Sébastien Ogier multado em 5.000€: “Gostaria de pedir desculpa…”

Por a 25 Abril 2021 19:24

Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) tiveram um acidente na ligação para a PE17 , quando rodavam na estrada, numa cidade, ao pretenderem chegar-se para a direita, um carro a uma velocidade substancialmente maior, bateu-lhes na lateral fazendo estragos à lateral direita do Toyota Yaris WRC.

A equipa parou, pouco depois a polícia chegou, entretanto chegou um dos responsáveis da equipa, Jarmo Lehtinen, que ficou a tomar conta do incidente pelas autoridades.

Há um vídeo em que se vê um breve conversa entre Ogier, Lehtinen e os agentes, até que Ogier entra no carro e arranca, com um polícia a colocar as mãos em cima do carro, tentado que Ogier não saísse dali. O caso, causou, naturalmente, celeuma, mas agora vieram as explicações: “Gostaria de pedir desculpa e esclarecer o incidente desta manhã. Ao contrário de algumas das filmagens sugeridas, parámos junto da polícia, após o nosso incidente de trânsito. Primeiro certificámo-nos de que o outro condutor não se encontrava ferido, bem como explicámos tudo à polícia e fornecemos todos os nossos documentos. Infelizmente, houve um grande mal-entendido devido à barreira linguística. Agora tudo está claro, estamos todos juntos e mais uma vez estamos realmente felizes por ninguém se ter magoado”, escreveu Ogier nas suas redes sociais.

Os Comissários Desportivos da prova tomaram conhecimento do caso, através do diretor de prova, viram os documentos probatórios e ouviram Jarmo Lehtinen.

O facto de Ogier ter arrancado enquanto um oficial da polícia estava na frente do carro, foi considerada uma ofensa que desrespeita os artigos 12.2.1c e 12.2.1h do Código Desportivo Internacional, pelo que decidiu impor uma multa de 5000€ a Ogier, suspensão por uma prova, com pena suspensa por seis meses, o que significa que se Ogier prevaricar, a pena torna-se efetiva, tal como já sucedeu com Ott Tanak no Rali de Monte Carlo.

Ogier explicou aos Comissários que percebeu que tinha de parar para verificar uma coisa no carro, e ao sair de um sinal vermelho, viram uma zona de paragem de autocarro, e mudaram de faixa. Ao mesmo tempo, um carro se aproximava nessa faixa, rapidamente, e bateu-lhes na lateral direita do Yaris WRC.

Quanto a polícia chegou, nenhum deles falava inglês, pelo que chamaram um elemento da equipa para dar sequência à ‘papelada’.

Quando Lehtinen chegou ao local, houve uma conversa entre ele e a direção de corrida e depois entre a direção de corrida e a polícia, e para Ogier ficou claro que poderia abandonar o local, mas essa informação não foi passada ao polícia que se colocou na frente do carro.

Ogier disse que a situação não devia ter acontecido e pareceu um comportamento muito mau da sua parte. Ogier pediu desculpas pela ofensa, e prometeu falar com o polícia e o condutor do carro envolvido para lhes pedir desculpa.

Os comissários concluíram que o acidente não foi uma infração aos regulamentos, mas o comportamento de Ogier não pode ser aceite, ao arrancar com o carro com o polícia à sua frente pois causou uma situação insegura. O incidente é prejudicial ao desporto motorizado.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Quem vem de trás é sempre culpado. Mas aqui o ogier também teve mal.

alexis
alexis
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

É por causa de condutores como você que a sinistralidade em Portugal é o que é, Então quem vem atrás é sempre culpado??? Eu vou atrás de si e de um momento para o outro dá-lhe na cabeça de mudar de direção sem assinalar a respectiva manobra e sem verificar se vem outra viatura atrás e ou a ultrapassar e a culpa é de quem vem atrás?! Essa é muito boa e era excelente para quem tivesse danos no carro e quisesse arranjar alguem para os pagar, como se vê no video ele parecia que estava sozinho na estrada, vem… Ler mais »

Lisboa
Reply to  alexis
2 anos atrás

Hahahaha!!!
Amei…
Crítica o primeiro por ser culpado da sinistralidade rodoviária em Portugal, mas este nem noção tem do código da estrada e sobretudo, a diferença entre Faixa e Via.

Vem na Faixa do meio? O que é isso?

Se não sabes, não critiques, mas se criticas, epá, ao menos vai ler primeiro.

“Faixa do meio”… Hahahahaha!!!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  alexis
2 anos atrás

Felizmente conheço o código de estrada.

alexis
alexis
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Nota-se que é um conhecedor profundo, você e o Lisboa que nem sabe qual é a faixa do meio e o autosport bloqueou-me a resposta que eu lhe dei, mas aproveite e faça uma pesquisa sobre o que é circular na faixa do meio e mudar de direção sem assinalar a manobra, é por causa de gente assim que a sinistralidade em Portugal é o que é, enfim…

Lisboa
Reply to  alexis
2 anos atrás

És tão burro que até DÓI a alma.
Mas és mesmo burro de burro.
Não existe a FAIXA do meio.
Faixa, é o lado em que todo o trânsito circula num sentido.
A autoestrada A1 tem DUAS Faixas, a que vai para Norte e a que vem para Sul.
Essas faixas são elas compostas por VIAS.
Entre Lisboa e o cruzamento com a A23, cada FAIXA, tem TRÊS vias de circulação.

Se não fosses um Burro do crlh, saberias isto, mas deves ser daqueles cromos burros que circulam sempre na VIA CENTRAL.

Volta para a escola burro.

alexis
alexis
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Olha lá ó minha grande BESTA, conheces-me de algum lado para estares com esse palavriado nojento? Já chamar-te burro a ti é uma ofensa a um animal tão simpático como é o burro, mas então estás a chamar burro a todas as publicações que falam na faixa do meio, nomeadamente o codigo da estrada, percebes-te ó minha grande BESTA, adoro gajos como tu que adoram falar grosso atrás de um teclado, mas quando ficam cara a cara parecem cordeirinhos, por isso grande BESTA vai aprender a ser educado e aprende o código de estrada e já agora fazendo minha a… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  alexis
2 anos atrás

Primeiro de tudo odeio os comentários atrás de ambos. Ofendam se ao espelho sff. Segundo. Consulte o diário da República e não sites escritos por incompetentes, quem sabe se até não foi você que escreveu. Terceiro. Em muitos países e aqui confesso que não sei o que diz a nossa legislação, mas em estradas como a segunda circular e ic19, ou seja estradas com muitas saídas e entradas o que é aconselhado é conduzir na via do meio e usar a da esquerda para ultrapassar e deixar a via da direita para quem entra na faixa e para quem sai… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Fast Turtle
alexis
alexis
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Tem toda a razão, mas se reparar não fui eu que comecei a insultar e a baixar o nivel, só que depois tive que baixar para o nivel dele, pois como diz o ditado “quem não se sente não é filho de boa gente”, enfim.Mas vamos ao que interessa, com o inicio do comentário fez-me lembrar o velhinho que vai em contra mão na auto estrada e acha que os outros é que vão, mas agradeço-lhe o facto de achar que eu controlo todos os sitios com os endereços que aqui postei, nomeadamente o valor da coima a aplicar no… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  alexis
2 anos atrás

Fala em vias e não em faixas de rodagem.🙂

Conhece a segunda circular e o eixo norte sul desde telheiras até à ponte?

Quem vai na direita só atrapalha a quem sai e a quem está a entrar. O sítio mais seguro para se ir é mesmo no meio. Então em hora de ponta nem se fala.

Em muitos países é assim que funciona… Eixo norte sul e segunda circular não são autoestradas

alexis
alexis
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Eu conheço o País todo,agora faço poucos kms, faço 35000 a 40000 por ano, mas andei quase 20 anos a fazer 70000 a 80000 e até mais por ano e nunca fui camionista nem taxista, a faixa central existe para passarmos para lá quando temos necessidade disso como é o caso em zonas de grande tráfego e não para circularmos nela só prque nos apetece, Por exemplo eu todos os fins de semana vou para o Douro pela A4, saio daqui sempre por volta das 23h porque não tenho paciencia para ir sempre a travar no meio da confusão e… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado