Armindo Araújo foi o ‘Melhor Português’ pela 10ª vez
Sempre na frente desta ‘classificação’ específica, Armindo Araújo (Luís Ramalho (Škoda Fabia Rally2 evo) foram os melhores portugueses em prova, com o piloto a fazê-lo pela 10ª vez,
Tudo começou em 2003 e 2004 com o Citroën, em 2005, 2006, 2009 e 2010, com o Mitsubishi, em 2012, com o Mini, 2018, 2019 com o Hyundai e agora 2021 com o Skoda Fabia Rally2 evo. Histórico!
Terminaram mais um quarto de hora na frente de Paulo Neto/Vítor Hugo (Škoda Fabia R5), sendo que Bruno Magalhães/Carlos Magalhães desistiram esta manhã com problemas no motor do Hyundai i20 R5.
Ricardo Teodósio/José Teixeira (Škoda Fabia Rally2 evo) e Bernardo Sousa/Victor Calado (Škoda Fabia R5) deram por concluída a sua participação na prova depois de terminado o ‘rali’ do CPR, ainda na sexta-feira. Miguel Correia/António Costa (Škoda Fabia Rally2 evo) tinham ficado pelo caminho devido a acidente, sem consequências, e Zé Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2) também já não arrancaram ontem, embora estivesse previsto fazerem o rali todo. Seguiram-se André Villas Boas e Gonçalo Magalhães (Citroën C3 Rally2) que terminaram o seu primeiro Rali de Portugal, e Hélder Miranda e Hugo Pereira (Renault Clio RS R3T), 34º.
Pelo caminho já ficaram Diogo Salvi e Jorge Carvalho (Škoda Fabia R5), João Fernando Ramos e José Janela (Škoda Fabia R5) capotaram sexta-feira em Arganil. De fora já ficaram também os homens da Peugeot Rally Cup Ibérica, que terminaram a sua prova na sexta-feira: Hugo Lopes/Tiago Neves (abandonariam no penúltimo troço, já com a meta à vista), Miguel Campos/Paulo Lopes, dupla que nesta prova não conseguiu exibir o mesmo andamento mostrado no primeiro rali do ano, terminando num modesto 7º lugar da Peugeot Rally Cup Ibérica. Ricardo Sousa/Luís Marques foram sétimos desta competição. Carlos Fernandes/Valter Cardoso, fecharam o top 10 dos homens dos Peugeot 208 Rally4. durante o dia, pelo caminho ficaram Ernesto Cunha/Rui Raimundo (ES3); Pedro Almeida/Hugo Magalhães (ES5, transmissão); Hugo Lopes/Tiago Neves (ES7, acidente).
Palmarés (Melhor Português)
Armindo Araújo 9 – 2003, 2004, 2005, 2006, 2009, 2010, 2012, 2018, 2019, 2021
Rui Madeira 5 – 1995, 1996, 1998, 1999, 2001
Carlos Torres 4 – 1978, 1979, 1980, 1982
Francisco Romãozinho 3 – 1969, 1973, 1974
Joaquim Santos 3 – 1983, 1987, 1992
Carlos Bica 3 – 1989, 1990, 1991
Bruno Magalhães 3 – 2007, 2008, 2011
Miguel Campos 2 – 2002, 2015, 2016
Meqepê 2 – 1976, 1977
Adruzilo Lopes 2 – 1997, 2000
Carpinteiro Albino 1 – 1967
António Peixinho 1 – 1968
José Lampreia 1 – 1970
Gomes Pereira 1 – 1971
Giovanni Salvi 1 – 1972
Pedro Cortez 1 – 1975
Peqepê 1 – 1981
Jorge Ortigão 1 – 1984
José Miguel 1 – 1985
Joaquim Moutinho 1 1986
Inverno Amaral 1 1988
Jorge Bica 1 – 1993
Fernando Peres 1 – 1994
Miguel J. Barbosa 1 – 2013
Bernardo Sousa 1 – 2014
Pedro Meireles 1 – 2017
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Boa aposta de Paulo Neto!
… de fazer o rali todo, claro.
O Armindo e a sua Equipa estão de parabéns. Foi de longe o melhor dos nossos no Rali, vitória incontestável .
A questão que se pode levantar é…E isto não é uma critica, é apenas uma observação.
O andamento foi certamente muito condicionado pela necessidade de ser o melhor Português?
Mas, o Armindo, com do conhecimento extremo do nosso Rali, faz com frequência 7º,8º,9º a nível de WRC3. Qualquer coisa mais á frente é difícil? Ou impossível?
Custa-me o melhor Português ser difícil entrar no Top 20…..
No atual WRC em que os portugueses não podem (nem têm condições para) correr com carros de topo, resta lutar contra pilotos que correm com carris iguais, mas que têm um ritmo muitíssimo superior aos portugueses.
Penso que o Armindo facilmente andaria um pouco mais, mas o facto de não poder arriscar muito no primeiro dia, condicionou o resto da prova.
De qualquer forma, ficou provado, sem qualquer duvida, que em pisos degradados e muito duros a experiencia do Bernardo e do Armindo é suficiente para arrasar a concorrência.