WRC: Mundial de Ralis prossegue na Turquia

Por a 11 Setembro 2019 11:04

Realiza-se no próximo fim de semana o Rali da Turquia, 11ª ronda do Campeonato do Mundo de Ralis 2019, pela segunda vez seu formato atual, oitava no WRC. Pelo segundo ano, o evento está baseado na cidade portuária e na cidade turística de Marmaris, na província de Mugla, na parte sudoeste da Anatólia. São novamente esperadas condições extremamente quentes e secas.

O rali começa com um troço de asfalto no centro da cidade, na quinta-feira à noite, seguindo-se depois três dias de troços de terra ao norte e oeste de Marmaris. A programação de sexta-feira abrange 160 km de troços, mais do que todo o resto do rali em conjunto. O parque de assistência fica a 12 Km de Marmaris, o percurso é praticamente o mesmo do ano passado, mas com um troço completamente novo, feito duas vezes no sábado, e outro parcialmente novo, no último dia.

As delícias especiais deste evento são os vários troços com vistas panorâmicas sobre o Mediterrâneo. O rali não é considerado um evento de “longa distância” e todas as equipas transportam os seus equipamentos e carros para Marmaris por transporte rodoviário, com os carros de rali a ficar longe de suas bases por três semanas – às vezes mais do que durante eventos de longa distância. É discutível qual é a melhor ordem de saída para os troços de sexta-feira, já que a limpeza das estradas é equilibrada pelas rochas cada vez mais numerosas nas estradas. Os pneus duros são a melhor escolha.

Inscreveram-se 31 equipas, mas este ano o evento não se qualifica para o WRC Junior, por isso, sem estes carros do campeonato de uma só marca, o nível de inscrições é comparável ao do ano passado. Existem onze World Rally Cars, incluindo uma terceira entrada na M-Sport, para Pontus Tidemand (em parceria com Ola Floene) e apenas a Citroën terá uma inscrição para dois carros, para além da M-Sport, Toyota e Hyunda correm com três carros.

Entre os 18 carros R5 (bem mais de metade do total de inscritos) estão três dos novos Ford Fiesta R5 Mark II, para Greensmith, ‘Pedro’ e Gaurav Gill e dois Skoda Fabia Evos para Rovanpera e Kopecky. Para Gill este é o início de um novo projeto de competição internacional para a empresa indiana JK Tyres.

Os dois Skoda Evo e apenas o Ford de Greensmith foram inscritos na WRC2 Pro.

Seis inscrições no evento vêm da Turquia, e após a retirada de Nikolai Gryazin, apenas três concorrentes não estão inscritos num campeonato da FIA.

Apenas duas inscrições são para carros com tração às duas rodas. Além disso, 23 carros foram inscritos na categoria National Rally, todos em tipos de carros familiares, mas também há cinco exemplos de Fiat Egea, versões locais do Fiat Tipo, que só devem rodar na sexta-feira.

Há uma dececionante notícia tardia: Elfyn Evans vai perder a sua terceira prova WRC consecutiva por causa da sua lesão nas costas que sofreu no Ralli da Estónia, em julho, o que significa que a M-Sport terá só dois carros. Além disso, o líder do campeonato amador WRC2 da FIA, Nikolay Gryazin, cancelou a sua participação. O pré-Evo Skoda Fabia R5 que tinha planeado conduzir ficou muito danificado no Barum Czech Rally Zlin e o tempo será agora gasto na preparação da sua nova versão Evo do carro. Em vez disso, irá fazer um rali de teste uma semana depois da Turquia, em Nova Gorica, na Eslovénia. Estes ‘desistentes’ significam que o total de entradas para o evento WRC está agora reduzido para 29.

Martin Holmes

HORÁRIO

QUINTA-FEIRA, 12 SETEMBRO

08h00: Shakedown (4,70 km)

16h00: Saída do Parque de Assistência (Asparan)

16h30: Cerimónia de Partida (Marmaris)

18h08: ES 1 – Super Special Stage (2,00 km)

18h33: Parque Fechado (Asparan)

SEXTA-FEIRA, 13 SETEMBRO

05h30: Partida e Assistência A (Asparan – 15’)

06h08: ES 2 – Içmeler 1 (24,85 km)

07h31: ES 3 – Çetibeli 1 (38,15 km)

08h54: ES 4 – Ula 1 (16,57 km)

11h14: Assistência B (Asparan – 40’)

12h17: ES 5 – Içmeler 2 (24,85 km)

13h40: ES 6 – Çetibeli 2 (38,15 km)

15h03: ES 7 – Ula 2 (16,57 km)

17h08: Flexi Assistência C (Asparan – 45′)

SÁBADO, 14 SETEMBRO

05h57: Partida e Assistência D (Asparan – 15′)

06h50: ES 8 – Yesilbelde 1 (33,00 km)

08h08: ES 9 – Datça 1 (8,75 km)

09h06: ES 10 – Kizlan 1 (13,30 km)

10h32: Assistência E (Asparan – 40′)

11h50: ES 11 – Yesilbelde 2 (33,00 km)

13h08: ES 12 – Datça 2 (8,75 km)

14h06: ES 13 – Kizlan 2 (13,30 km)

15h27: Flexi Assistência F (Asparan – 45’)

DOMINGO, 15 SETEMBRO

06h55: Partida e Assistência G (Asparan – 15’)

07h38: ES 14 – Marmaris 1 (7,05 km)

08h36: ES 15 – Gökçe (11,32 km)

09h24: ES 16 – Çiçekli (13,20 km)

11h18: ES 17 – Marmaris 2 Power Stage (7,05 km)

11h38: Chegada (Asparan)

12h15: Pódio

Hora de Portugal Continental

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado