VÍDEOS: Toyota Yaris WRC testa… especulação continua

Por a 11 Agosto 2014 14:21

A presença na Finlândia do atual presidente da Toyota, Akio Toyoda – neto do fundador da Toyota Motor Corporation, Kiichiro Toyoda – é o último e mais evidente sinal de que a marca japonesa está mesmo a preparar um regresso oficial ao WRC. Sem uma equipa no Mundial de Ralis desde 1999, depois de ter ganho quatro títulos de pilotos (com Carlos Sainz, Juha Kankkunen e Didier Auriol) e três de construtores, a Toyota vai revelar oficialmente o seu R3 de tração traseira no Rali da Alemanha, o GT86 CS-R3, que será um dos carros 0 na prova germânica e que terá Isolde Holderied ao volante.

Trata-se do primeiro R3 de tracção traseira do mundo, debitando uma potência máxima de 250 cv, acima, por exemplo, do novo DS3 R3T Maxi, que tem 234 cv. Contudo, os responsáveis da TMG em Colónia já avisaram que esta é ainda uma versão de testes e que vão usar os dados obtidos no Rali da Alemanha para completarem o desenvolvimento do novo CS-R3, que será homologado no início de 2015. Outra informação que carece de confirmação é se a Toyota comercializará o GT86 em formato de kit ou como produto completo, como a Citroën Racing faz com o DS3 por exemplo.

Já o carro com que Tommi Mäkinen ‘passeou’ Akio Toyoda na especial de Kakaristo – uma secção da famosa Ouninpohja, agora mais curta – quase nada tem a ver com o novo CS-R3. Segundo afirmou Akio Toyoda, o presidente da Toyota conheceu o tetracampeão do Mundo de ralis num curso de pilotagem e pediu-lhe para construir um modelo de tracção integral. Na prática, o GT86 que esteve na Finlândia era um Subaru Impreza de Grupo N com uma carroçaria Toyota. “Vim aqui para conhecer o WRC mas fiquei a perceber como os ralis são muito, muito importantes para o ADN da Toyota. Como diretor de topo da companhia, eu quero continuar esse legado mas a Toyota é uma empresa enorme e ninguém liga ao presidente!”, brincou Toyoda, que também pôde guiar o carro numa sessão privada junto às instalações da Tommi Mäkkinen Racing.

Mas por muito que os responsáveis da Toyota no Japão tentem esconder o seu interesse, a TMG continua a testar o Yaris WRC-laboratório na Europa. A estrutura alemã começou os testes de terra em março em França e na Sardenha, e este mês vai tem experimentado o Yaris WRC no asfalto em Itália. É difícil conceber que um construtor invista em testes privados tanto no asfalto como em terra sem ter a intenção firme de competir num futuro próximo. Em 2017 o Mundial de Ralis terá um novo carro mas a Toyota poderá perfeitamente ganhar experiência com alguns wildcards em 2015 antes de um programa a tempo inteiro em 2016. Entretanto, veja algumas imagens do protótipo Yaris WRC em testes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado