RallySpirit 2024 vai para a estrada na quinta-feira com a maior lista de inscritos de sempre | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

RallySpirit 2024 vai para a estrada na quinta-feira com a maior lista de inscritos de sempre

Redação by Redação
28 Maio, 2024
in Newsletter, Ralis
A A
RallySpirit 2024 vai para a estrada na quinta-feira com a maior lista de inscritos de sempre

Share on FacebookShare on Twitter

O RallySpirit de 2024 vai para a estrada já na quinta-feira e termina a 1 de junho, com a maior lista de inscritos de sempre e com alguns dos melhores carros da história.

Uma lista recorde de 128 inscritos constitui um dos grandes pontos de interesse da nona edição do RallySpirit, bem complementada pela homenagem à «lendária» equipa Diabolique Motorsport e aos saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira. Vinte carros de Grupo B e cerca de 40 por cento de concorrentes internacionais consolidam a posição da prova da X Racing no exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, o Slowly Sideways Europe, que vai para a estrada já no feriado do próximo dia 30. Tem partida no Jardim das Sobreiras, na Foz do Douro – Porto, às 16h30, onde os carros estarão em exposição desde a manhã, e mantém «quartel-general» na cidade de Barcelos.

Aos 20 Grupo B inscritos juntam-se carros de Grupo A, Kit-Car ou WRC, para não detalhar tantos outros modelos exclusivos que atravessam todas as eras da história dos ralis. Destaque natural também para o mote da edição deste ano do RallySpirit, a Diabolique Motorsport, representada por cinco dos mais emblemáticos modelos dos ralis nacionais da década de 1980: o Porsche 911, o Ford Escort RS 1800, o Ford RS 200, o Ford Sierra RS Cosworth e o Ford Sierra Cosworth 4×4.

Uma justa e sentida homenagem a uma das equipas privadas de maior sucesso da história dos ralis portugueses, criada por Miguel Oliveira, em 1978, devidamente apadrinhada pelo próprio filho, Miguel Pedro Oliveira. Homenagem também, naturalmente a um dos mais celebrados pilotos da história do desporto automóvel nacional em geral e dos ralis em particular, o pluricampeão e popularíssimo Joaquim Santos, que nos deixou este ano.

Artigos relacionados

Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: Guia do Espectador e Mapas da prova

Rali de Castelo Branco/Vila Velha de Ródão: Lista de inscritos com oito RC2

17 Junho, 2026
Ricardo Sousa de Citroën C3 Rally2 no Rali de Castelo Branco

Ricardo Sousa de Citroën C3 Rally2 no Rali de Castelo Branco

17 Junho, 2026

O tributo a «Quim» Santos é mesmo um dos pontos mais altos desta homenagem, à qual o recente falecimento do Campeão traz uma dose de emotividade acrescida. O RallySpirit 2024 conta com a presença de um lote de glórias do automobilismo nacional que, em sua memória, vão guiar um dos Ford Sierra Cosworth 2WD ex-Diabolique: Jorge Ortigão/Pedro Perez, Carlos Bica/Fernando Prata e José Miguel Leite Faria/António Manuel como contemporâneas de Joaquim Santos ao longo de mais de uma década no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR); Pedro Azeredo/Carlos Magalhães, o primeiro como o seu grande «navegador de treinos» e o segundo, com ele campeão em 1992; e Ni Amorim, enquanto Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a ser navegado pela filha Bárbara.

Joaquim Santos é sem dúvida um dos melhores e mais populares pilotos da história do CPR, com quatro títulos absolutos conquistados e ainda hoje com o recorde de 47 vitórias absolutas na competição, um número muito difícil de igualar. Uma homenagem que permite certamente que o «Quim» esteja também com todos nós em mais esta edição.

Porto e Gaia unidos para o arranque do rali

O RallySpirit 2024 parte do Porto, pelas 16h30 do próximo dia 30, disputa uma super especial em Vila Nova de Gaia e segue em direção a Santo Tirso, para uma classificativa noturna, fechando a 1.ª Etapa com a especial Barcelos Sul. Na sexta-feira, a caravana dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais, antes da novidade da super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde, que antecede o regresso Barcelos, onde os carros ficam em exposição a partir das 19h00.

Barcelos é centro nevrálgico com mais uma «boucles» em dose dupla

No sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com duas passagens pelas habituais Barcelos Oeste e Barcelos Sul. A dupla passagem por esta última também se disputa em sistema de «boucles», outra das novidades deste ano e que fará certamente as «delícias» dos espetadores. A prova encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos, terminando no centro da cidade, com Cerimónia de Pódio marcada para as 21h30.

Este RallySpirit reúne como sempre alguns dos mais fantásticos carros que marcam a história dos ralis. Volta a constituir uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre os Grupo B, preciosidades da dimensão do Ford RS200 da Diabolique, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.

“Estamos muito satisfeitos por colocar na estrada a nona edição do RallySpirit. O aumento do número de participantes é muito significativo e a qualidade dos carros presentes é para nós um grande motivo de orgulho. É uma honra podermos contar com a presença de tantos concorrentes internacionais, muitos deles, regulares participantes nos principais ralis do mundo neste conceito. Juntando-lhes naturalmente a forte adesão de pilotos nacionais, principais embaixadores da nossa prova. O público português é o melhor do mundo, pelo que estamos absolutamente certos de que vão honrar o rali com o seu apoio na estrada. Gostaria ainda de salientar o empenho dos Municípios de Barcelos, Porto, Gaia, Vila Verde, Terras de Bouro e Santo Tirso, bem como o recente envolvimento da autarquia de Braga”, diz Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing.

A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, o Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestais e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. Como sempre, a não perder.

Tags: Diabolique MotorSportRallySpirit
Redação

Redação

Artigos relacionados

Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: Guia do Espectador e Mapas da prova
Newsletter

Rali de Castelo Branco/Vila Velha de Ródão: Lista de inscritos com oito RC2

by José Luis Abreu
17 Junho, 2026
Ricardo Sousa de Citroën C3 Rally2 no Rali de Castelo Branco
Ralis

Ricardo Sousa de Citroën C3 Rally2 no Rali de Castelo Branco

by José Luis Abreu
17 Junho, 2026
Next Post
GP do Mónaco de F1: Alex Albon defende um lugar no top 10

GP Mónaco F1, Herói Esquecido: Alexander Albon

CPV/Iberian Supercars: Fábio Mota satisfeito com início prometedor de temporada

CPV/Iberian Supercars: Fábio Mota satisfeito com início prometedor de temporada

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: Guia do Espectador e Mapas da prova

Rali de Castelo Branco/Vila Velha de Ródão: Lista de inscritos com oito RC2

17 Junho, 2026
Ricardo Sousa de Citroën C3 Rally2 no Rali de Castelo Branco

Ricardo Sousa de Citroën C3 Rally2 no Rali de Castelo Branco

17 Junho, 2026

F1, Jacques Villeneuve: “A Ferrari tem de se focar no Lewis Hamilton se quiser ter uma pequena hipótese de vencer”

17 Junho, 2026

WRC: Hankook estreia pneu revisto no Rali da Grécia, após críticas em Portugal

17 Junho, 2026
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright