OPINIÃO: como é possível a F1 ter ‘fugido’ tanto do WRC?

Por a 19 Dezembro 2022 15:11

Nos anos 80, os ralis fizeram sombra à F1, e não sei se no seu ponto mais alto não chegaram a ter mais ‘elan’. Ambas as disciplinas cresceram bem, a F1 está mais ‘velhinha’, tem 72 anos, os ralis só completam 50 em janeiro.

Enquanto a F1 teve um grande ‘boom’ nos últimos anos, e antes disso já se tinha destacado imenso do WRC, os ralis têm feito caminho inverso e marcam passo há muito tempo. Não há dúvidas que os ralis se tiveram de reinventar desde 1987, depois da proibição dos Grupos B. Depressa se recompuseram, e muito bem, chegando a 1997 com os WRC, que fizeram a modalidade dar um grande pulo qualitativo. Mas só nos carros, pois parece-me que em tudo o resto, foram dados passos atrás.

A estrutura dos ralis mudou, e a mim parece-me que começaram a ‘perder’ precisamente na altura em que se tornaram num produto totalmente diferente. Deixaram-se os ralis em linha, para eventos com percursos em trevo, das 9 às 5, tudo mais ‘arranjadinho’, parques de assistência centrais, mais TV, passos que pareciam na teoria bons, mas enquanto a F1 ‘fugia’ no que ao interesse dos adeptos diz respeito, os ralis andam há muito tempo a ‘marcar passo’.

A disciplina não está mal por causa dos carros, são dos melhores de sempre, estas duas últimas gerações, mas os sucessivos Promotores e a FIA não souberam dar a volta ao texto, de globalizar verdadeiramente os ralis. Surgiram duas fortes crises, em 2011 e em 2020, e a juntar a isso, a perfeita indefinição por que passa a indústria automóvel. Quanto a mim, é especialmente por isto que os ralis não se desenvolvem. Até o Dakar já soube reinventar-se ao aceitar todas as tecnologias, que coexistem. Os ralis continuam a gaguejar. Até quando?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
1 ano atrás

Fizeram sombra à F1 nos anos 80? Com Andretti, Lauda, Piquet, Prost, Senna?

Scirocco
Scirocco
Reply to  Scb
1 ano atrás

Sim, com Toivonen, Waaldegard, Mikkola, Biasion, Blomkvist, Mouton, Vatanen e Allen.

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

É isso mesmo!

FRL
FRL
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

Acrescento Mikkola, Salonen, Walter Rohrl…

ramedlaV
ramedlaV
1 ano atrás

Façam um drive to survive! É uma solução inteligente, com muitas histórias e variáveis para contar. Neve, terra, asfalto, testes muita coisa fantástica.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado