Sébastien Loeb tetra-campeão do Mundo!

Por a 2 Dezembro 2007 13:39

Com a confirmação da terceira posição no Rali da Grã-Bretanha, Sébastien Loeb sagrou-se tetra-campeão do Mundo de Ralis! Mikko Hirvonen venceu a prova, ao liderar do princípio ao fim enquanto Armindo Araújo não foi além da sétima posição no PWRC.

Desta feita o Rali da Grã-Bretanha não reservou surpresas para o final. Realizando uma prova muito cautelosa, Sébastien Loeb andou quanto baste para se colocar na posição que mais lhe interessava para assegurar o título, sem que para isso se visse na obrigação de andar a discutir posições. Teve a sorte de Jari Mari Latvala ter tido problemas no primeiro dia de prova, que remeteram o finlandês para lugares muito atrasados na classificação. Caso estes problemas não tivessem sucedido, Loeb seria certamente quarto, já que convém recordar que Latvala ganhou mais de metade das especiais durante os três dias de prova.

Contudo, o quarto lugar para Loeb atrás dos três finlandeses seria ainda suficiente, até porque os Subaru nunca estiveram em condições de lutar pelas posições cimeiras. Caso isto tivesse sucedido, Loeb nunca teria tido um rali tão descansado. Mas a verdade é que o título do francês não foi ganho aqui, mas sim, muito provavelmente na Irlanda quando Gronholm somou a segunda desistência consecutiva devido a despiste…

Este poderá ter sido o rali de despedida de Marcus Gronholm, onde com a “rédea livre” de Hirvonen, nunca quis arriscar demais de forma a colocar-se à margem de possíveis erros, que lhe permitissem aproveitar algum azar de Loeb, mas isso nunca sucedeu.

Quanto a Mikko Hirvonen, alcança na Grã-Bretanha a sua terceira vitória no Mundial de Ralis e agora sem a “companhia” de Gronholm, muitas mais deverão surgir num futuro próximo, pois, especialmente nos ralis de terra já se percebeu que tem andamento para mais, e este ano só não o fez mais vezes para não “incomodar” Gronholm. A preparar-se para dar o salto está Jari Mari Latvala, piloto que já há dois anos atrás Tommi Makkinen, ao AutoSport, tinha dito ir ter um grande futuro nos ralis, e está a prová-lo. Super motivado devido ao lugar em aberto na equipa oficial da Ford, deve ter, com esta prestação, colocado um ponto final nas dúvidas que eventualmente poderiam subsistir nos responsáveis da marca da oval.

Caso se confirme a dupla finlandesa, o que deverá suceder relativamente aos ralis de asfalto será a contratação, por exemplo de François Duval. Mas isso ver-se-á no futuro, pois agora é tempo de festejos para o lado da Citroen.

Ainda sem ter chegado às 100 participações no mundial (estreou-se na Catalunha em 1999), Loeb venceu 36 vezes (37.1%), obteve 20 segundos lugares, 59 pódios (60.8% dos ralis que realizou). Terminou 66 vezes no pódio, somou 562 pontos e só desistiu por 14 vezes. Para terminar, venceu “só”… 442 especiais. São números impressionantes, daquele que muitos apelidam como o Michael Schumacher dos Ralis. E tem só 33 anos, portanto mais alguns bons anos pela frente para alcançar títulos…

// 464){

var ratio;

fwidth=464;

if(fwidth>fheight){

ratio=fwidth/fheight;

}else{

ratio=fheight/fwidth;

}

height=Math.ceil(fwidth*ratio);

}

var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);

if( “38420” != “” ){

ran_number += “_” + “38420”;

}

var idplayer=”playerDiv”+ran_number;

var mplayer = “movie_player”+ran_number;

jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe38420’).append(‘

‘);

var flashvars = {};

var params = {

“allowScriptAccess”:”always”};

var attributes = {};

jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe38420’).css(

{

‘width’:fwidth,

‘height’:fheight

}

)

swfobject.embedSWF(pathfinal, idplayer, fwidth, fheight, “9.0.0”,null, flashvars, params, attributes);

}

// ]]>

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis