Há 20 anos: Quando Loeb bateu um recorde com 27 anos no WRC


No Rali da Argentina de 2005, Sébastien Loeb bateu um recorde com 27 anos, alcançando aí a sua sétima vitória da época. Mas nesse mesmo ano, fez muito mais do que isso…

Nesse dia, quando entrou no majestoso complexo Pro Racing a três quilómetros da Villa Carlos Paz para disputar as duas últimas super-especiais dessa prova, Loeb sabia que estava a um passo de se tornar um verdadeiro herói.

Defender os 32,7 segundos que o colocavam à frente de Marcus Gronholm durante 6,04 quilómetros foi uma tarefa demasiado fácil para quem tinha ganho sete das 22 especiais, para quem acumulava vitórias sobre vitórias em provas classificativas dos ralis mundiais e para quem não perdia, nessa altura, uma prova do Mundial há quatro meses. Nunca ninguém, em 27 anos de história do Mundial de Pilotos, tinha ganho sete vezes (seis das quais consecutivas) no mesmo ano (Auriol ganhou seis em 1992).

Para além de atestar o grande momento de forma que atravessava o Campeão do Mundo, a vitória Argentina, que lhe faltava também no “palmarés”, teve o condão de o impulsionar ainda o pequeno francês para a revalidação do título. Se necessário fosse, Loeb poderia tirar férias nos seguintes Rali da Finlândia e da Alemanha que, quando se inscrevesse no Rali da Grã-Bretanha, no final de setembro, ainda poderia olhar de cima para os seus mais directos adversários. Tal era o avanço em pontos.

Sendo verdade que nessa altura bateu o recorde de 27 anos de Didier Auriol, triunfando nos ralis de Monte Carlo, Nova Zelândia, Sardenha, Chipre, Turquia, Acrópole, Argentina, ainda, nesse ano, acrescentou as vitórias na Alemanha, Córsega e Catalunha. 10 vitórias em ralis no mesmo ano!

Esse feito está registado na história do Mundial de Ralis como o segundo melhor de sempre, apenas atrás de outro feito alcançado três anos depois, em 2008…por ele próprio, quando venceu 11 ralis no mesmo ano: Monte Carlo, México, Argentina, Sardenha, Acrópole, Finlândia, Alemanha, Nova Zelândia, Catalunha, Córsega e Grã-Bretanha.

Como se percebe, o top2, é de Loeb. Desculpem, o pódio é todo de Loeb. Mas não só…

É só olhar para a tabela em baixo…

Ativar notificações? Sim Não, obrigado