WRC, Rali da Suécia, PEC6: Neuville deixa Evans a abrir a estrada…

Por a 16 Fevereiro 2024 15:17

Polémica no Rali da Suécia. Thierry Neuville penaliza quatro minutos depois de alegados problemas de motor na partida da sexta especial o que deixou Elfyn Evans como primeiro na estrada. Pouco depois, o Hyundai pegou e seguiu viagem, e no final do troço Elfyn Evans disse de sua justiça: “Acho que o espírito competitivo desapareceu. A diferença entre ser primeiro e segundo na estrada é enorme, mas vamos esperar para fazer um julgamento antes que eu diga algo que me arrependa”, disse o galês.

Já Thierry Neuville confrontado com essas palavras: “De repente, tivemos um problema com o motor. É algo que já tivemos no passado. Para além disso, não fechámos bem o capot. O Elfyn estava no reabastecimento quando o carro não arrancava, por isso deve conhecer o problema”, disse o belga.

Só Neuville e a sua equipa sabem se tiveram mesmo um problema ou só o fizeram para prejudicar o adversário – daí Evans ter dito o que disse – e a verdade é que Elfyn Evans perdeu mais de trinta segundos. Neuville já estava atrasado, mas agora Evans também está porque Adrien Fourmaux passou na geral e Evans já está a um minuto da frente. Desta forma, sendo primeiro na estrada, Evans vai ainda perder mais tempo e deverá ficar atrás de Fourmaux no fim do dia e amanhã Evans parte logo atrás de Neuville. Vamos ver o que dizem os responsáveis da Hyundai e da Toyota, mas está longe de ser novidade, e mesmo se tiver sido propositado – o que obviamente não podemos garantir – o piloto da Hyundai não está a infringir qualquer regra, só mesmo o ‘desportivismo’ é afetado, mas esse só tem quem quer.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) ganharam o troço na frente de Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) e ficaram somente a 0.3s da frente, na classificação geral, com Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) em terceiro, novamente, um RC2 bem posicionado no troço. E não só porque a seguir ficaram mais…

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FOTO @World/André Lavadinho

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hellrun
hellrun
3 meses atrás

Creio que será possível à organização consultar telemetria do carro. Não tem o nível da F1, mas haverá dados suficientes no sw do carro, para confirmar a situação que ocorreu. Quanto ao Evans, ou tinha a certeza do que estava a dizer, ou guardava a frustração (compreensível, claro) para si. Pessoalmente, não sou apreciador destas manobras (se existiram, atenção) mas lembro-me de outros grandes pilotos, então apelidados de mestres da tática, que recorreram a este tipo de expedientes legais. Portanto, vamos com calma.

Phil1971
Phil1971
Reply to  hellrun
3 meses atrás

A ser uma jogada da Hyundai eu diria que mesmo assim pode ser uma jogada arriscada, não estão livres de Lappi ter um problema. Até teria piada ser o Takamoto ou o Faurmoux a ganharem o rali no final

lemans1969
lemans1969
3 meses atrás

Como o forista hellrun referiu, já no passado houve pilotos que usaram essa táctica que, sublinhe-se, não é ilegal se bem que não seja bem vista desportivamente. Lembro-me de Walter Röhrl o ter feito num troço do Monte Carlo – creio que em 1980 – em que os batedores avisaram que havia muita neve durante vários quilómetros iniciais do troço mas que depois a estrada estava mais desimpedida. Röhrl que era o primeiro na estrada, encostou o carro e não entrou na sua hora no CHC antes do Controle de Partida para a PEC e, com essa decisão começou a… Ler mais »

bm
bm
3 meses atrás

Estás jogadas nunca ficam bem, violando ou não as regras.
O pior neste caso, e’ que ele o fez mais para puxar o Evans para baixo do que para ganhar vantagem.
Este senhor Neuville já demonstrou uma certa falta de espinha do modo como se comportou com o Tanak no passado.
Isto ndica insegurança nas suas capacidades e não me parece ter fibra de verdadeiro campeão.

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