Rali de Portugal: Faltam 30 dias -“Um regresso ao futuro”

Por a 21 Fevereiro 2011 14:44

“-Chegou! Chegou! Chegou!” Com a voz já bastante rouca, o repórter da Renascença anunciava efusivamente a chegada de Sébastien Loeb ao final do troço de Arganil. Ganhara 5 segundos a Mikko Hirvonen e ascendia ao comando do Rali de Portugal. A prova estava ao rubro…

Para os muitos milhares de espetadores que seguiam a prova, o aceso duelo entre Citroen e Ford premiava a resistência ao frio, ao pó e às longas horas de espera junto à fogueira. O Vinho e as febras ajudavam a passar o tempo e o espírito com que os homens da GNR aceitavam as pequenas provocações que lhes eram destinadas, conferia um tom festivo ao espetáculo.

Loeb foi o mais rápido na ronda de Sintra. Bateu os recordes na Peninha e em Sintra, mas ficou a 1 segundo da histórica marca de Henri Toivonen na Lagoa Azul. O Francês dominou a primeira etapa, vencendo ainda na Serra da Boa Viagem.

Fafe-Lameirinha abriu as hostilidades no segundo dia. Loeb voou mais alto na primeira passagem, mas Hirvonen recuperou na segunda, mesmo não evitando um toque na descida do Confurco. Ambos os pilotos furaram no demolidor piso da Serra da Cabreira, onde um surpreendente Henning Solberg acabou por obter o melhor tempo.

Seria a derradeira etapa a definir o vencedor do Rali de Portugal. Hirvonen e Loeb encontravam-se separados por apenas 3 segundos. A expectativa era grande e região de Arganil seria uma vez mais o palco da decisão. Faltavam ainda 12 horas para a partida dos primeiros e já a Serra do Açor começava a ganhar o colorido dos cobertores. Pouco depois das 5 horas da madrugada, parte Hirvonen e depois Loeb. O piloto da Citroen foi cinco segundos mais rápido que o Finlandês e passou para a liderança. Na segunda passagem, Sebastien Ogier foi o mais rápido e Loeb perde um segundo para Hirvonen.

Faltavam disputar as classificativas da Candosa e Lousã. Depois, …bem, depois o despertador tocou…

Acabava assim o sonho que, durante breves instantes, devolveu os melhores pilotos do mundo aos lendários locais que acompanharam o crescimento do Rali de Portugal.

Hoje em dia, esta história não passa de mera ficção. O Rali mudou-se para sul e começa a ganhar o seu próprio espaço nas Especiais algarvias. Não é melhor, nem pior, mas antes diferente, e por isso, não há que fazer qualquer comparação entre o novo e o velho Rali de Portugal. É possível vibrar com a versão de hoje e ter saudades de palmilhar os locais de ontem. No fundo, nutrir uma paixão pelo “Deltona”, é perfeitamente compatível com as saudades do roncar do Stratos.

Apesar de tudo, os caminhos que fizeram a história do Rali de Portugal, não merecem ficar órfãos da competição automóvel. Por esse motivo, continuo a alimentar o sonho de que um dia, se voltem a acender fogueiras nas florestais de Arganil…

Nuno Branco

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1967-1979

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1980-1983

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1984-1985

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1986

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1987

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1988

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1989

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1990

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1991

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1992

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1993

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1994

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1995

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1996

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1997

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1998

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1999

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 2000

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 2001

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 2007

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 2009

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado