Rali da Estónia: Tanak lidera, Oliver Solberg brilha

Por a 14 Julho 2019 01:07

Ott Tänak e Martin Järveoja dominaram o primeiro dia do Rali da Estónia, depois de vencerem sete dos novo troços, mas foi na classe RC2 reservada aos R5 que esteve muito do interesse desta prova, com Oliver Solberg, filho do Campeão do Mundo de Ralis, Petter Solberg, a brilhar intensamente.

O primeiro dia do Rali da Estónia ofereceu muitas emoções e dezenas de milhares de adeptos de ralis testemunharam as lutas entre os pilotos do WRC. Ott Tänak e Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) dominaram o primeiro dia, vencendo sete dos nove troços.

A dupla estónia teve um forte início do dia, ganhando os dois primeiros troços, mas continuaram sempre com o mesmo registo, chegando a uma vantagem de 33,4 segundos sobre Andreas Mikkelsen e Anders Jaeger-Amland (Hyundai i20 Coupe WRC).

Mais importante que este domínio é o facto dos adeptos locais poderem ver ao vivo em todo o seu esplendor, os seus heróis locais correrem no mesmo rali, Markko Martin e Ott Tanak.

Terceiro depois do primeiro dia estão Esapekka Lappi e Janne Ferm da Citroen Racing (+46,3s), com a dupla da M-Sport, Elfyn Evans e Scott Martin a 1.09,2s no quarto lugar). O tempo perdido justifica-se com uma ‘aterragem’ mais forte após um salto onde danificaram um pouco o carro, perdendo com isso tempo. Em quinto lugar estão Craig Breen e Paul Nagle agora a correr pela Hyundai Motorsport (+1.12,7s).

O Top 6 é completado pelos líderes da classe R5, Oliver Solberg e Aaron Johnston (Volkswagen Polo R5). Apenas 6,4 segundos separam Solberg e Markko Märtin e Kristo Kraag (Ford Fiesta WRC). Fantástica exibição do jovem Solberg, especialmente se olhar para o facto de Teemu Suninen e Jarmo Lehtinen terem marcado presença com o novíssimo Ford Fiesta R5. Das duas, uma, ou o Ford ainda não pode ser levado ao ‘extremo’, pois está ainda em desenvolvimento, ou o jovem Solberg está já num nível que lhe vai permitir chegar longe. Ao fim de quatro troços, Suninen já estava a ‘levar’ 44.2s. Provavelmente, a verdade está no meio das duas hipóteses…

É verdade que a restante concorrência nos R5 não é forte, mas há ali nomes com muito mais experiência que o jovem norueguês. Em segundo lugar nesta classe estão Rainer Aus e Simo Koskinen (Škoda Favia R5), depois de perderem 1,09,5 para Solberg, e rodam 8,9 segundos à frente de Eerik Pietarinen e Juhana Raitanen (Škoda Fabia R5). O décimo e quarto lugares do R5 são Teemu Suninen e Jarmo Lehtinen com Ford Fiesta R5, perdendo para Pietarinen com 3 segundos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado