WRC: Muito equilíbrio no Rali da Sardenha

Por a 14 Junho 2019 19:52

Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) deverá ser confirmado como o líder do Rali da Sardenha, e dizemos, deve, porque a sétima especial foi cancelada devido a uma intervenção média a um espetador, e esse facto baralhou um pouco as contas porque já três pilotos tinham disputado o troço, e consequentemente, gastaram mais pneus que os seus adversários, colocando-os em desvantagem nos dois últimos troços do dia, pois o trio, Ott Tanak, Thierry Neuville e Elfyn Evans, gastou pneus nesse troço.

Inicialmente, o Diretor de Prova atribuiu o pior tempo dos três, o de Tanak, a todos os restantes, mas se no final da sexta especial Sordo e Tanak estavam empatados no primeiro lugar, no final da nona especial, o espanhol lidera com 10.8s de avanço para Teemu Suninen e 11.2s de avanço para Ott Tanak que é terceiro. E o estónio, tal como Neuville e Evans podem sentir-se injustiçados, já que desgastaram os pneus dos seus carros nos 14.72 Km da especial e os restantes adversários, não. Portanto, há que esperar pela decisão final do Diretor de Prova/Comissários, que não deve mudar, pois nestas situações há sempre quem seja prejudicado, desta vez ‘tocou’ aquele trio…

Assim sendo, Sordo, que iniciou a segunda ronda pelos troços 0.7 segundos atrás de Ott Tanak, primeiro, empatou e depois aproveitou o maior desgaste das borrachas do Toyota Yaris WRC de Tanak para passar para a frente e distanciar-se um pouco.

Nada que atemorize Tanak, que já viu Sébastien Ogier ficar pelo caminho (provavelmente já nem volta ao rali porque a equipa não vê benefícios nisso, já que Ogier e Ingrassia teriam que voltar a abrir a estrada durante o dia de amanhã, e com a forte probabilidade de não conseguirem recuperar posições, voltariam a abrir a estrada no domingo, o que os impediria, quase na certa de obter bons pontos na PowerStage. Portanto, quase de certeza, Ogier não vai sair da Sardenha na frente do campeonato, a não ser que tanto Tanak como Neuville, desistam).

Com Neuville a quase um minuto da frente depois de uma parte de tarde de hoje muito complicada, o estónio tem caminho aberto para repetir o que fez nas últimas duas provas, vencer.

Se tudo se mantiver como está em termos de classificação, temos ainda seis pilotos com condições de chegar ao triunfo, e o desafio do sétimo, Neuville, é recuperar até onde lhe for possível. Atrás de Dani Sordo, temos Teemu Suninen, a 10.8s, quatro décimos depois está Ott Tanak. Andreas Mikkelsen é quarto a 20.2s e logo ‘agarrado’ está Elfyn Evans, a 20.3s. Kris Meeke é sexto a 29.5s.

Com um Hyundai em primeiro e outro em quarto, será curioso perceber se vai haver jogo de equipa lá mais para a frente. É bem provável, mas para já, com Sordo na frente, não me parece que isso possa acontecer se o espanhol por ali se mantiver…

Jari-Matti Latvala chegou a liderar a prova, entre a PE4 e PE5, mas o seu protagonismo terminou no primeiro troço, quando capotou lentamente, depois de puxar demasiado cedo o travão de mão num gancho muito apertado. Latvala e Miikka Anttila conseguiram colocar o Toyota em cima das quatro rodas e prosseguir, mas chegaram ao fim do dia com o para-brisas partido, perdendo bem mais de oito minutos depois de nova saída, no último troço do dia.

Elfyn Evans teve um começo de dia com problemas de travões e uma ligeira saída já de tarde, devido a pneus demasiado gastos. Esteve a 1.2s de Tanak, mas depois deixou-se ficar novamente para trás.

Andreas Mikkelsen escolheu mal os pneus de manhã, beneficiando pouco da sua ordem na estrada, mas ainda assim fez o suficiente para se manter na luta pela vitória, e pode ir aí buscar a motivação para vencer, algo que lhe anda a fazer falta para ‘reavivar’ a confiança devido a ficar no banco mais do que desejava…

De manhã, Kris Meeke estava a andar bem até ter apanhado um troço que nunca tinha disputado. Resultado: Caiu para nono e desde aí tem tido dificuldades de subir posições, mas a verdade é que se colocou à margem de problemas e está ainda em ‘stricking distance’, leia-se com a possibilidade de vitória à vista, rodando no sexto lugar a 29.5s de Sordo.

Thierry Neuville teve uma tarde difícil, mas pode-se dizer que ‘sobreviveu’. É sétimo lugar, a quase um minuto da frente, e se lutar pelo triunfo será difícil, o dia de amanhã é longo e logo veremos como acaba. Terminou a manhã a 14.1s da frente, apesar da ordem na estrada, mas esta tarde, um mal entendido com o seu co-piloto, Nicolas Gilsoul, numa nota de andamento, uma ligeira saída resultou num radiador danificado. Depois disso ainda teve mais um pião e uma saída em frente para uma estrada secundária, perdendo muito tempo, terminando o dia quase a um minuto da frente.

Esapekka Lappi andou melhor na parte da tarde, mas o piloto da Citroën está a mais de um minuto da liderança, em oitavo depois de ter furado na PE4.

Como se percebe, o rali está totalmente em aberto – ao fim ao cabo este foi apenas ainda o primeiro dia – mas a verdade é que dos dois dos principais favoritos ao campeonato, ou está fora de prova, ou quase, e o outro está bem longe de um lugar no pódio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado