +4.0s
  10. Pontus Tidemand Ford Fiesta +5.6s

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas Ralis
últimas Autosport