CRÓNICA MARTIN HOLMES: Porque é que o WRC tem corrido mal recentemente?

Por a 21 Fevereiro 2020 15:05
Martin Holmes escreve no AutoSport desde 1977

Alguns podem dizer que os atuais problemas do WRC tiveram origem numa série de ocorrências infelizes, outros, na falta de atenção ao essencial planeamento que o WRC precisa. Quase todos os problemas podem ser atribuídos a infortúnios, mas a consequência desses eventos pode ser igualmente atribuída à falta de cuidado preventivo. No automobilismo, quando se deixam portas abertas paraas coisas correram mal, vão mesmo correr mal, por mais improvável que isso possa parecer. Esta é uma mensagem que a FIA ou o Promotor do WRC, não assimilaram, pois estão ambos tão empenhados em encontrar novos locais para eventos, e descuraram abordar convenientemente os problemas enfrentados pelas provas existentes.

Os infortúnios recentes resultam de leituras infelizes. Não tomar precauções contra problemas climáticos foi evidente na forma como o WRC foi sugado na tentativa de realizar um rali na China, um evento que foi abandonado duas vezes em cima da hora.

Ninguém realmente explicou que o problema se deu devido à falta de atenção quanto ao problema climático – ou se um embaraçoso déficit financeiro foi o verdadeiro problema na China. Em qualquer caso, a pressão sobre o promotor do WRC para realizar um evento naquele país não ajudou em nada.

Mais recentemente, a decisão da Toyota, no início deste ano, de se abster da apresentação oficial do WRC 2020, em Birmingham causou um cancelamento altamente embaraçoso da antecipada apresentação sazonal da pré-temporada.

A participação neste importante evento não foi uma condição para a inscrição no campeonato? É difícil saber exatamente por que o Rali de Chile de 2020 foi cancelado, mas para isso temos que esperar para saber qual será a situação do país em abril próximo. Quanto ao cancelamento do Rali da Catalunha, sempre foi sugerido um motivo ou outro. Ficámos com a rotação. O cancelamento do Rali da Austrália deveu-se claramente aos incêndios do país. Muitos dos outros casos são amplamente previsíveis no seio do desporto.

A frequência com que os problemas têm acontecido tem levado à impressão de que as decisões no WRC estão a ser tomadas sem planos de contingência, algo reforçado pelos últimos problemas climáticos. Os últimos anos têm sido marcados por fortes evidências de aquecimento global, muito antes do calendário do ano seguinte ter que ser resolvido.

Algumas situações têm acontecido devido ao facto do Promotor não ter realizado as devidas diligências para proteger os planos.

Os distúrbios climáticos não costumam acontecer de repente. Terremotos acontecem na China, ciclones no final do verão têm normalmente lugar no Japão, incêndios na Austrália não são desconhecidos, mesmo que em 2020 tenham sido absolutamente sem precedentes. É difícil acreditar que o desporto não tenha sido prejudicado pelo impulso do Promotor do WRC na expansão global. “Quando se vai com muita sede ao pote, há sempre um forte risco de se afogar…”

Martin Holmes

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado