O primeiro troço de sábado ficou marcado pelo regresso à competição de vários pilotos após os abandonos do dia anterior, com as equipas a optarem unanimemente por pneus macios em antecipação à chuva iminente, que até agora se quedou apenas por uma forte tempestade de alguns minutos, às cinco da manhã no Parque de Assistência.
Na classificação geral, Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1) consolidou a liderança da prova ao assinar o terceiro melhor tempo, alargando para catorze segundos e oito décimos a sua vantagem sobre Hayden Paddon (Hyundai i20 N Rally1), que garantiu o segundo posto da geral mas perdeu tempo face aos mais diretos concorrentes. Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) assumiu o comando da especial com o melhor registo do troço, distanciando-se de Paddon na luta pelo segundo lugar, enquanto Joshua McErlean manteve (Ford Puma Rally1) a quinta posição geral apesar de ter perdido tempo devido a uma afinação muito macia. Oliver SolberG (Toyota GR Yaris Rally1) passou Gus Greensmith na geral assumindo o sétimo lugar.
Filme da PEC
A especial arranca com o regresso de Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) à prova após o capotanço sofrido no dia anterior, completando o primeiro registo oficial com o Toyota equipado com snorkel e reportando um piso surpreendentemente seco mas extremamente escorregadio. Segue-se Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que também regressa à competição sem objetivos específicos, completando o troço ligeiramente mais lento que o colega de equipa japonês.
Logo depois, Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) impõe um ritmo forte para superar a marca de Katsuta por margem considerável, enquanto outro concorrente da M-Sport-Ford completa o troço com o segundo melhor tempo provisório. Oliver Solberg ajuíza uma toada cautelosa com uma afinação muito macia à espera da chuva, seguido por Joshua McErlean, quinto da geral, que perdeu tempo precioso devido a essa mesma opção por um acerto demasiado suave. Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Rally1) estabelece uma nova referência ao rodar mais rápido que Ogier numa especial que considera a mais fácil do fim de semana, antecedendo a passagem do líder do campeonato, Elfyn Evans, que assina o melhor tempo absoluto apesar de admitir não ter efetuado uma prestação perfeita.
Hayden Paddon completa o troço a alguma distância do galês, gerindo os pneus e antecipando que o piso seco seja apenas a acalmia antes da tempestade, enquanto o líder do rali, Sami Pajari, encerra a contenda dos principais concorrentes com o terceiro tempo mais rápido, suficiente para esticar a margem no comando da prova.










