TUDO sobre o Rali de Castelo Branco

Por a 16 Outubro 2014 10:03

No ano em que comemora 50 anos, a Escuderia Castelo Branco viu premiado o seu esforço e regressa ao Campeonato Nacional de Ralis 30 anos depois de por lá ter passado. O reconhecimento do bom trabalho efetuado nos ralis do extinto Open permitiu que a ECB subisse ao escalão máximo dos ralis nacionais para organizar a última prova do campeonato, num rali de alcatrão onde a extensão mas sobretudo a selectividade das classificativas (oito divididas por cerca de 140 km) promete ser um exigente desafio para as equipas, que poderão ter uma bonificação de 10 pontos extra caso não tenham falhado nenhum rali desde o início da época.

A principal ausência é a do Ford Fiesta R5 de Ricardo Moura já que a também esperada falta de comparência do campeão nacional, Pedro Meireles, acabou por não se confirmar e, assim, o piloto do Skoda Fabia S2000 poderá ser uma das peças mais importantes do xadrez do rali, entrando em campo já sem a pressão dos pontos. De resto, a avaliar pelo último Rali de Mortágua, não faltarão motivos de interesse à prova da ECB com José Pedro Fontes a voltar a reunir a maior dose de favoritismo com o Porsche 997 GT3 Cup mas certamente com João Barros, que se estreou a vencer em termos absolutos na última prova, a querer mostrar que esse triunfo não aconteceu por acaso.

Aliás, o principal motivo de interesse da prova será mesmo ver a quem será entregue o vice-campeonato pois Barros, Fontes, mas também Adruzilo Lopes e mesmo Ricardo Teodósio podem ainda ter uma palavra a dizer. Neste ‘braço-de-ferro’, o piloto do Ford Fiesta R5 é o que parte em melhor situação pois, por exemplo, uma vitória de Fontes não chega para o piloto do Porsche ser segundo no campeonato e há ainda que contar certamente com Meireles que, só com muita sorte, não ‘roubará’ pontos a alguém.

Por decidir está também o campeonato de Equipas. Sem Moura, a ARC Sport, que lidera a competição, tem que se fazer valer da pontuação que lhe Adruzilo lhe conseguir oferecer, mas parte como favorita para o terreno apesar de Sports & You poder jogar com dois trunfos já que tem no terreno Meireles e Fontes para tentarem anular a desvantagem de 11 pontos.

Será, portanto, a seletividade dos troços a ditar a tabela classificativa final. A mesma seletividade aplicar-se-á na versão mais curta da prova (71,97 km de troços e apenas cinco especiais) destinada ao Campeonato de Ralis Centro, que cumpre a sua penúltima jornada. A luta entre os Mitsubishi Lancer Evo de Fernando Teotónio e Carlos Fernandes na prova, como no campeonato, é o maior atrativo da competição paralela ao CNR. Por último, uma palavra para o Rali 50 Anos da Escuderia Castelo Branco, pensado para comemorar as bodas de ouro do clube e onde se destaca o regresso pontual do veterano ‘piloto da casa’, Manuel Rolo, naquilo que se prevê seja mais um excelente atrativo para os espectadores. Filipe Pinto Mesquita

Horário

Etapa 1 – 6ª feira, 17 de outubro

Campeonato Nacional de Ralis (CNR) Campeonato de Ralis Centro (CRC)*

Ação Hora

Partida 21h10 20h35

PE 1 Jornal Reconquista 1 ( ) 21h28 20h53

Assistência A (C. Feira) 21h48 21h13

Final da Etapa 22h48 22h13 21h08

Etapa 2 – Sábado, 18 de outubro

CNR CRC R50A

Partida 08h30 – 09h05

Assistência B (C. Feira) 08h40 –

PE 2, Alvito da Beira 1 ( ) 09h33 –

PE 3, Fórneas/Estreito 1 10h16 –

Reabastecimento

PE 4, Paiágua 1 ( ) 11h29 –

Assistência C (C. Feira) 13h10 14h05

PE 5, Alvito da Beira 2 ( ) 14h23 14h58 (PE 2)

PE 6, Fórneas/Estreito 2 ( ) 15h06 15h41 (PE 3)

Reabastecimento

PE 7, Paiágua 2 ( ) 16h19 16h54 (PE 4)

PE 8, Jornal Reconquista 2 ( ) 17h12 17h47 (PE 5)

Assistência D (C. Feira) 17h32 Reagrupamento

Parque Fechado 17h57 18h32

*As horas do CRC são aproximadas e estão condicionadas ao número de participações do CNR.

LISTA DE INSCRITOS – CLIQUE AQUI

LISTA DE INSCRITO RALI 50º ANIVERSÁRIO ECB – CLIQUE AQUI

GUIA DO RALI – CLIQUE AQUI

MAPA GERAL – CLIQUE AQUI

ACESSOS ÀS ZONAS ESPETÁCULO – CLIQUE AQUI

GUIA DO PÚBLICO – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado