Ralis: Yves Matton receptivo a uma “evolução” da ordem de partida nas provas do WRC

Por a 11 Agosto 2016 12:49

 

Depois de ter dito aos microfones do AutoSport que Sébastien Ogier se queixava em demasia da ordem de partida, uma vez que  existem ralis onde esta é vantajosa, Yves Matton mostra-se agora receptivo à “evolução” da  questão.

“Em primeiro lugar, se mudarmos a regra, deve ser uma solução a longo prazo uma vez que já a alterámos muito no passado”, disse ao motorsport.com. “Pessoalmente, sou a favor de uma evolução desta regra, mas fomos demasiado longe com este assunto e se mudarmos, é evitar falar sobre o assunto. Quero que no próximo ano, se a Citroën vener um rali, que todos sintam que vencemos devido à nossa performance, não por termos tido uma melhor posição na estrada ou outro acessório”.

Matton disse depois que a solução perfeita não existe:

“Com certeza que nunca será perfeita. É impossível nos ralis encontrar uma solução perfeita. Mas iremos encontrar algo melhor e estou aberto à mudança”, concluiu.

Após vencer em Monte-Carlo e na Suécia, Ogier abriu a estrada nos primeiros dois dias de competição nos seis ralis de terra seguintes, falhando a vitória em todos e com isso enfrentando a maior ‘seca’ de triunfos desde 2010. Ainda assim, o francês continua a liderar confortavelmente a classificação, com 45 pontos de vantagem sobre o colega de equipa Andreas Mikkelsen à partida do próximo Rali da Alemanha, o primeiro de três ralis consecutivos em asfalto.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
7 anos atrás

O “alemão” 🙂 eu compreendo, queriam ter dito o françês, a VW é que é da Alemanha.. Quanto à questão em si, acho que não vai ser fácil arranjar uma forma justa para todos.. Se não for para manter a situação actual, talvez se pudesse avançar para a seguinte fórmula, no 1º dia era pela ordem do campeonato, para o 2º dia invertia-se a ordem dos primeiros 8 ou 10 classificados, isto para evitar que os pilotos abrandem na última especial do dia como acontecia, para o último dia também se mantinha o figurino actual. O que acham?

kankkunenfan
kankkunenfan
7 anos atrás

Pois, com a FIA a querer introduzir a abertura do líder durante a totalidade do rali, Matton diz: “está bom assim não massacremos mais o rapaz oh Todt”!! Estimo muito em ver os seus pilotos a sair atrás de Ogier. Vai ser a dança de costume, uma vitória e desce até 7 ou 8, outra vitória e desce.. enfim, nem os mais desatentos papam esta regra! Penalizar um dia chega bem, 2º dia saem pela ordem do 1º dia. Afinal não há split time onboard para jogos ao segundo e nos passado correu bem e muitos pilotos se sagraram campeões… Ler mais »

onhiram80
onhiram80
7 anos atrás

Como isto está não faz sentido nenhum…1º dia, ordem de classificação do rali anterior, restantes dias de competição pelo ordem de classificação, independentemente de existir estratégia na última especial do dia. Cada um é livre de escolher a sua estratégia, nem que para isso tenha de penalizar.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado