WRC, Rali da Alemanha: Previsão da 10º ronda

Por a 16 Agosto 2019 10:12

A décima etapa do Campeonato do Mundo de Ralis é o rali da Alemanha, situado no complexo de lazer do norte do Saarland, no Lago Bostalsee, que este ano acolhe a sede do rali, a partida, o parque de serviço e a final cerimonial.

Haverá um formato de quatro dias, com a primeira especial de quinta-feira à noite a ser realizada no mesmo sitio que o shakedown. Sexta-feira e domingo, as especiais passam pelas vinhas perto do rio Mosel e no sábado passa-se nas bases militares de Baumholder. As especiais de sábado são divididas pelas estradas públicas, no interior do Saarland, pela manhã, e as especiais no campo militar, pela tarde.

A grande variedade de especiais disponíveis na região marca o desafio deste evento como único no WRC. A superfície de betão, muitas vezes em mau estado, é diferente de qualquer outra região, sobretudo devido à sua natureza irregular, ao tamanho da região de Baumholder e aos perigos dos blocos de betão “hinkelstein”, concebidos para serem capazes de travar um tanque militar. Estão embutidos ao lado da estrada e são tão perigoso como qualquer árvore. As especiais corridas nas vinhas têm um desafio especial, onde a distância até aos cruzamentos é muitas vezes escondida da vista dos pilotos até ao último momento, colocando uma invulgar dependência na leitura das notas.

Uma característica muito especial da região é a sua natureza climática microcósmica incomum. As tempestades de verão podem irromper sem aviso prévio nas pequenas áreas de campo, o que cria um desafio especial para o trabalho de selecção de pneus por parte dos concorrentes. As escolhas de pneus adequadas têm de ser feitas para um grupo de etapas e as equipas contam com agências profissionais de previsão meteorológica para ajudar nestas decisões.

Os 79km de etapas sem serviço ou pontos designados para a troca de pneus são a parte mais desafiadora para a seleção de pneus. Excepcionalmente, as tripulações têm três compostos diferentes de pneus. Nesta ocasião, estão disponíveis pneus especiais de chuva torrencial, nos quais se esperam condições de chuva constantes entre os pontos de mudança de pneus. Onde condições ocasionais de chuva são esperadas, as equipas muitas vezes fazem apostas ao equipar os carros com pneus de compostos diferentes, para que pelo menos alguns dos quatro pneus serão apropriados!

Além disso, este é um rali onde as tripulações podem tirar partido das suas próprias tripulações de segurança, cujo objectivo principal é verificar a rota antes da chegada das tripulações para verificar se as tempestades recentes levaram à mudanças nas condições desde o reconhecimento oficial da tripulação alguns dias antes.

A lista de inscritos para o Rali da Alemanha, recentemente publicada, confirma a primeira participação no WRC para Takamoto Katsuta, com o número 17 da competição. Ele vai conduzir o quarto Toyota Gazoo Racing, ao lado dos habituais três pilotos da equipa.

As participações mais notáveis neste evento incluem o piloto belga Kris Princen num Citroen DS3 WRC e o italiano “Pedro” que substituiu o piloto sueco Pontus Tidemand na segunda participação da M-Sport no WRC2 Pro, apoiando Eric Camilli.

Existem 12 entradas de World Rally Cars no total. Este evento não conta para o calendário do Junior WRC. Apenas uma entrada da categoria R-GT (Brazzoli’s Abarth), mas conta também com uma impressionante gama de carros R5 com: 13 Skodas (seis versões Evo), seis Fiestas (quatro versões Mark II), quatro VWs e Hyundais e dois Citroens. Três entradas (todas Mitsubishi Evo Xs) estão a correr segundo as regras nacionais, sendo 56 entradas no total.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado