Reações à penalização de Solberg: “o desporto precisa de mudanças e de criar mais entretenimento”, não penalizá-lo

Por a 15 Maio 2023 11:52

Edoardo Delleani, Andrew Kellitt e Luís Tourais de Matos, Comissários Desportivos do Rali de Portugal devem ter sentido um arrepio na espinha quando tiveram que assinar a decisão #16 que penalizou Oliver Solberg pelo facto de ter feito ‘donuts’ (piões) num zona proibida pelos regulamentos. Claro que cumpriram o que está estipulado nos regulamentos que não foram eles que fizeram, mas a reação do ‘mundo’ dos ralis ao sucedido diz bem do mal que esta decisão fez ao WRC como um todo. O facto de toda a gente estar a falar dela prova-o.

Recorde-se que Oliver Solberg liderava o WRC2 com 35,4s de vantagem quando fez donuts no final da super especial de Lousada, numa zona perfeitamente segura para os espectadores que estavam nas bancadas, ao contrário do que fez Sebastien Ogier após o pódio do Rali da Catalunha do ano passado, ação que levou à introdução desta regra.

Solberg recebeu uma penalização de um minuto, e perdeu o rali por 1.2s para Gus Greensmith.

Convém aqui referir que a penalização mínima para este caso é de 5 minutos, mas a FIA ponderou e decidiu atenuar a pena, em virtude da desproporção para o caso que levou à criação desta regra, os piões de Ogier no pódio em Espanha o ano passado: “No Rali de Portugal, os Comissários Desportivos tomaram uma decisão tendo em conta todas as informações de que dispunham, incluindo a declaração da equipa de que não tinha lido os regulamentos publicados antes de cada prova.

“Aplicar uma penalização de tempo de um minuto em comparação com a penalização de cinco minutos prevista nos regulamentos é proporcional, tendo em conta as circunstâncias explicadas na sua decisão”, lê-se no comunicado da FIA.

O resumo do que acham os restantes pilotos é simples: “o desporto precisa de algumas mudanças e de criar um pouco mais de entretenimento” este tipo de entretenimento, e muitos outros…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lugar aos novos!
Lugar aos novos!
11 meses atrás

Esta penalização é das coisas mais patéticas que se viu nos últimos anos. Fazem super especiais, com bilhetes pagos para o público ter espetáculo, com 2 carros em simultâneo, em circuito, etc., totalmente diferente do que é uma especial de rali, e depois castigam um piloto que aproveita para dar um pouco mais de espetáculo! E a justificação é por condução de exibição em local não adequado!!!! E logo 1 minuto, podiam castigar simbolicamente, mas apenas isso. O Bruno Bulacia usou mais um pneu que o permitido durante o rali e levou 2 minutos, e aqui sim a penalização devia… Ler mais »

Cágado1
11 meses atrás

Conheço muito bem o Luís Tourais de Matos, meu colega de Técnico, companheiro de inúmeros ralis e chefe equipa de controladores, quando jovens. É um grande apreciador do espectáculo, mas um homem de rigor e princípios. Deve ter-lhe custado horrores horrores assinar a penalização. Duvido imenso que tenha sido de sua iniciativa, cheira-me mais a pressão de outro concorrente, ou de um inspector da FIA. Percebo que a penalização tenha sido instituída quando se pensa numa ligação, normalmente estrada aberta. Deverá fazer-se uma distinção regulamentar para estas situações, que fogem ao perfil normal. O final do troço cronometrado deveria ser… Ler mais »

kanSan27
kanSan27
11 meses atrás

Entreguem o WRC à Liberty…

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado