Terminadas que estão as duas primeiras especiais do Rali de Monte Carlo, Sébastien Loeb lidera a prova com 13,3s de avanço para Sébastien Ogier, que depois de um primeiro troço bastante mau, recuperou no segundo e ascendeu ao segundo lugar da geral atrás de Loeb. Ai está a dupla-maravilha a lutar novamente por posições cimeiras no WRC…
Os organizadores do Rali de Monte Carlo decidiram este ano fazer regressar especiais de outros tempos e depois da primeira, Entrevaux, que não se realizava desde 1983, desta feita o troço de Norante – Digne-les-Bains, com 19.68km, regressou pela primeira vez desde 2000, o famoso Col du Corobin, a 1230 metros de altura.
Sébastien Ogier venceu a especial, batendo Jari-Matti Latvala por 10,7s. Desta feita Sébastien Loeb não esteve tão bem como no primeiro troço e perdeu 17,6s para o seu compatriota. De qualquer forma, Loeb mantém o comando do Rali de Monte Carlo, agora com um avanço de 13.3s para Sébastien Ogier, que passou Ott Tanak na classificação geral. O estónio da Ford realizou apenas o sétimo tempo, perdendo 34,2s para Ogier, caindo para o quarto lugar, atrás de Latvala.
“Foi bom, mas havia muita terra no asfalto, quase em todas as curvas. Escolhi bem os pneus no primeiro troço, mas não eram os melhores para o segundo. Passei dois carros (Bouffier e Kubica, que tiveram problemas) mas não sei quem eram…”, disse Loeb.
Para Sébastien Ogier, depois de um mau primeiro troço, esteve bem melhor no segundo, já que as escolhas de pneus permitem ir do oito ao oitenta – ou o contrário, num ápice: “Estou muito feliz por chegar ao final deste troço porque estava mesmo muito difícil. Fiquei surpreso com o meu tempo no primeiro troço pois ser o primeiro na estrada é muito difícil, e eu fiz uma escolha errada de pneus para este segundo troço. Pneus com pregos eram os indicados no primeiro troço, mas não para este…” disse Ogier, que curiosamente esteve bem melhor comparativamente aos adversários. É a beleza do Monte Carlo, pois um piloto pode levar pneus menos indicados e ainda assim vencer a especial… pois os outros ainda estão piores.
Depois de um mau primeiro troço, Latvala também não esteve perfeito no segundo, mas fez o suficiente para ascender ao terceiro lugar da classificação geral “Não foi um bom troço, tivemos um problema com a mala que se abria e me desconcentrava”
Neuville foi muito cauteloso e festejou o facto de ser a primeira vez que terminou com o carro incólume o primeiro dia do Rali de Monte Carlo. Ao contrário do ano passado, quando liderou no final da primeira especial, desta feita Bryan Bouffier não teve a sorte pelo seu lado, já que teve uma saída de estrada, não evitando o impacto com uma árvore.
Dani Sordo montou pneus de neve no seu Hyundai i20 WRC, que não eram os indicados para o estado da especial. Para além disso, um apoio dos faróis suplementares soltou-se depois de um toque no primeiro troço e isso afetou o andamento do espanhol que é apenas 12º ao cabo de dois troços.
Bom andamento de Elfyn Evans, que depois de ter sido apenas décimo na especial de abertura, foi quarto na segunda e ascendeu cinco posições na geral. Bom começo dos dois Ford, com Ott Tanak, a terminar o dia em quarto, depois de ter chegado a ser segundo na primeira especial.
Kris Meeke queixou-se de haver muita terra na estrada e caiu da quarta para a sexta posição. Robert Kubica fez um pião, deu um toque, e teve problemas elétricos, com o carro a desligar-se várias vezes. Perdeu cerca de quatro minutos e caiu muitas posições.
No WRC2 e ao cabo de dois troços, lidera Lefebvre (DS 3 R5): 32:10.4s, segundo lugar para Koci (Ford Fiesta R5), a 22.5s, no terceiro lugar está Giordano (DS 3 R5), a 37.3s, quarto Craig Breen (Peugeot 208 R5), com mais 1m05.9s (teve duas saídas de estrada) e 5º Maurin (Ford Fiesta R5), a 1m07.4s
Classificação Online – CLIQUE AQUI







