WRC, Q&A Sébastien Ogier: “Não queria correr…”

Por a 15 Março 2020 15:47

Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) estrearam-se este ano a vencer com a Toyota, que desta forma se torna na quarta marca diferente com que a dupla francesa vence ralis. Estrearam-se a vencer com a Citroën (2010), fizeram-no depois com a Volkswagen (2013), Ford (2017) e agora Toyota (2020). Neste rali, não cometeram erros e venceram com alguma facilidade.

Sébastien Ogier, a vitória surgiu em circunstâncias diferentes. Foi um grande desafio. Como te sentes ao competir aqui?

“É claro que preferia celebrar a minha primeira vitória com a Toyota num contexto diferente, mas, celebrei porque esta vitória é definitivamente estranha. Basicamente, não queria correr. Convenceram-me a estar aqui e fiz o meu trabalho, mas para mim, proteger a vida humana devia ser a prioridade. Espero não ter trazido nenhum mal aos nossos amigos mexicanos.”

“Temos muito apoio aqui, como sempre. Mas com tantos adeptos aqui, não dar autógrafos, não tirar fotografias, eles não perceberam. Tentei o meu melhor para respeitar o que todos no mundo estão a fazer de momento. Foi assim! De resto, continuo a achar que fizemos um bom rali, com dois dias sem erros. O Rali do México é um grande desafio e coneguimos bons pontos para o campeonato.”

Seis vitórias aqui com quatro fabricantes diferentes. Como te preparaste mentalmente para esta prova?

“Honestamente, acho que as pessoas notaram isso na quinta-feira. Não estava a sentir-me bem. Todos os dias o mundo está a mudar. Recebi notícias na quarta-feira que não me deixaram dormir, depois na quinta-feira, estava a batalhar comigo mesmo. Não estava a fazer o trabalho que devia. Disse a mim mesmo que tinha de fazer o rali a sério. Não podia estar a ‘meio-gás’. Por isso, estou contente. Senti-me melhor na sexta-feira e o carro esteve perfeito. Não tivemos problemas por isso vencemos. Mais uma vez, eu e o Julien estivemos bem no México. Temos uma ligação especial com este lugar.”

Julian, O Seb fala numa ligação especial. Tudo começou aqui convosco ainda nos tempos do JWRC. Como te sentes com este resultado?

“O Séb disse quase tudo. Só quero dar os parabéns à equipa porque não tivemos nenhum problema com o carro. Parabéns ao Kaj e à equipa. Foram três excelentes performances dos Toyota. Bom começo de temporada para a equipa.”

Este rali é sempre um desafio, quão agradável é?

“Claro. Há doze anos foi o nosso primeiro evento fora de França. Lembro-me de tantas coisas, de termos uma amostra de combustível com as datas erradas. Acontece sempre algo de estranho aqui no México e tu tens de estar focado. Os dias são muito longos. Temos de trabalhar muito, das 7h às 23h. Mas, é sempre um ambiente excelente.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado