Futuro do WRC: pilotos ‘chamados’ a pronunciar-se! E nós perguntamos aos adeptos…

Por a 20 Maio 2023 16:32

A FIA e o Promotor do WRC já perceberam que têm de fazer alguma coisa pelo WRC. Provavelmente, o que, lentamente, já estavam a fazer há muito tempo. É que a semana do Rali de Portugal foi muito profícua em declarações de vários quadrantes, e de repente nas Media Zone não se falava de mais nada que não fosse o futuro do WRC.

Em Portugal, houve uma reunião da FIA com o Promotor do WRC e as equipas, reunião essa que de diferente das anteriores teve somente o ónus da maior urgência pois se até aqui só se ouvia aqui e ali falar-se do futuro do WRC, agora não se fala doutra coisa.

É certo que o carro atual é para ficar durante algum tempo, mas pode mudar. Há forte vontade de ter um sistema híbrido melhor, o atual deixa algo a desejar, e o facto de não estar a evoluir como as equipas precisavam e já esperavam nesta altura, não ajuda nada.

Certo é que a parte elétrica deve manter-se, porque seria um enorme passo atrás deixar de a ter, mas também não é impossível que aconteça. O combustível sustentável da P1 Motorsport é um bom passo, mas há algo muito mais importante que tudo isto: o formato dos ralis, e não falamos especificamente de traçados, percurso, mas sim tudo o que fica à volta dos eventos do WRC. Marketing, relações públicas, redes sociais, está a olhar-se para um pouco de tudo, há muita gente com opiniões, e até os pilotos devem reunir com a FIA e o Promotor na Sardenha.

Os pilotos são parte interessada no futuro do WRC, mas também os adeptos o são e por isso perguntamos-lhe o que faria nos eventos do WRC que entenda poder contribuir para a recuperação do estatuto do WRC, que o Mundial de Ralis já teve, e tem vindo a perder ao longo do tempo.

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sergiomiguel7972gmail-com
sergiomiguel7972gmail-com
10 meses atrás

– upgrade aos rally2
– ralis diversificados, sem rounds, mistos, troços noturnos
– assistência flexível e mais próxima dos adeptos
– Diversidade de carros, ralis, Etc
– conteúdos gratuitos para todos
– provas fixas: Portugal, Monte, Finlândia, etc
– provas rotativas: EUA, México, etc
– por exemplo num ano Nova Zelândia no outro Austrália

Infelizmente, hoje em dia tudo gira em torno do dinheiro, por isso tb o Wrc está como está.
E podia estar horas nisto…

Scb
Scb
10 meses atrás

Como o AS publicou antes do Rali, os picos de atenção ao Rali são na 6a feira e depois na Powerstage, ou seja, ver quem está melhor no rali, e depois a powerstage porque pilotos mais atrás podem atacar.
Os ralis estão demasiado formatados, todos iguais, e é impossível fazer grandes diferenças.
Para melhorar só trazendo mais incerteza criando mais interesse. Deveriam permitir que os ralis pudessem ser um pouco mais diferentes uns dos outros, permitindo mais kms, etapas maiores.

Scb
Scb
10 meses atrás

Mas do lados dos carros há que mudar também. Os carros são demasiado fiáveis permitindo andar a fundo, e depois gerir porque as diferenças se tornam irrecuperáveis. Se houver menos fiabilidade, quem vai atrás irá forçar mais.
Tornar os ralis mais duros iria aumentar os custos e reduzir os pilotos à chegada sobretudo privados.
Solução passa por baixar dos Rally1 para carros menos “robustos”, com mais componentes standard.

pLopez
pLopez
10 meses atrás

(1)Alterar o formato do rally para 3 dias: – Sexta feira: Shakdown com qualificação a dar pontos como na powerstage e a definir a ordem de partida para sábado. Para além disso uma super especial para promover o espetáculo, os tempos até podiam não contar. – Sábado: Um dia longo com várias especiais que no total cheguem no mínimo aos 200km – Domingo: duas passagens na mesma especial em que a última é a powerstage. (2) Em termos técnicos: – Utilizar apenas combustíveis 100% sustentáveis – Rally 1, utilizar a base de um rally 2 mas com um sistema híbrido… Ler mais »

Pecamisto
Pecamisto
10 meses atrás

Não sou normalmente, defensor dos pontos de vista da equipa Hyundai…. No entanto, li aqui, uma entrevista ao “boss”, que me pareceu super óbvia. Pontos e pontuação. É óbvio e constata se com enorme frequência, ver pilotos no segundo dia a fazer gestão, defendendo a posição de forma passiva… Muito mais se nota por parte de todos os que não estiverem a lutar diretamente por uma posição. O terceiro dia, faz se a poupar tudo, para poder atacar na powerstage. Pontos por classificativa, pontos por etapa e pontuação final. A rádio WRC era uma mais valia, a informação e conteúdos… Ler mais »

Cágado1
10 meses atrás

Oh tempo, volta para trás! Voltar a ter ralis em que um piloto possa acabar um troço em 3 rodas e ganhar.
Provas mais longas; classificativas mais longas; mais classificativas e rondas; ralis mistos; assistências quase livres; sem limitação de pneus; …
A única coisa em que os ralis melhoraram desde os anos 70/80 foi na segurança de pilotos e espectadores.

octavio-flpgmail-com
octavio-flpgmail-com
10 meses atrás

boas !
Para mim era acabar com wrc1 e fazer um pequeno up grade aos atuais wrc2 !!!
Pois o principal problema é que o espetáculo está muito diminuído e não vai ser fácil trazer novos construtores , logo teríamos no mínimo 5 construtores e mais jovens para evoluir na modalidade !!
E atenção se não forem rápidos vai acontecer como o wtcr !!

Abarth
Abarth
10 meses atrás

O passo fundamental que o WRC tem que dar é fazer uma redução substancial de custos e para isso já existe uma boa base (Rally2). Acho que o futuro está nos Rally2 um bocado mais vitaminados + sistema híbrido, para acompanhar as tendências. Por aqui consegue-se reduzir fortemente os custos e levar muito mais pilotos para a classe principal, porque facilmente surgem equipas b ou semi-oficiais e outras privadas. Mais pilotos na classe principal também resulta em mais lutas pelas posições. Quanto ao WRC nos EUA, não vão lá fazer nada. O que devem fazer é um evento extra campeonato… Ler mais »

jose-veiga
jose-veiga
10 meses atrás

Acabar com as quatro rodas motrizes e promover a tração às rodas traseiras.
Deixem a tração total para o todo terreno.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
10 meses atrás

Para quem só aspira a ver em casa, ou se vê na totalidade como a Sport TV tem feito ou então nem dá vontade de ver. A repetição de troços na óptica do espectador não é nada interessante. Não vejo o mal de permitirem uma maior assistência para reparar os carros , pelo menos entre sessões da manhã e tarde, com o era no passado. O WRC não se pode transformar no grupo N. Forneçam 4 pneus a cada carro para a power stage, para não acontecerem as palhaçadas durante o Domingo de manhã parece quem ganhar o troço vai… Ler mais »

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